Notícias do Informe
14.820 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 19/09/2017 14:31:16
Estão abertas as inscrições para a segunda chamada do Prêmio Fiocruz-Servier, na categoria neuroinflamação e distúrbios de neurodesenvolvimento. O prazo vai até o dia 12/1/2018. Poderão se candidatar laboratórios, instituições de pesquisa e universidades. O prêmio será de 120 mil euros em três anos (20 mil no primeiro ano e 50 mil para cada um dos dois anos seguintes).
Notícia
Publicado em: 18/09/2017 17:38:21
Em 2017, no Ano Oswaldo Cruz, a edição do Fiocruz pra Você abriu espaço em sua programação para a defesa da paz e da cidadania. No final da manhã deste sábado (16/9), um ato realizado na frente do Castelo Mourisco da Fiocruz, em Manguinhos (RJ), reuniu representantes do poder público, de movimentos sociais e do terceiro setor, entre outros, com dois objetivos: promover a paz e homenagear um de seus grandes defensores, Herbert de Souza, o Betinho, cujo falecimento completou 20 anos em agosto. Em praticamente todos os discursos esteve presente a ideia de que o único caminho para o combate à violência é a promoção de direitos sociais e da cidadania, como tanto fez o sociólogo e ativista criador da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.
Notícia
Publicado em: 18/09/2017 16:49:33
Nesta quarta-feira (20/9), o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos debaterá um tema de extrema importância para aqueles que se dedicam às questões de educação e sua interface com a violência nas escolas brasileiras. Caracterização e Prevenção da Violência nas Escolas é o título da sessão coordenada pela pesquisadora Patrícia Constantino, do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), e que receberá os palestrantes Marilena Ristum, da Universidade Federal da Bahia, Flaviany Ribeiro, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, e Leonardo Bueno, da Assessoria de Cooperação Social da Fiocruz. "Teremos a participação de especialistas da área de violência e educação e debateremos, entre outros pontos, a situação de violência e as estratégias de prevenção numa comparação entre Brasil e Portugal. É um momento de reflexão e debate sobre esse tema tão atual e que merece atenção especial dos profissionais e da sociedade", afirmou a coordenadora da mesa. O Ceensp está marcado para as 13h30, no salão internacional, e é aberto ao público.
Notícia
Publicado em: 18/09/2017 16:03:10
Tremor é o distúrbio do movimento mais frequente na população e pode estar associado à exposição a agrotóxicos. Doenças hematológicas, dermatológicas, pulmonares, neurológicas, câncer, malformações congênitas, entre outras, também podem estar associadas a essa exposição. O Brasil, como o maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2008, em grande parte à custa da indústria agrícola, movimentou, entre 2010 e 2011, a receita de US$ 8,5 bilhões e o consumo de 936 mil toneladas, o que representou 19% do mercado global de agrotóxicos nesse período. Os principais grupos profissionais expostos aos agrotóxicos são os trabalhadores do setor agropecuário, saúde pública, firmas desinsetizadoras, transporte e comércio, indústrias de formulação e síntese e área veterinária. É o que revela o artigo dos pesquisadores Marlos Fábio Alves de Azevedo, da ENSP; e Armando Meyer, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objetivo do estudo foi avaliar a chance de tremor essencial em 442 guardas de endemias do Estado do Rio de Janeiro expostos a agrotóxicos. Foram selecionados 51 casos e 204 controles, com idade média de 49 anos. Os resultados indicam que aqueles com 16 a 16,9 anos de aplicação de agrotóxicos foram os que estiveram sob maior chance de apresentar a doença.
Notícia
Publicado em: 18/09/2017 13:42:05
Democracia e Saúde foi o tema que norteou os eventos de comemoração dos 63 anos da ENSP, e a internet, uma questão pouco explorada pela Saúde Pública e extremamente relacionada à democracia, também fez parte dos debates. Coordenado pelo professor André Pereira Neto, no dia 5/9, foi debatido o documentário Citizenfour, que trata do escândalo de espionagem internacional pela agência de segurança americana NSA, inclusive do Brasil, e como se deram os encontros com Edward Snowden antes e depois de sua identidade ser revelada ao público. Snowden é um analista de sistemas conhecido por revelar detalhes dos programas de vigilância do governo dos Estados Unidos, que enviou e-mails com mensagens criptografadas sobre o programa de vigilância ilegal da NSA à cineasta Laura Poitras e ao repórter Glenn Greewald. Eles foram à Hong Kong conhecer o remetente e produziram o documentário ganhador do Oscar em 2015. Esteve presente ao debate na ENSP o vereador carioca David Miranda, que coordenou a campanha pelo asilo à Edward Snowden no Brasil, e trabalhou ativamente junto ao seu marido Glenn Greenwald nas revelações dos programas secretos de vigilância global dos Estados Unidos.
Notícia
Publicado em: 18/09/2017 11:47:31
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) realizará, na quarta-feira, 20 de setembro, mais uma atividade do projeto ‘Encontros do Cesteh’. Reunido pela segunda vez em 2017, agora, o debate será sobre o Observatório Regional de Tecnologias em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade: avaliação de impacto à saúde na construção de um complexo portuário no litoral do Estado do Rio de Janeiro - municípios de Maricá e Saquarema. A atividade, marcada para as 12 horas na sala 32 do Cesteh/ENSP, contará com a apresentação da pesquisadora do Centro, Ana Maria Braga, e será aberta a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 15/09/2017 12:49:59
A Fiocruz promoveu, na segunda-feira (11/9), a roda de conversa Novo modelo de transferência de recursos na Saúde – Uma reflexão, no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz). O objetivo do evento foi discutir as novas mudanças no financiamento da saúde, a partir do projeto SUS Legal, proposto pelo Ministério da Saúde. As reflexões foram feitas a partir de uma das primeiras medidas do projeto, que foi aprovada na Comissão Intergestora Tripartite. Os repasses, antes realizados em seis blocos temáticos, passam a ser feitos em duas modalidades: custeio e investimento.
Notícia
Publicado em: 15/09/2017 11:12:23
Neste sábado, 16/9, será realizada a 24° edição do Fiocruz Pra Você. O evento tem suas origens, em 1994, no contexto de violência que se abatia sobre o território de Manguinhos. Desde então, a instituição procura associar o Dia Nacional de Vacinação a um dia de luta por uma vida saudável e digna para todos. A programação tem a participação de várias unidades da Fiocruz, começa às 8 da manhã e termina às 17 horas, no campus de Manguinhos. Nesse ano, terão três postos de vacinação: Praça Pasteur (Cavalariça), Biblioteca de Manguinhos e Clínica da Família Victor Valla. A ENSP participará do evento com várias atividades.
Notícia
Publicado em: 13/09/2017 14:52:32
Terminam nesta sexta-feira, até 6 de outubro, as inscrições para o Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais para Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola. O objetivo do curso é formar profissionais de ensino para a apropriação crítica de tecnologias educacionais digitais na prática docente, contribuindo para que atuem como mediadores da relação educação-saúde no espaço escolar, seja qual for a área do conhecimento alvo de sua prática pedagógica. Realizado na modalidade a distância, o curso é voltado para professores nas diferentes áreas do conhecimento com experiência docente comprovada e habilidades no manuseio de ferramentas digitais, e profissionais da saúde que desenvolvem atividades no ensino. A coordenação geral é da pesquisadora, Elomar Castilho Barilli, e coordenação adjunta da pesquisadora Rosely Magalhães de Oliveira, ambas da ENSP. Acesse o edital e saiba mais sobre o curso.
Notícia
Publicado em: 13/09/2017 13:06:05
Jennifer Braathen Salgueiro, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cep/ENSP/Fiocruz), fala sobre o contexto atual do Cep/ENSP, dos riscos da aprovação do Projeto de Lei do Senado 200/2015, além das atividades comemorativas dos 20 de atuação do Comitê de Pesquisa da ENSP.
Notícia
Publicado em: 13/09/2017 11:23:52
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) completou 63 anos de luta pela universalização da saúde pública no Brasil. Com o tema Democracia e Saúde. Saúde é Democracia, a Escola debateu o cenário nacional trinta anos depois da Constituinte. Durante três dias - de 4 a 6 de setembro -, a ENSP recebeu convidados e organizou debates sobre a atual conjuntura do país. A Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP), por meio de seu Núcleo Audiovisual, produziu uma vídeo-reportagem sobre as atividades comemorativas. Confira o vídeo e acompanhe todas as matérias do aniversário na seção 63 Anos ENSP.
Notícia
Publicado em: 13/09/2017 11:12:54
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), por intermédio de seu Grupo Temático de Saúde Mental, coordenado pelo pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/Ensp/Fiocruz), Paulo Amarante, assina o manifesto de docentes e pesquisadores brasileiros da saúde em defesa da Reforma Psiquiátrica e de uma política de Saúde Mental digna e conteporânea. Leia o manifesto na íntegra.
Notícia
Publicado em: 13/09/2017 01:36:52
No segundo dia de celebração do aniversário de 63 anos (5/9), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) inaugurou o primeiro laboratório do país destinado a estudar como a privação do sono impacta a saúde do trabalhador. Vinculado ao Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador, o Laboratório do Sono é coordenado pela pesquisadora Liliane Reis. Após a inauguração, o professor Geraldo Lorenzi Filho, diretor do Laboratório do Sono do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor), da USP, falou sobre o sono na sociedade brasileira. Ele explicou o que leva o indivíduo a dormir, criticou a privação de sono da sociedade atual e detalhou como se caracteriza a apneia do sono. "Para falarmos em saúde do trabalhador, bem-estar e ausência de medo, temos que falar do sono", admitiu o convidado.
Notícia
Publicado em: 12/09/2017 16:29:11
No dia 13 de setembro, defesa de tese de doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva Juízos morais dos profissionais de saúde: uma análise a partir de dilemas éticos relacionados ao valor da vida, por Flávia Orind Ferreira, a partir das 9h30 na sala 403 do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 12/09/2017 15:49:09
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a International Association for Suicide Prevention (Iaps) instituíram 10 de setembro como o Dia Mundial para Prevenção do Suicídio. Em 2015, o Centro de Valorização da Vida (CVV) iniciou a campanha Setembro Amarelo de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, além de suas formas de prevenção. Segundo a OMS, o suicídio é um grande problema de saúde pública, e cerca de 75% dos casos ocorrem em países de baixa e média renda. Em 2014, o Brasil era o oitavo país, nas Américas, em número de suicídios. Para debater a relação entre suicídio, psicanálise e saúde pública, o Curso de Atualização em Fundamentos da Experiência Psicanalítica, desenvolvido pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), promoveu a aula aberta A morte pode esperar: suicídio, psicanálise e saúde pública. A atividade contou com a apresentação da coordenadora do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio, Soraya Carvalho. Confira, no Canal da ENSP, no Youtube, a palestra na íntegra.