O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

Nesta quinta-feira (6/6): Dez anos da Feira Agroecológica Josué de Castro

ícone facebook
Publicado em:05/06/2024

*Por Julia Neves (EPSJV/Fiocruz)

Com o tema Emergência climática: Agroecologia no enfrentamento da insegurança hídrica e alimentar, evento terá palestra, roda de conversa, forró, além das tradicionais barracas da Feira e muito mais.

Para comemorar os 10 anos da Feira Agroecológica Josué de Castro, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promovem, no dia 6 de junho, o evento Emergência climática: Agroecologia no enfrentamento da insegurança hídrica e alimentar. O evento acontece na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A mesa de abertura do evento acontece às 9 horas com uma mística e a palestra 'Agroecologia no enfrentamento da insegurança hídrica e alimentar', seguida do forró do mestre Ananias e Quadrilha agroecológica.

Na parte da tarde, a partir das 13h30, acontece o lançamento da publicação Saúde reprodutiva e a nocividade dos agrotóxicos. O documento, fruto do trabalho e da pesquisa do Grupo de Trabalho Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), aprofunda o debate sobre os impactos do uso intensivo de agrotóxicos na saúde pública no Brasil e os impactos da saúde na vida das mulheres.

Às 14h, tem início a roda de conversa Rio Grande do Sul, da crise ao colapso ambiental: o papel do Estado e dos movimentos populares. Por fim, às 16h, acontece o Encontro de Memórias, um momento para troca de experiências acumuladas nessa década da Feira como um espaço educador de troca de conhecimentos científicos e populares, de convivência saudável e de fortalecimento do movimento agroecológico no Rio de Janeiro.

No evento, haverá um ponto de arrecadação de materiais para a campanha de solidariedade com as vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul. Serão recebidos itens de higiene (absorventes, fraldas para crianças e idosos), alimentos não-perecíveis, agasalhos e roupas íntimas para adultos e crianças.

Como surgiu

Construída pela Escola Nacional de Saúde Pública e pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, a Feira Agroecológica Josué de Castro Sabores e Saberes fomenta a agroecologia, o trabalho dos pequenos produtores rurais e urbanos, a alimentação saudável, e o artesanato das comunidades tradicionais. Realizada desde 2014, a feira acontece quinzenalmente no Campus Manguinhos da Fiocruz, em parceria com movimentos sociais agroecológicos do estado do Rio de Janeiro: Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU) e Associação Agroecológica de Teresópolis (AAT). Depois de uma única edição em 2020 e de uma pausa de dois anos por conta da pandemia de covid-19, a Feira foi retomada em 2022.

Programação

Das 8h às 17h

- Feira Agroecológica Josué de Castro: Saberes e Sabores

- Espaço literário e Oficinas

- Ação ambiental

- Ponto de arrecadação

Manhã

9h | Mesa de abertura: “Agroecologia no enfrentamento da insegurança hídrica e alimentar”

Mediação: Flávia Ramos Guimarães Coordenação da FAJC (ENSP)

- Mario Moreira - presidente da Fiocruz

- Hermano Albuquerque Castro - vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS)

- Anamaria Corbo - diretora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)

- Marco Menezes - diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP)

- Roberto Selig - agrônomo, cofundador da Associação Agroecológica de Teresópolis (AAT) e integrante da Associação dos Agricultores Biológicos do Rio de Janeiro (ABIO)

- Bruno Gustavo Geraldo – formado em Licenciatura em Ciências Agrícolas, Militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), atuando no Raízes do Brasil e no Coletivo de Soberania Alimentar

12h | Forró do mestre Ananias e Quadrilha agroecológica

Tarde

13h30 | Lançamento da publicação “Saúde reprodutiva e a nocividade dos agrotóxicos”

- Maria Eduarda Burchardt (Projeto Pipa/UFRJ)

14h | Roda de conversa: Rio Grande do Sul, da crise ao colapso ambiental: O papel do Estado e dos movimentos populares

- Alexandre Pessoa Dias (EPSJV/Fiocruz e coordenação da FAJC)

- Ruth Rodrigues (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra - MST)

- Julia Nascimento Ladeira (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto - MTST)

- Vitor Lourenço (Fórum de Cozinhas Solidárias do RJ)

16h | Encontro de memórias

Espaços / Momentos / Ações

. Cozinhas Solidárias

. Josué de Castro e a Geografia da Fome

. Cortejo: Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida

. Editoras Abrasco e Expressão Popular

Local:

Pátio e estacionamento em frente à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca  (ENSP/Fiocruz)

Rua Leopoldo Bulhões, 1480. Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ




Nenhum comentário para: Nesta quinta-feira (6/6): Dez anos da Feira Agroecológica Josué de Castro
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.