Massagem é o tema do 'Ligado em Saúde'
A massagem é uma técnica capaz de trazer bem-estar e ajudar a amenizar dores e desconfortos, entre outras utilidades terapêuticas. Até quando é feita por quem não é especialista, claro que com os devidos cuidados e sem exageros, a massagem costuma trazer sensações agradáveis para quem é massageado. O que pouca gente sabe é que a massoterapia, a técnica terapêutica de aplicar a massagem, faz parte dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para jogar luz e esclarecer dúvidas sobre o tema, a apresentadora Marcela Morato conversa no Ligado em Saúde desta segunda-feira (7/10), às 11 horas, com o massoterapeuta e especialista em terapias naturais Helder Carvalho.
Entre outros pormenores, ele explicará um pouco das diversas técnicas de massagem que existem, como a shantala, prática nascida na Índia e realizada em bebês que, entre os benefícios, melhora a circulação, e as técnicas de automassagem, que podem trazer alívio para diversos incômodos. Além disso, o convidado também falará dos casos em que há contraindicações para a massoterapia.
A massagem foi introduzida no SUS como parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, em 2006. E nessa edição do Ligado em Saúde, além de aprender mais sobre massagem e massoterapia, os telespectadores saberão como acessar esse serviço.
Sobre o Ligado em Saúde
É um programa de entrevista e serviço sobre temas de saúde voltado para o público em geral, apresentado por Marcela Morato. O ponto de partida são sugestões de pauta do público, e o programa vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 11h às 11h30. Os assuntos abordados referem-se à promoção da saúde, à prevenção e ao esclarecimento sobre doenças.
Participação do público
O público pode participar do programa, que é gravado, sugerindo pautas e enviando perguntas antecipadamente para a produção por meio do e-mail ligado@canalsaude.fiocruz.br ou ligando, gratuitamente, para 0800 701 8122. Você pode ainda interagir com o programa com comentários na fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial).
Como assistir
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na webTV, na página principal.
Televisão: parabólica digital (frequência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página "Como Assistir" no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir ao programa pela Oi TV, canal 910.
Fonte: Canal Saúde
Fique por Dentro



