Discussão sobre redução de danos e formatura encerram XII Ciclo de Debates

Denis Petuco levou sua fala para o campo, que, segundo ele, vem trabalhando, nos últimos anos, a articulação entre democracia e saúde. Ele questionou o quanto a política de drogas se articula com a democracia, pensando de uma forma global, e o quanto a política de drogas é legitimadora de ações violentas. “Na guerra contra as drogas, por exemplo, para as populações vulneráveis, não existe outra ação que não seja a violência, e ela é sempre justificada pelo combate às drogas, tornando tudo possível”, lamentou. No campo da Saúde, o professor foi categórico ao afirmar que saúde é um direito de todos e dever do Estado, e isso inclui os usuários de drogas, todos, sem exceção.
Para ele, o uso de drogas não justifica ações arbitrárias; é necessário resgatar a saúde do indivíduo, e saúde é democracia. “Infelizmente, no contexto que vivemos atualmente, o conceito de redução de danos se enfraquece, se fragiliza. Na Venezuela, por exemplo, a redução de danos é feita de forma clandestina." Denis também trouxe para o debate a questão da determinação social do processo saúde-doença e citou a importância de articular a defesa da democracia com a justiça social. Após a exposição de Denis, Rita Cavalcante pontuou algumas questões com base na fala do professor.

Por fim, Rita ressaltou ser necessário refinar as conexões, que não são naturais, entre democracia, cidadania e redução de danos. Costurando a fala do conferencista e da debatedora, o coordenador da mesa Política de redução de danos e produção de cidadania, Césio Sotero, membro da Equipe Consultório na Rua (CnaR-CFADS), ponderou o resgate da saúde e democracia por meio das Equipes de Saúde da Família e Consultório de Rua, com novas políticas de saúde.
Formatura: emoção e alegria marcam cerimônia de residentes
Após as ricas discussões do XII Ciclo de Debates – Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, foi realizada a tradicional formatura dos alunos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. A cerimônia contou com a participação do diretor da ENSP, Hermano Castro, das coordenadoras da Residência, Maria Alice Peçanha e Helena Seidel, e das coordenadoras executivas do curso, Margareth Garcia e Mirna Teixeira. A formatura da 11ª turma de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (2015/2017) foi marcada por muita alegria e emoção.
Confira, abaixo, a lista de formandos:

Todos as mesas e discussões realizadas durante o XII Ciclo de Debates – Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família estarão disponíveis em breve, no Canal da ENSP no Youtube.
Confira, também, a galeria de fotos da cerimônia de formatura, disponível no final da página.
Nenhum comentário para: Discussão sobre redução de danos e formatura encerram XII Ciclo de Debates
Comente essa matéria: