Nova iniciativa da ONU usa celular no combate a doenças não transmissíveis
A União Internacional de Telecomunicações (UIT) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançaram a inciativa m-Health (Saúde Móvel), que utilizará aparelhos celulares para ações de prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (NCD). O projeto utilizará mensagens de texto e aplicativos para combater diabetes, câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias.
“A ampla disponibilidade de tecnologia móvel, incluída em muitos dos países menos desenvolvidos, é uma oportunidade excepcional para expandir o uso da m-Health”, disse o secretário-geral da UIT, Hamadoun I.Touré.
Por meio da iniciativa, a UIT e a OMS oferecerão orientação baseada em evidências e um guia operacional para incentivar os parceiros em todo o mundo a implementar a m-Health para prevenção das NCD. Essas doenças causam a morte de 36 milhões pessoas anualmente no mundo.
O programa funcionará, inicialmente, por quatro anos. Na terça-feira (16/10), a UIT lançou os projetos m-Powering Development (Desenvolvimento Energético Móvel) e o Modelo de Desenvolvimento Sustentável Inteligente. O primeiro funcionará como um catalisador para soluções inteligentes de desenvolvimento sustentável. O segundo pretende melhorar a prevenção de desastres e a gestão desse tipo de crise com o apoio das tecnologias de informação e comunicação.
Fonte: ONU-BR (Nações Unidas no Brasil)
Fique por Dentro