Banimento do amianto é tema de 'live' do Diesat
A discussão sobre o banimento do amianto no Brasil já acontece há muitos anos. Porém, em novembro de 2017, o Superior Tribunal Federal (STF) baniu por completo a extração, industrialização, comercialização e distribuição da fibra em território nacional — até então, um artigo da Lei 9.055/1995 permitia o uso controlado do material. Várias discussões foram levantadas em razão dessa proibição, inclusive leis estaduais que permitiam a extração e a importação do material ainda têm causado muitos problemas para aqueles que lutam por um país sem amianto.
Para tanto, o Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat) realizou uma live a fim de debater a respeito do banimento do amianto no Brasil. Com organização e mediação do administrador, especialista em Saúde do
Trabalhador, pesquisador e coordenador técnico do Diesat, Eduardo Bonfim
da Silva, a atividade objetivou rememorar parte da luta história dos
trabalhadores no que se refere ao banimento do amianto no Brasil. Trata-se de
uma luta que persiste mesmo no momento da pandemia da Covid-19.
A atividade contou com a participação do procurador do Trabalho, vice-gerente do Programa Nacional de Banimento do Amianto do Ministério Público do Trabalho (MPT), Luciano Lima Leivas, do pneumologista responsável pelo Ambulatório de Doenças Respiratórias Ocupacionais e Ambientais do Instituto do Coração (InCor), Ubiratan de Paula Santos, da engenheira Civil e de Segurança do Trabalho, fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea) e coordenadora da Rede Virtual-Cidadã pelo Banimento do Amianto para a América Latina, Fernanda Giannasi, e da diretora técnica da divisão de Saúde do Trabalhador do Cerest Estadual de São Paulo, Simone Alves Dos Santos.
O evento trouxe vários assuntos importantes para o diálogo a respeito da fibra, como paralelos de comportamentos sociais e econômicos decorrentes dos riscos no ambiente de trabalho, fazendo a correlação com o atual momento vivido pelo país da pandemia de Covid-19.
Outros pontos abordados no debate foram os diagnósticos e a estruturação do Serviço de Saúde para atender as pessoas que adquiriram alguma doença devido ao contato com o amianto. A atividade enalteceu a importância da melhoria na qualidade, ampliação e busca desses pacientes, além de salientar o melhoramento dos profissionais de Saúde para cuidar de tais pacientes.
Assista a atividade na íntegra no vídeo a seguir:
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica
Divulgação Científica
Nenhum comentário para: Banimento do amianto é tema de 'live' do Diesat
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



