Hélio Fraga identifica caso de tuberculose causada pela espécie Mycobacterium tuberculosis var. africanum
M. tuberculosis var. africanum é uma variante encontrada geralmente na África e primeiramente descrita no Senegal em 1968. Apesar disso, alguns casos já foram descritos em países europeus e nos Estados Unidos. Dessa forma, ela foi agora descrita pela primeira vez no Brasil em uma pesquisa desenvolvida na qual participaram pesquisadores de várias instituições no Brasil e no exterior, inclusive do Laboratório de Referência Nacional em Tuberculose e outras micobacterioses do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz). Na Fiocruz, o pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Philip Noel Suffys, lidera o estudo.
A análise do genoma do isolado brasileiro revelou que o mesmo está intimamente relacionado com cepas oriundas de Gâmbia. A discriminação entre a infecção de espécies do complexo M. tuberculosis é importante porque a recuperação clínica da doença à infecção com a variedade M. tuberculosis africanum é mais lenta do que aquela causada por M. tuberculosis var. tuberculosis.
Acesse aqui o artigo Characterization of Mycobacterium tuberculosis var. africanum isolated from a patient with pulmonary tuberculosis in Brazil.
Nenhum comentário para: Hélio Fraga identifica caso de tuberculose causada pela espécie Mycobacterium tuberculosis var. africanum
Comente essa matéria: