Inscrições prorrogadas para cadastramento de supervisor de estágio
Segue aberta a chamada interna para cadastramento de supervisor para Estágio Não Obrigatório do Programa de Estágio Curricular (PEC) Fiocruz. A iniciativa é voltada a servidores ativos localizados na ENSP, que sejam ocupantes dos cargos de nível médio técnico e superior, nas diversas carreiras da Fiocruz. Interessados poderão se inscrever até o dia 16 de maio, às 12h, por meio do preenchimento do formulário eletrônico e inclusão de documentos solicitados. A chamada tem como objetivo ampliar a visibilidade institucional do Programa de Estágio, democratizar o acesso às oportunidades de estágio na instituição e conferir maior eficiência administrativa à gestão do programa.
No dia 20 de abril, foi realizada uma Oficina on-line, para esclarecer sobre o lançamento da chamada, voltada aos candidatos a supervisores de estágio, coordenadores de ensino e chefias das subunidades.
A chamada interna para cadastramento de supervisor para Estágio Não Obrigatório é destinada exclusivamente à supervisão de estágio não-obrigatório para estudantes de nível médio técnico ou superior (graduação).
Para se candidatar como supervisor, é preciso ter formação e/ou experiência profissional na área de conhecimento do curso do estudante e elaborar um plano de estágio.
Iniciativa inédita na ENSP
Inédita na ENSP, a chamada interna para cadastramento de supervisor para Estágio Não Obrigatório faz parte da reformulação do Novo Programa de Estágio que está sendo constituído na Escola. No processo anterior, a ENSP indicava quais departamentos receberiam estagiários. Agora, com o lançamento da chamada interna, a ideia é que os supervisores façam sua proposta, candidatando-se a receber um estagiário. As propostas selecionadas vão participar do edital da Fiocruz, de responsabilidade da Cogepe e do Agente Integrador (Universidade Patativa do Assaré).
A chamada surgiu a partir da publicação da IN 213/2019, que reduziu de 11% para 8% o número de estagiários nas instituições. Com isso, houve necessidade de busca por uma alternativa democrática para a distribuição de vagas internamente, conforme explicam as integrantes da equipe do Serviço de Gestão do Trabalho, Patricia Quintanilha, Camila Rodrigues e Camilla Teixeira: “Em 2019, a ENSP detinha 91 vagas de estágio e havia um número definido para cada setor. Porém, após a redução do número de vagas para 44, fez-se necessária a criação de critérios de escolha de quais setores passarão a receber estagiários”. Segundo elas, o diferencial da nova chamada é a adoção de critérios de seleção que priorizem os melhores planos de estágio, ou seja, aqueles que promoverem o desenvolvimento do estudante em seu curso de formação, em conformidade com a missão da subunidade.
O coordenador geral de Pós-graduação Lato Sensu e de Qualificação Profissional em Saúde, Gideon Borges, conta que, recentemente, a Escola vem sofrendo com a redução dos seus quadros, devido às aposentadorias, e isso impactou também na oferta de vagas de estágio: “Essa redução exigiria a definição de critérios na redistribuição das vagas por subunidades, algo bastante difícil de dimensionar sem cometer injustiças. Então, o lançamento da chamada foi uma alternativa para que a distribuição de vagas fosse mais criteriosa e justa”.
Gideon também reforça que a escolha dos supervisores e dos planos de trabalho para os estagiários por processo seletivo tem como princípio selecionar as propostas mais potentes para a formação do estagiário e que estejam mais alinhadas ao planejamento estratégico da ENSP. “Pretendemos, com isso, dar mais transparência ao processo seletivo e permitir que todas as subunidades possam receber estagiários, se assim desejarem”, complementa.
A previsão é de que a chamada seja anual, podendo haver mudanças conforme a necessidade e disponibilidade das vagas da unidade.
Importância do supervisor na formação do estagiário
Segundo Gideon, o supervisor desempenha papel fundamental para o desempenho e aprendizagem dos estagiários, pois é ele quem, de fato, apresenta ao estudante situações práticas que permitam um melhor aprendizado em sua carreira e também acerca do mundo do trabalho, de maneira geral. “A ENSP tem projetos e processos bastante interessantes, sem contar com a experiência e qualificação de seu quadro. Esses profissionais podem contribuir de maneira decisiva para a formação dos estagiários, inclusive influenciando-os a seguir a carreira pública na área da Saúde e, ainda, escolher a ENSP como instituição de carreira. Temos no nosso quadro pessoas que iniciaram a sua trajetória profissional como estagiários da Escola e hoje despontam como profissionais de alto gabarito. Desse ponto de vista, o supervisor, na medida em que propõe uma experiência interessante para a formação do estagiário, contribui enormemente”, explica.
Para a equipe do SGT, é de suma importância que os profissionais da ENSP possam contribuir com a formação e o desenvolvimento de estagiários, já que a Escola tem uma responsabilidade social na formação de profissionais da área da Saúde. “Vale lembrar também que a única forma de poder supervisionar um estudante de nível médio/técnico e superior será através desta chamada”, alertam.
Por que se tornar supervisor de estágio?
Para Gideon, o supervisor de estágio realiza uma tarefa muito importante para a sociedade, pois ele contribui para formação profissional das novas gerações. Além disso, segundo o coordenador, o estagiário pode ter uma participação fundamental na ampliação de ações dos projetos e processos em curso na ENSP. “Criar a oportunidade para que os indivíduos em processo de formação profissional possam atuar em uma instituição como a nossa, em um período determinado, é reafirmar o compromisso social da Escola com a formação de quadros não apenas para os serviços de Saúde, mas para o mercado de trabalho de modo geral”, destaca o coordenador.



