Notícias do Informe
14.773 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 08/07/2015 09:23:41
No dia 10 de julho, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Epidemiologia em Saúde Pública Análise da utilização de mamografia e seus desdobramentos em um plano de autogestão em saúde, por Marcia Rodrigues Braga, na sala 408 da ENSP, a partir das 9 horas.
Notícia
Publicado em: 07/07/2015 16:44:19
A pesquisa Nascer no Brasil, maior estudo sobre partos e nascimentos já realizado no país, indica uma certa urgência em reformar o modelo de atenção ao parto e ao nascimento. A pesquisa aponta que no Brasil a maioria das mulheres tiveram seus filhos por meio de cesariana, cirurgia realizada em 52% dos nascimentos. Analisando apenas o setor privado a situação é ainda mais alarmante: 88% nasceram por meio de cesarianas. Diante dos fatos, em janeiro desse ano, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou uma resolução que retirou dos planos de saúde a obrigatoriedade de pagar por cesáreas eletivas. Na segunda-feira, 6 de julho, a ANS resolveu voltar atrás e a partir de agora a gestante que optar por uma cesariana continuará sendo coberta pelo seu plano de saúde, mediante a assinatura de um termo de consentimento sobre os riscos da cirurgia. Para Silvana Granado, pesquisadora da ENSP e uma das coordenadoras do estudo Nascer no Brasil, a decisão da ANS é acertada, pois é direito da mulher a escolha pelo tipo de parto, porém, ela deve trazer informações para que as mulheres saibam de fato os riscos de uma cirurgia desnecessária.
Notícia
Publicado em: 07/07/2015 16:41:39
A nova edição da Revista da Ciência & Saúde Coletiva (volume 20, número 7) celebra os 20 anos da publicação trazendo um convite especial: para que toda a coleção de Saúde Pública presente no Scielo contasse sua história e falasse da sua importância na construção do SUS e da ciência brasileira. Entre os artigos há uma reflexão histórico-epistemológica escrita por Everardo Duarte Nunes, que acompanha com dedicação e interesse o desenvolvimento da área e um conciso e forte texto de Abel Packer apresentando os dados cientométricos da coleção e, em seguida, reflexões de todos os editores (de Revista de Saúde Pública; Cadernos de Saúde Pública; Revista Brasileira de Epidemiologia; Interface; Saúde e Sociedade; Physis; Revista Brasileira de Saúde Ocupacional; Revista Saúde em Debate; Revista de Epidemiologia e Serviços de Saúde e Ciência & Saúde Coletiva) que contam a história do periódico que dirigem, falam de seus percalços e de seus desafios futuros. Há também uma nota do Boletim Epidemiológico Paulista, uma das mais antigas fontes de comunicação da área. Confira a participação da ENSP neste número.
Notícia
Publicado em: 07/07/2015 14:00:39
O ano de 2015 mostra-se como um marco nas discussões da saúde pública brasileira. Além do Abrascão 2015 e da 15ª Conferência Nacional de Saúde, está programado entre os dias 3 e 6 de novembro a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (5ª CNSAN), organizada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
Notícia
Publicado em: 07/07/2015 13:48:11
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) produziram o movimento antipobreza de maior sucesso da história, que servirá de ponto de partida para a nova agenda de desenvolvimento sustentável que deve ser adotada este ano, afirma o último balanço dos ODM, lançado na segunda-feira (6/7) pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. O Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2015 revela que os 15 anos de esforços para alcançar os oito objetivos estabelecidos na Declaração do Milênio, em 2000, foram bem-sucedidos em todo o mundo, embora existam deficiências. Os dados e análise apresentados no relatório mostram que, com intervenções específicas, estratégias sólidas, recursos adequados e vontade política, até mesmo os países mais pobres fizeram progressos.
Notícia
Publicado em: 07/07/2015 13:27:37
A pesquisadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP Vera Lucia Luiza comentou, em entrevista ao programa Ver TV, da TV Brasil, que o modelo brasileiro de regulamentação da publicidade de medicamentos é ineficaz. Segundo ela, apesar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ser responsável por fiscalizar se as propagandas seguem as limitações estabelecidas pela legislação brasileira, na prática este controle não acontece. Confira a entrevista na íntegra.
Notícia
Publicado em: 06/07/2015 16:09:23
Num monitor eletrônico, gráficos que mostram números oscilantes. A acompanhá-los, os olhos atentos de um médico. A despeito do que possa parecer a primeira vista, o que ele observa não são as ondas de um eletrocardiograma ou qualquer outro exame de saúde, mas o sobe e desce de ações na bolsa de valores. A cena, que segundo Ana Costa, presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), é cada vez mais comum no cotidiano dos médicos, é emblemática. Simboliza um modelo de medicina descrito por Luiz Vianna Sobrinho no livro Medicina Financeira: ética estilhaçada e debatido em três mesas redondas realizadas no mês de junho, na ENSP. A última dessas mesas aconteceu no dia 26. Além do próprio Luiz e de Ana Costa, Lígia Bahia, pesquisadora da UFRJ, participou do debate que teve por título O Tyrannosaurus Health - o avassalador avanço do sistema financeiro/corporações sobre a saúde - o instrumento médico.
Notícia
Publicado em: 06/07/2015 14:43:46
A Radis de julho já está online. Na capa, entenda por que a falta de acesso a esgotamento sanitário, abastecimento de água, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas são um reflexo das desigualdades no país. No editorial desta edição, escrito por Rogério Lannes, a publicação lembra que o saneamento básico é uma condição indispensável à promoção da saúde. Dados brasileiros, segundo o IBGE, mostram que 41,9 milhões de domicílios (64%) têm acesso à rede coletora de esgoto e somente 5,2% dos domicílios rurais possuem coleta de esgoto ligada à rede geral e 28,3%, fossa séptica. Confira os demais destaques deste número.
Notícia
Publicado em: 06/07/2015 12:45:32
Reportagem publicada pelo site Hoje em dia alerta para o fato de que inseticidas spray ou elétrico usandos em casa podem causar danos à saúde, principalmente das crianças. Entre os especialistas ouvidos para a matéria está a pesquisadora da ENSP Paula de Novaes Sarcinelli, que considera preocupante o uso crescente destes produtos. Segundo Paula, o hábito das crianças de levar a mão à boca aumenta os riscos, sem contar que estes produtos tóxicos são absorvidos pela pele, sistemas respiratório e digestivo e excretados em 48 horas pela urina. "Os danos ao organismo estão relacionados à quantidade e ao tempo de exposição", explica.
Notícia
Publicado em: 06/07/2015 11:40:03
A nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP (Cecovisa) já está no ar e destaca o Seminário Internacional: desafios e tendências no campo da vigilância sanitária de produtos e serviços. O evento, que reuniu quase 400 profissionais de vigilância sanitária e representantes de organizações nacionais e internacionais, discutiu e apresentou a vigilância sanitária feita em outros países. Confira outros temas desta edição.
Notícia
Publicado em: 06/07/2015 09:53:09
No dia 2 de julho, o Terrapia comemorou 18 anos de existência e celebrou também a formatura de seus três cursos regulares (Alimentação Viva, Culinária Viva e Formação de Educadores), realizados no primeiro semestre de 2015. Cerca de 200 pessoas entre alunos, educadores, voluntários, ex-participantes e convidados adeptos à alimentação viva compareceram à celebração, na sede da iniciativa, no Campus Manguinhos. A programação contou com degustação de preparos feitos pelos próprios alunos e voluntários, apresentações artísticas e culinárias, entrega dos certificados dos cursos e terminou com um almoço coletivo vivo, em um clima de muita alegria e comunhão.
Notícia
Publicado em: 03/07/2015 15:38:39
Em um clima de esperança, os integrantes do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP (Cesteh) se reuniram - na tarde do dia 24/6 -, para rememorarem conquistas e traçarem planos futuros. Passados 30 anos de muito trabalho, a palavra de ordem para a nova década é integração. De acordo com o pesquisador Josino Costa Moreira, o individualismo precisa ser superado. Ele destacou ainda a falta de projetos institucionais, que envolvam a todos em um objetivo uníssono. O vice-diretor de Ambulatórios e Laboratórios da ENSP, Marcos Menezes, lembrou o quanto já se avançou e ressaltou a importância institucional da Escola para a saúde pública brasileira: "A ENSP exerce papel central no constante aperfeiçoamento do SUS, qualificando e ampliando o acesso da população aos serviços e insumos de saúde, resultantes da interação estratégica das atividades de ensino, pesquisa, atenção em saúde e desenvolvimento de tecnologias e que, há três décadas, também contam com o protagonismo do Cesteh em sua área de atuação", disse ele.
Notícia
Publicado em: 03/07/2015 15:17:22
No dia 9 de julho, apresentação da dissertação de mestrado profissional em Saúde Pública Análise estratégica das ações de vigilância epidemiológica do Programa de Controle da Tuberculose no município de Itaboraí/RJ, por Beatriz da Costa Soares, na sala 411 da ENSP, a partir das 9 horas.
Notícia
Publicado em: 03/07/2015 14:53:03
De que forma os serviços de saúde hospitalar se organizam para garantir a assistência domiciliar em saúde de quem reside em área de violência urbana? Esta foi a questão que norteou o estudo da aluna de mestrado profissional em Saúde Pública da ENSP Cláudia Mendes de Araújo, orientada pela pesquisadora Cláudia Mara de Melo Tavares. A estratégia mais utilizada pelos serviços de atenção domiciliar da rede federal do município do Rio de Janeiro, de acordo com a pesquisa, é mudar o paciente de endereço para garantir a assistência, ou seja, para que a assistência seja realizada o paciente precisa ter outro endereço em local seguro, seja a casa de um amigo ou familiar para que a equipe possa atendê-lo. "Isto nem sempre é possível e o paciente, em sua maioria, permanece internado ou sem o atendimento domiciliar", diz a aluna.
Notícia
Publicado em: 03/07/2015 10:53:54
Foi prorrogado o prazo para envio de trabalhos para o 14º Congresso Paulista de Saúde Pública. A nova data-limite é 12 de julho. O congresso, promovido pela Associação Paulista de Saúde Pública (APSP) e pela UFSCar, acontece em São Carlos, de 26 a 30 de setembro e tem como tema Saúde e Poder: Reconectando Cidadãos e Trabalhadores ao SUS.