Seminário sobre HIV/Aids na Rede de Atenção à Saúde está disponível em vídeo
A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), além da parceria da Secretaria Municipal da Saúde do Rio de Janeiro e do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizaram o seminário “Coro de vozes numa teia de significados: seminário sobre o cuidado às pessoas vivendo com HIV/AIDS na rede de atenção à saúde”. Os vídeos estão disponíveis no canal da Escola, no YouTube.
+ Acesse aqui a playlist do seminário.
A cidade do Rio de Janeiro sedia uma inovação no cenário nacional, devido a um progressivo investimento na descentralização do cuidado às pessoas vivendo com HIV/Aids no município. Desde de 2013, com isso, vem deslocando o acompanhamento às pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA), antes restrito aos ambulatórios especializados, para a Atenção Primária. O seminário, realizado entre os dias 11 e 12 de fevereiro de 2020, debateu essa temática.
O evento aconteceu na Fundação Casa de Rui Barbosa, com o objetivo de divulgar os resultados da pesquisa “O cuidado às pessoas vivendo com HIV/AIDS na rede de atenção à saúde”, fruto da parceria institucional entre a ENSP e o IFF. Além disso, a atividade buscou promover o debate entre distintos atores acerca das políticas, estratégias e ações de cuidado às pessoas que vivem com HIV/Aids.
A experiência de descentralização do cuidado às PVHA foi discutida por vários painelistas e participantes, com foco nos aspectos tanto promissores quanto desafiantes, tais como acesso, sigilo e confidencialidade, além do olhar para a interface entre a atenção primária e a atenção especializada.
Neste sentido, pretendeu-se compreender como as unidades de saúde da cidade do Rio de Janeiro atuam sobre os desafios e potencialidades do processo. Além do enfoque na descentralização, falas acerca da história da epidemia e suas implicações no cenário atual, o contexto paradigmático da resposta à epidemia de HIV/AIDS e outros tópicos sobre o cuidado em saúde das PVHA foram fundamentais para a composição do evento.
O seminário resultou em uma série de materiais com registro do encontro, como os anais do evento (Disponível aqui) e um conjunto de vídeos que estão disponíveis no canal da ENSP, no YouTube.
+ Confira a playlist.
+ Confira a playlist.
Nenhum comentário para: Seminário sobre HIV/Aids na Rede de Atenção à Saúde está disponível em vídeo
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



