Diretor da ENSP recebe saudações de entidades da saúde coletiva
No dia 27 de maio, a ENSP passou a ter um novo diretor: Hermano Castro. O cargo foi transmitido, em solenidade realizada no auditório térreo da instituição, pelo ex-diretor Antônio Ivo de Carvalho. Por conta da posse, duas entidades da saúde coletiva brasileira enviaram mensagens desejando boa sorte ao novo diretor em sua gestão (2013-2017) à frente da Escola. Foram elas: Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). Confira as mensagens.
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)
Impedido de estar presente por conta de compromisso da Abrasco em Campinas - o 1º seminário preparatório do 2º Congresso de Política, Planejamento e Gestão da Saúde - e acatando a sugestão do querido colega Ary Miranda, gostaria de aproveitar a oportunidade dessa solenidade de transmissão de cargo para, em primeiro lugar, manifestar todo o respeito e o reconhecimento da Associação Brasileira de Saúde Coletiva à grande Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, casa de tantos mestres e líderes da Saúde Coletiva brasileira.
Em segundo lugar, devo saudar o diretor que agora encerra seu mandato, Antônio Ivo de Carvalho, parabenizando-o pelo trabalho realizado, que levou a muitas conquistas, dentre as quais, pode-se destacar a reafirmação da ENSP como escola de formação e qualificação de trabalhadores e profissionais para o Sistema Único de Saúde.
Finalmente, quero desejar ao novo diretor, Hermano Castro, muito sucesso nessa nova missão.
Pesquisador, professor e gestor experimentado, Hermano representa ainda a independência e a altivez da comunidade da Saúde Coletiva, que não se intimida nem mesmo frente à truculência de agentes econômicos poderosos.
Hoje como sempre, os desafios que se colocam para a Saúde Coletiva são enormes. Para enfrentá-los, a Abrasco conta com a ENSP, do mesmo modo que se põe à sua disposição.
Cordialmente,
Luis Eugenio de Souza
Presidente da Abrasco
Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes)
Saudação ao novo diretor da ENSP, Hermano Castro
O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) saúda o novo diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz para o quadriênio 2013-2017, o Doutor Hermano Albuquerque Castro. Seus compromissos destacam grandes desafios como consolidar os avanços recentes da Escola, defender o papel e protagonismo da ENSP mobilizando a instituição contra a privatização da saúde e pela consolidação do SUS.
Hermano é cebiano histórico, médico pneumologista e foi eleito quatro vezes coordenador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) da ENSP/Fiocruz. Além disso, coordenou o Grupo Temático de Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) entre 2004-2009.
Na sua reconhecida luta pela ampliação da consciência popular sobre os efeitos danosos do amianto para a saúde humana e pelo banimento do uso dessa substância, Hermano Castro sempre contou com o apoio incondicional do Cebes, já que nesse caso, mais uma vez, prevalece os interesses do capital que não se intimida diante do sacrifício de vidas humanas.
O Cebes expressa votos de que Hermano continue na direção da ENSP fazendo um excelente trabalho em prol da saúde pública, e seja exitoso em sua missão de ampliar o papel da pesquisa e do ensino, contribuindo para melhorias das condições de saúde, trabalho e vida para a sociedade brasileira.
Fraterno abraço
Ana Maria Costa
Presidenta do Cebes
Fique por Dentro