Busca do site
menu

Cesteh/ENSP prepara programação especial para celebrar o Mês do Trabalhador; confira!

ícone facebook
Publicado em:25/04/2025
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), da ENSP/Fiocruz, preparou uma programação especial para celebrar o Mês do Trabalhador. Ao longo de maio, diversas atividades vão aprofundar temas relacionados às questões que integram saúde, trabalho e ambiente. O evento “Trabalhadores e trabalhadoras: voz e força da transformação social” vai começar no dia 5/5 com a palestra “Caso Shell-BASF: experiência de ação coletiva com integração saúde-trabalho-ambiente”, às 13h30, no Cesteh. O palestrante convidado é Heleno Rodrigues Corrêa Filho, assessor voluntário do sindicato dos químicos Osasco, Campinas e Região no caso Shell-BASF. Já a debatedora será Juliane Mombelli, vice-coordenadora nacional de Defesa do Meio Ambiente e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat-MPT). 

O Caso Shell-BASF refere-se à contaminação ambiental e humana causada por uma fábrica de agrotóxicos em Paulínia (SP), operada pela Shell desde 1977 e adquirida pela BASF em 2000. Durante décadas, resíduos tóxicos foram descartados de forma inadequada, contaminando o solo e a água e expondo trabalhadores a substâncias perigosas sem a devida proteção, o que resultou em diversos casos de câncer e doenças neurológicas. Após denúncias e investigações, em 2013 as empresas firmaram um acordo judicial de R$ 200 milhões com o Ministério Público do Trabalho, garantindo indenizações e tratamento médico vitalício a mais de mil trabalhadores, configurando-se como uma das maiores reparações trabalhistas da história do Brasil.

Já no dia 8 de maio, às 13h30, as celebrações do Mês do Trabalhador seguem com a atividade “A tradição de luta dos trabalhadores e o movimento climático contemporâneo”. A palestra será ministrada pelo convidado internacional Jonas Van Vassola, professor de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Ele é um sociólogo, politólogo e economista luso-belga, investigador FCT-CEEC no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, onde o seu trabalho se concentra na questão sindical e nos desafios ecológicos no capitalismo. Jonas Van Vassola é também coordenador do grupo de pesquisa em Ecologia e Sociedade (ECOSOC) na Universidade de Coimbra, coordenador regional da Associação de Economia Política (ECPol) para a região centro de Portugal e membro do Observatório das Condições de Vida e do Trabalho (OCVT). O debatedor da atividade será Hermano Castro, pesquisador do Cesteh/ENSP, equanto a moderação será feita pelo pesquisador José Augusto Pina, do Cesteh/ENSP. O encontro vai ser na sala 40 do Centro. 

Nas semanas seguintes:

No dia 15/5, será realizada a oficina “Saúde, Trabalho e Ambiente: diálogos entre Brasil e Portugal”, às 9h, na sala 40 do Cesteh. Os convidados para palestrar são Florentino Serranheira, Professor Associado com Agregação da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa, Portugal (ENSP-NOVA), e Frederico Peres, pesquisador do Cesteh/ENSP e Professor Associado Visitante da ENSP-NOVA. A coordenação é de Rita Mattos, pesquisadora e coordenadora do Centro. Para participar virtualmente pelo Zoom, acesse a sala

Na sequência, no dia 19/5, às 14h, no segundo andar do Cesteh, o tema em foco será “Cadeia Produtiva do Tabaco: saúde, trabalho e ambiente sob a Influência da Indústria”. A coordenadora do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP), Silvana Rubano Turci, vai falar das estratégias da indústria do tabaco para minar as ações e políticas de controle. Novos produtos e os impactos sobre o ambiente serão o assunto de Milena Maciel de Carvalho, pesquisadora do Cetab e do Centro de Conhecimento para os Artigos 17 e 18 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. A diretora executiva da ACT Promoção da Saúde, Paula Johns, vai tratar da atuação da sociedade civil no controle do tabaco. A moderação será de Marcelo Moreno, que atua no Cetab e no Cesteh.

Para fechar o mês de atividades, no dia 22/5 terá Sessão Pipoca na sala 40 do Centro com o filme "O diagnóstico". O documentário brasileiro acompanha a luta de ex-trabalhadores da fábrica de agrotóxicos da Shell/BASF, em Paulínia (SP), que enfrentam graves problemas de saúde devido à exposição prolongada a substâncias tóxicas. Também coordenado por Marcelo Moreno, o debate terá como convidados Beto Novaes, diretor do documentário, D. Lídia, trabalhadora intoxicada, com mediação de Raquel Gurgel, jornalista do Centro de Conhecimento. 





Seções Relacionadas:
Eventos da ENSP Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Cesteh/ENSP prepara programação especial para celebrar o Mês do Trabalhador; confira!