O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

Linha do Tempo da ENSP é divulgada em evento sobre memória institucional

ícone facebook
Publicado em:28/07/2022
A Linha do Tempo da ENSP foi apresentada durante o 4º Fórum Fiocruz de Memória (Fofim), realizado pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). O evento, cujo tema foi “Memória institucional e desafios da contemporaneidade”, aconteceu no dia 28/06 em formato híbrido e contou com participação de Nísia Trindade, presidente da Fundação, e da deputada federal Jandira Feghali.

Durante o Fórum, foram apresentados os projetos contemplados pelo edital de memória institucional 2020, promovido pela VPEIC e pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). “Os projetos tiveram como objetivo elaborar produtos cujos conteúdos sistematizam informações sobre trajetórias institucionais das diversas unidades da Fiocruz, seus acervos, além de personagens que contribuíram para a construção da instituição ao longo de seus mais de 120 anos”, explicou a pesquisadora Aline Lopes de Lacerda, responsável pela organização desta edição do Fórum.



Entre os projetos contemplados pelo edital está a Linha do Tempo da ENSP, e por isso a coordenadora do projeto Rita Mattos falou sobre o desafios da contrução da página interativa que conta a história da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca desde a sua criação, em 1954, até 2021. O resultado está disponível no Portal da ENSP, com o propósito de apresentar sua trajetória e relevância para a saúde pública do Brasil, assim como contribuir para preservar a memória institucional da Escola. 

Condizente com o evento sobre memória, a coordenadora do projeto Rita Mattos fez questão de homenagear, durante sua apresentação, Sergio Goes, economista e sanitarista da ENSP, falecido em fevereiro de 2021.  Emocionada, Rita reforçou que Sérgio Goes foi “a mola propulsora” e idealista do Projeto Memória ENSP, cujo objetivo geral era o de fomentar uma cultura de preservação, organização e divulgação da produção científica e pedagógica e do conhecimento gerado nos últimos cinquenta anos.“Sua capacidade inovadora e articuladora foram fundamentais para a implantação do Projeto Memória ENSP e para chegarmos a esse momento de apresentação da Linha do Tempo para a Fiocruz”.

Rita narrou ainda os momentos de convivência com o sanitarista. “Nossas conversas semanais, do grupo com Sergio para discutir a metodologia e o status do projeto foram fundamentais. Durante a pandemia nos reuníamos frequentemente para avaliar e apreciar os conteúdos, e Sergio sempre presentes. As reuniões virtuais sempre foram uma dificuldade para ele, mas sempre buscávamos uma solução 'cibernética' para acontecer. Foram encontros prazerosos e cada década vencida [na Linha do Tempo] representava uma vitória. Já no final só conversava com ele por telefone pois ele queria saber como estávamos indo. Incansável”, declarou ela.

Goes foi um dos criadores, em 1994, da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, publicação precursora no campo da história das ciências e da saúde no Brasil, da qual foi editor. Pela Finep, coordenou – junto com Sergio Arouca, este pela Fiocruz – o Programa de Estudos Socioeconômicos em Saúde (Peses) na ENSP na década de 1970. Ele também esteve à frente do Programa de Estudos Populacionais e Epidemiológicos (Peppe) da Escola e foi o criador do Programa Radis.
A programação do Fofim incluiu ainda a exibição do vídeo-poema “A arte de existir para resistir”, de Ana Beatriz Inácio Bilheiro Pontes, vencedor da Mostra Cultural de Fotografia e Poesia Olhares sobre o Patrimônio Fluminense, ocorrida na Semana Fluminense do Patrimônio 2021, e o filme “Cavalariça da Fiocruz: patrimônio da ciência brasileira”, dirigido por Cristiana Grumbach. 

Linha do Tempo 

Os principais momentos, os resultados do trabalho de muitas pessoas e os eventos que marcaram a trajetória da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca nos seus 67 anos de história. Tudo isto organizado em forma de pequenos textos, imagens e vídeos ao alcance de apenas alguns cliques. Confira a Linha do Tempo, que registra a memória da Escola e sua decisiva contribuição para a saúde pública no país. 


Seções Relacionadas:
Artigos Memórias ENSP

Nenhum comentário para: Linha do Tempo da ENSP é divulgada em evento sobre memória institucional
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.