Busca do site
menu

Livro de poesia é lançado no aniversário de 58 anos da ENSP

ícone facebook
Publicado em:13/09/2012

Livro de poesia é lançado no aniversário de 58 anos da ENSPMais uma comemoração em homenagem aos 58 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) ocorreu na quarta-feira (12/9): o lançamento do livro Poetas de Manguinhos III. Editada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), a publicação é organizada, desde sua primeira edição, por Luiz Fernando Ferreira e Antenor Amâncio Filho. Além da presença dos poetas participantes, compareceram ao lançamento o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, e o presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido.

O presidente da Asfoc-SN ressaltou a importância de uma publicação, já na terceira edição, que é construída pelos trabalhadores da Fiocruz e de o lançamento ocorrer durante a semana de comemoração dos 58 anos da ENSP. Segundo Garrido, o tema escolhido pela Escola para comemorar seu aniversário – drogas, políticas públicas e saúde – está totalmente ligado ao sentimento de reinserção social, a qual pode se dar por meio do sentimento. “O sentimento é o que recheia as páginas do nosso livro. Estamos muito felizes em lançar este livro e que venha o Poetas de Manguinhos IV."

 

Livro de poesia é lançado no aniversário de 58 anos da ENSP

 

O organizador do livro e pesquisador da ENSP Luiz Fernando Ferreira falou sobre a tristeza de não poder contar mais com seu grande amigo Antenor Amâncio Filho. Falecido no fim de agosto, Antenor foi pesquisador da Escola e também assinou a organização do livro. Luiz Fernando ainda prestou uma homenagem a outros pesquisadores da ENSP já falecidos. Em seguida, a servidora Natalina Jordão recitou um poema escrito por Antenor Amâncio em sua homenagem. O poema, incluído no Poetas de Manguinhos III, chama-se "O sábado".

 

Antônio Ivo de Carvalho, diretor da ENSP, citou o orgulho de comemorar os 58 anos de uma Escola que já formou tantas gerações da saúde e ajuda cotidianamente a melhorar o Brasil. Ele destacou ainda as diversas formas de atividades que são realizadas na semana comemorativa dos aniversários da ENSP. O diretor também citou a universalização do acesso ao conhecimento como mais uma vitória da ENSP. Na terça-feira (11/9), Antônio Ivo assinou a portaria que estabelece a Política Institucional de Acesso Aberto ao Conhecimento e lança o Repositório de Produção Científica. Desse modo, a ENSP passa a ser a primeira instituição de saúde a possuir uma política mandatória de acesso aberto, o que a põe ao lado dos principais centros de pesquisa em todo o mundo que defendem uma ciência aberta.

 

Livro de poesia é lançado no aniversário de 58 anos da ENSP

 

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, destacou que o livro Poetas de Manguinhos III é um encontro muito especial das formas de lidar com a existência e revelar os trabalhadores da Fiocruz de forma diferente da que vemos no dia a dia. Gadelha também fez uma homenagem a Antenor Amâncio Filho, destacando sua dignidade e seu estímulo à produção científica e cultural. “Isso demonstra o grande homem que ele era”, afirmou o presidente. Por fim, Gadelha parabenizou a Asfoc-SN pela participação da terceira edição do livro e ressaltou que esta tradição deve ser estimulada e mantida dentro da instituição.


Seções Relacionadas:
58 anos ENSP

Nenhum comentário para: Livro de poesia é lançado no aniversário de 58 anos da ENSP