Notícias do Informe
14.801 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 15/07/2014 16:16:42
O Canal Saúde, da Fiocruz, publicou entrevista com a presidente da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária Abrasco-Cebes (CVRS), Anamaria Testa Tambellini, que é pesquisadora aposentada da Fiocruz e da UFRJ no programa Bate papo na saúde. Na ocasião, Anamaria falou sobre a CVRS, seu objetivo e o novo espaço criado para a inserção de relatos de trabalhadores que violaram ou que tiveram seus direitos violados pela ditadura militar brasileira, ocorrida no período entre 1964 e 1985. O presidente da Fundação, Paulo Gadelha, também participou do programa.
Notícia
Publicado em: 15/07/2014 14:56:07
Relatos de e sobre trabalhadores da saúde que sofreram perseguições, violações, torturas, sequestros e assassinatos durante a Ditadura Militar - ocorrida no Brasil entre os anos de 1964 e 1985 -, podem ser enviados ao novo espaço do site da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária Abrasco-Cebes. Estes relatos auxiliarão a CVRF a buscar informações sobre aqueles que ainda não tiveram seus direitos políticos restaurados, que seguem desaparecidos ou ainda que não foram identificados. Além disso, os testemunhos alimentarão um banco de dados que permitirá contar, pelo viés da saúde, uma parte da história do Brasil.
Notícia
Publicado em: 15/07/2014 14:16:29
No dia 16/7, apresentação de Mestrado Acadêmico em Saúde Pública Trabalho e saúde das profissionais de enfermagem em urgência e emergência: estudo de caso em uma Unidade de Pronto Atendimento no Município do Rio de Janeiro, por Hebert de Oliveira Gomes, na sala 24 (DCB/ENSP), às 9h30.
Notícia
Publicado em: 15/07/2014 13:18:50
A pesquisadora da ENSP Joyce Mendes de Andrade Schramm participará da terceira edição dos Fóruns Estadão Brasil 2018, que acontecerá no dia 16 de julho, com apoio educacional do Insper. O evento colocará em discussão a saúde, debatendo os temas: "Avanços no sistema público e os desafios dos próximos anos"; "Cenário da saúde privada no Brasil e desafios de regulamentação dos Planos de Saúde" e "Desafios demográficos e o novo contexto de saúde no Brasil".
Notícia
Publicado em: 15/07/2014 11:32:43
A partir do dia 29 de julho, o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) William Waissmann passará a ocupar a cadeira de número 15 como membro titular da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Acamerj). A solenidade de posse ocorrerá no teatro sede da Associação Fluminense de Medicina, em Niterói, às 20 horas. "Entrei para a cadeira defendendo minha tese 'Nanotecnologias, nanomateriais, e nanopartículas: impactos sobre a saúde humana', na qual descrevo não só a parte metabólica, mas também o aspecto regulatório deste tema", explicou Waismann.
Notícia
Publicado em: 15/07/2014 11:28:28
Foi lançado o edital de chamada para proposta de projetos 2014 do programa do Instituto Pasteur em conjunto com a Fiocruz. O objetivo principal do programa é facilitar o início e o desenvolvimento de colaborações em áreas prioritárias de pesquisa translacional e saúde pública. As áreas prioritárias para esta chamada são: neurociência; biologia integrada; e doenças crônicas relacionadas com doenças infecciosas. As inscrições vão até 30 de setembro de 2014.
Notícia
Publicado em: 15/07/2014 11:04:09
Um projeto para a regularização fundiária dos territórios quilombolas permitirá a essas comunidades ter acesso aos direitos de cidadania, beneficiando-se de políticas públicas e realizando projetos com o governo e a sociedade civil. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Fundação Ford e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), vinculada à Presidência da República, em apoio ao Programa Brasil Quilombola.
Notícia
Publicado em: 14/07/2014 16:19:00
A OMS considera o tabagismo uma doença pediátrica pois 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos e quanto mais cedo iniciam o uso do tabaco, mais rápido se tornam dependentes. Uma das estratégias praticadas pela indústria para atrair os jovens é a utilização de aditivos que conferem aroma e sabor aos produtos derivados do tabaco, com o intuito de torná-los mais atraentes e palatáveis. Neste contexto, a Anvisa proibiu o uso desses aditivos, com o objetivo de reduzir a experimentação e iniciação por crianças e jovens. Para compreender e relatar o processo de proibição dos aditivos nos produtos derivados do tabaco no Brasil, as pesquisadoras do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP), Vera da Costa e Silva, Silvana Rubano Turci e Valeska Carvalho Figueiredo, desenvolveram um artigo que aponta que indústria do tabaco tem procurado ao máximo adiar a entrada em vigor da Resolução da Anvisa que proíbe os aditivos no país.
Notícia
Publicado em: 14/07/2014 15:30:29
O programa Sala de Convidados, do Canal Saúde da Fiocruz, recebeu os pesquisadores da ENSP Sergio Rego e Maria Helena Mendonça para um debate sobre o tema Qual médico o Brasil precisa?. O médico Luiz Viana Sobrinho também integrou a roda de conversa.
Notícia
Publicado em: 14/07/2014 14:44:23
No dia 15 de julho, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Epidemiologia em Saúde Pública Mortalidade infantil em municípios de médio e pequeno porte das regiões Norte e Nordeste do Brasil e Vale do Jequitinhonha – Minas Gerais: um estudo de caso-controle, por Barbara Vasques da Silva Ayres, na sala 823 da ENSP, a partir das 13h30.
Notícia
Publicado em: 14/07/2014 14:30:03
O presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Gadelha, e o diretor do Instituto Oswaldo Cruz, Wilson Savino, publicaram artigo no jornal O Globo, na segunda-feira (14/7). Com o título, Em benefício da vida, o texto aborda a experimentação animal em pesquisas, destacando a falta de informação que ainda vigora em relação ao tema e a importância do uso de animais para a elucidação de processos biológicos, a descoberta de novos medicamentos, vacinas e tratamentos. “Parar a experimentação animal em pesquisas significaria um retrocesso para a ciência e uma perda para a saúde da população e para o próprio campo da veterinária. Cabe aos pesquisadores e às instituições manterem o compromisso de responsabilidade e ética com os animais”, diz o texto.
Notícia
Publicado em: 14/07/2014 13:55:01
Muitos são os temas relativos à primeira infância tratados no número temático de julho da revista Ciência & Saúde Coletiva, que está disponível on-line, como: leve aumento dos partos prematuros, abuso das cesarianas, ocorrência do nascimento de pré-termos tardios, questões relativas à mortalidade infantil, às desigualdades ao nascer, à qualidade do sistema de notificação dos nascidos vivos, à assistência pré-natal e ao parto segundo as orientações da OMS, à amamentação e à alimentação complementar e muitos outros, incluindo-se também texto relativo à saúde das crianças até cinco anos de idade. A publicação, que tem como uma das editoras-chefes a pesquisadora da ENSP Maria Cecília Minayo, conta com diversos artigos produzidos por profissionais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Confira.
Notícia
Publicado em: 14/07/2014 10:59:52
A nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da Escola Nacional de Saúde Pública já está disponível on-line. A publicação convida para o Centro de Estudos da ENSP, que pretende debater a construção de uma carreira pública no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. O boletim traz também o artigo publicado em O Globo, pela professora Ligia Bahia, sobre os descompassos entre os tempos da política eleitoral e o da saúde, além de apontar algumas mudanças, por parte da Anvisa, na regra para nomes de medicamentos e trazer um entrrevista com o médico, mestre em Nefrologia e técnico da Vigilância Sanitária Estadual do Rio de Janeiro, Reinaldo Chain. sobre o papel da vigilância nos serviços de hemodiálise.
Notícia
Publicado em: 14/07/2014 10:47:52
O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 18 de julho as inscrições do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica – QualifarSUS. O objetivo é estruturar a assistência farmacêutica da Atenção Básica de 676 municípios, com até 100 mil habitantes, e que integram o Plano Brasil Sem Miséria. Essas cidades receberão, este ano, R$ 25 milhões, que deverão ser investidos na contratação de equipes, compra de equipamentos e de mobiliários para as farmácias já existentes, localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Centrais de Abastecimento Farmacêutico (CAF).
Notícia
Publicado em: 14/07/2014 10:40:10
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga o edital nº 42/2014, que seleciona projetos para o Programa de Apoio à Pós-Graduação e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Desenvolvimento Socioeconômico no Brasil (PGPSE). Os projetos que cumprirem os requisitos descritos no edital devem ser inscritos até 17 de outubro. O PGPSE tem como objetivo fomentar a cooperação entre instituições civis para implementação de projetos voltados ao ensino, à pós-graduação e ao desenvolvimento de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas e à formação de recursos humanos qualificados.