Curso de especialização em Saúde Pública da UFRR publica edital de seleção com 40 vagas
Por: Cris Rocco e Danielle Monteiro
A iniciativa tem como principal objetivo a formação de profissionais sanitaristas, contribuindo para a qualificação das práticas profissionais e de organização do trabalho nas instituições de saúde, alinhando-as com os princípios e diretrizes do SUS e comprometidas com práticas que representem uma renovação da oferta de serviços de saúde e da organização do Sistema no território, trazendo como eixo integrador a educação interprofissional, na perspectiva de favorecer a adoção de práticas colaborativas na Atenção à Saúde.
As vagas serão destinadas aos profissionais da saúde do estado de Roraima, que sejam servidores públicos efetivos municipais, estaduais e/ou federais. A previsão de início das aulas é dia 19 de abril, na modalidade Ensino Remoto Emergencial (ERE).
Ancorado em um termo de cooperação firmado entre a ENSP e a UFRR, o curso integra o projeto Nova Formação em Saúde Pública na Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública: uma abordagem interprofissional, parceria entre a ENSP e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS). Coordenado nacionalmente pela vice-diretora da Escola de Governo em Saúde da ENSP e coordenadora da Secretaria Técnica e Executiva da RedEscola, Rosa Souza, o projeto tem como meta a formação de 650 sanitaristas, em 26 estados brasileiros, dentro da abordagem da Educação Interprofissional na Saúde.
“A abertura do curso em Roraima representa a cobertura de todos os estados brasileiros. Esta conquista ganha um sentido especial neste momento tão dramático da pandemia, no qual o país necessita de profissionais críticos e comprometidos com a realidade dos territórios onde atuam”, afirma Rosa. Segundo ela, com a abertura do curso, é inaugurado um novo tempo na Saúde Pública em Roraima, dado o ineditismo da implantação de um curso com especialização em Saúde Pública no estado. “É a primeira vez em que Roraima formará genuinamente sanitaristas. Isto significa, sobretudo, a contribuição da RedEscola/Ensp-Fiocruz para reduzir a iniquidade na oferta de processos formativos no campo da Saúde Pública em nosso país”, destaca.
O curso já foi implantado em 25 estados por instituições formadoras integrantes da RedEscola, com 31 turmas, das quais 18 já foram concluídas, tendo já formado 665 novos sanitaristas.
A especialização em Saúde Pública é vinculada ao curso de bacharelado em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde. A professora Tarcia Millene de Almeida Costa Barreto é a coordenadora estadual da iniciativa.
Acesse aqui o edital
Nenhum comentário para: Curso de especialização em Saúde Pública da UFRR publica edital de seleção com 40 vagas
Comente essa matéria: