Notícias do Informe
14.819 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 05/05/2015 13:54:16
A intolerância está na origem e é sintoma da barbárie. Essa é a questão que traz a edição n°152 de maio de 2015 da Revista Radis, que está disponível on-line. O editorial assinado pelo editor-chefe da publicação, Rogério Lannes, indica que essa atitude "encontra terreno fértil no conservadorismo e visões reacionárias que ganham hegemonia no mundo de hoje. Mas também em qualquer ambiente em que pessoas, instituições ou grupos sociais, religiosos e políticos se julguem donos da verdade ou melhores do que os demais. É fruto da combinação de ignorância com arrogância, de se supor certo mesmo imerso na desinformação. Intolerância afeta diretamente a saúde das pessoas e é um problema que diz respeito ao Estado e a toda a sociedade." A matéria de capa faz uma reflexão sobre as dimensões da intolerância e considera que o antídoto dela está na liberdade para o exercício de direitos e no respeito à diversidade. O respeito é uma opção, uma postura deliberada que permite o encontro dialógico com o Outro, como defendia o filósofo Martin Buber, cuidar e ser cuidado, como insiste o teólogo Leonardo Boff, disse o editorial.
Notícia
Publicado em: 05/05/2015 12:28:31
Favela e periferia: o lugar da educação, do desejo e da cultura é o tema em pauta no terceiro dia (6/5) do X Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, atividade de abertura do curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP. O evento terá como expositor convidado Jailson de Souza (UFF). O debatedor da sessão será Binho Cultura (escritor e produtor cultural) e a mesa terá coordenação da pesquisadora da ENSP/Fiocruz Marize Bastos. O encontro ocorrerá de 9h às 12 horas, no Auditório Maria Deane (Pavilhão 26 do IOC/Fiocruz), e é aberto a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 05/05/2015 10:23:25
No dia 11 de maio, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública Interfaces entre produção local e acesso no contexto do Acordo TRIPS da Organização Mundial do Comércio, por Gabriela Costa Chaves, na sala 2 do 4º andar da ENSP, a partir das 14 horas.
Notícia
Publicado em: 04/05/2015 14:49:24
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) lançarão, nesta quarta-feira (6/5), a pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil. Trata-se do maior estudo da América Latina sobre a categoria profissional. Além de inédita, a pesquisa abrange um universo de mais 1,6 milhão de trabalhadores, incluindo enfermeiros, técnicos e auxiliares. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área de saúde no Brasil compõe-se de um contingente de 3,5 milhões de trabalhadores, dos quais cerca 50% atuam na enfermagem. O estudo conduzido pela Fiocruz e o Cofen aponta desgaste profissional em 66% dos entrevistados e uma forte concentração de profissionais de enfermagem na Região Sudeste (mais da metade das equipes consultadas).
Notícia
Publicado em: 04/05/2015 14:15:41
Em poucos lugares do mundo as praias ocupam um papel tão central no imaginário e na vida da população quanto no Rio de Janeiro. Da moça que passa a caminho do mar à luz que fez o pintor Paul Gauguin se encantar pela Baia de Guanabara, as águas que banham a cidade são fonte de inspiração, lazer e subsistência de boa parte dos 12 milhões de habitantes que hoje vivem no Grande Rio. A despeito de tanta importância, nossos mares e também as lagoas, rios e lagos não têm sido muito bem tratados ao longo da história. Para falar sobre o tema e tentar contribuir com possíveis soluções para a poluição das praias, o 2° DSSA Debate, evento organizado pelo Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP, promoveu um encontro que discutiu os métodos de detecção da poluição das águas e os emissários submarinos.
Notícia
Publicado em: 04/05/2015 13:48:07
No dia 5 de maio, defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública Doença de Alzheimer no Brasil: uma abordagem epidemiológica, por Jane Blanco Teixeira, na sala 2 do 4º andar da ENSP, a partir das 14 horas.
Notícia
Publicado em: 04/05/2015 13:43:36
O segundo dia do X Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família traz como tema a Política de formação para o SUS: o papel das residências, com exposições de Heider Aurélio (Ministério da Saúde) e Ricardo Ceccim (UFRGS). A vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade, será a debatedora da mesa e a pesquisadora da ENSP Maria Alice Pessanha coordenará a sessão. A atividade ocorrerá na terça-feira, 5 de maio, de 9h às 12 horas, no Auditório Maria Deane (Pavilhão 26 do IOC/Fiocruz), e é aberta a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 04/05/2015 11:28:24
A primeira grande iniciativa da Rede Nacional de Ciência para Educação - Rede CpE, será o I Simpósio Internacional de Ciência para Educação, que ocorrerá no Rio de Janeiro em 5 e 6 de julho, já com inscrições abertas a cientistas, professores, gestores e profissionais de educação, além de estudantes de graduação ou pós-graduação.
Notícia
Publicado em: 04/05/2015 11:21:03
Para celebrar o Dia do Trabalhador, a Editora Fiocruz realiza uma promoção de 4 a 8 de maio. Nesse período, ao adquirir um título de qualquer coleção da Editora Fiocruz, o leitor recebe gratuitamente outro título da mesma coleção, à própria escolha, desde que tenha preço igual ou inferior ao que foi adquirido.
Notícia
Publicado em: 04/05/2015 10:30:32
Faleceu a pesquisadora do Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR – Fiocruz Minas) Virgínia Torres Schall, no dia 29/4. Pesquisadora titular da Fiocruz, Virgínia era doutora em Educação, mestre em Fisiologia e Biofísica, e graduada em Psicologia. Consultora ad hoc do CNPq, da Capes, da SVS/MS e do MEC, Virgínia atuava como docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e do Programa de Saúde Coletiva na Fiocruz Minas. Escreveu seis livros de literatura infantil sobre questões relacionadas à saúde e criou o jogo Zig-Zaids, voltado para pré-adolescentes e que trata de dúvidas sobre a Aids.
Notícia
Publicado em: 30/04/2015 17:04:06
Pela primeira vez, o Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) - desenvolvido pela ENSP em associação ampla com a UFRJ, UFF e Uerj -, oferecerá disciplinas nos Cursos de Inverno 2015. Elas integrarão uma série de mini-cursos já oferecidos pelos os outros três Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da ENSP: Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública. O PPGBIOS ofertará os cursos Bioética Clínica e Ética e Integridade em Pesquisa e na Divulgação Científica. As inscrições para as disciplinas dos quatro Programas devem ser feitas na Plataforma Siga Stricto Sensu. Lá também podem ser encontradas informações referentes aos procedimentos e o formulário de inscrição dos Cursos de Inverno. Ao todo, a ENSP oferece 36 disciplinas; as inscrições podem ser feitas até 15/5.
Notícia
Publicado em: 30/04/2015 16:34:35
A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio se solidarizam com os professores da rede estadual de educação do Paraná que foram, nesta quarta-feira, 29 de abril, vítimas da truculência policial quando protestavam contra um projeto de lei que altera a previdência dos servidores do estado. As imagens de policiais usando bombas de gás lançadas de helicótero, cachorros, spray de pimenta, jatos de água e balas de borracha contra os manifestantes nos causa revolta, inquietação. ENSP e EPSJV, unidades da Fiocruz que se dedicam ao ensino, lamentam profundamente que num país cujo lema prioriza a educação e a formação de cidadãos com compromissos éticos haja tamanha incoerência no tratamento de uma classe tão fundamental para a sociedade
Notícia
Publicado em: 30/04/2015 11:40:17
As coordenadoras da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP Helena Seidl, Margareth Garcia e Maria Alice Pessanha falam sobre as experiências e os desafios vividos ao longo de uma década de um dos cursos mais procurados da instituição.
Notícia
Publicado em: 30/04/2015 10:48:17
No dia 4 de maio, uma tese de doutorado e duas dissertações de mestrado, sendo uma na modalidade profissionalizante, serão apresentadas na ENSP. Confira os temas, alunos e orientadores.
Notícia
Publicado em: 30/04/2015 10:15:20
O pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP Francisco Pedra concedeu entrevista à Rádio Nacional, no dia 24/4, em reportagem que abordou a proibição do uso de amianto no estado do Mato Grosso. Conforme explicou o pesquisador, a fibra é causadora do mesotelioma, um câncer que ocorre nas membranas de revestimento dos órgãos humanos, e da asbestose pulmonar. Pedra informou que entre 1980 e 2010, no Brasil, ocorreram 3 mil e 700 mortes por mesotelioma.