Coronavírus: artigo traz recomendações sobre contactantes dos mais vulneráveis

Os pesquisadores entendem que a “possibilidade de benefícios reais para pacientes nas condições aqui delimitadas suplanta os potenciais danos que ocorreriam, desde que os acompanhantes recebam os equipamentos de proteção individual adequados à situação e sejam devidamente orientados quanto ao seu uso”.
Apesar da Portaria Interministerial nº 356 – que regulamenta a figura do isolamento compulsório preferencialmente domiciliar de contactantes de doentes por Covid-19 – e a Portaria Interministerial nº 5 – sobre a responsabilização civil, administrativa e penal de agentes que cometerem infrações contra tais medidas –, a importância do acompanhante é ratificada em diferentes documentos oficiais brasileiros, como o Estatuto de Criança e do Adolescente, o Estatuto da Pessoa com deficiência e o Estatuto do Idoso.
A primeira versão desSe artigo foi escrita por Alexandre Costa, do Nucleo de Bioética da UFRJ, que a apresentou para ser debatida com os demais autores até chegarem conjuntamente à versão final. Portanto, o texto também é assinado por Marisa Palácios, Pablo Dias Fortes, Luciana Narciso, Sônia Beatriz dos Santos, Sergio Rego, Fermin Roland Schramm, Rodrigo Siqueira-Batista e Andreia Gomes.
Leia, na íntegra, as recomendações propostas em Isolamento Compulsório de Contactantes de crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos: Recomendações Éticas para Unidades de Saúde diante da Pandemia por Covid-19
Imagem de capa: FrePik
Seções Relacionadas:
Artigos Coronavírus Divulgação Científica Movimentos Populares e Coronavírus Pesquisa
Artigos Coronavírus Divulgação Científica Movimentos Populares e Coronavírus Pesquisa
Nenhum comentário para: Coronavírus: artigo traz recomendações sobre contactantes dos mais vulneráveis
Comente essa matéria: