Notícias do Informe
14.794 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 01/10/2015 13:28:26
No dia 6 de outubro, três dissertações de mestrado acadêmico em Saúde Pública e Meio Ambiente serão apresentados na ENSP. Confira os temas, alunos e orientadores.
Notícia
Publicado em: 01/10/2015 12:07:10
O colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, publicou em seu site o artigo divulgado pela revista Cadernos de Saúde Pública, da ENSP/Fiocruz, que aponta carga de tabagismo no país em 2011. O estudo, coordenado pela pesquisadora Márcia Teixeira Pinto, do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), revela que o tabagismo é responsável por 147 mil mortes no Brasil, além de 157 mil infartos agudos do miocárdio, 75 mil AVCs e 63 mil diagnósticos de câncer. "O custo para o sistema de saúde é de R$ 23,4 bilhões por ano", diz o texto. O artigo completo pode ser acessado aqui.
Notícia
Publicado em: 29/09/2015 15:18:52
Resultado de um conjunto de reflexões e ações realizadas compartilhadamente entre academia, organizações e movimentos comunitários, que identificam a necessidade de aprofundar com a sociedade a discussão em torno do entendimento mais geral do que é um desastre, na maioria das vezes é visto como uma fatalidade natural, consequência de um evento extremo, a Fiocruz promoverá, nos dias 15 e 16 de outubro, o Seminário internacional desnaturalização dos desastres e mobilização comunitária: novo regime de produção do saber. No sentido de estimular a troca de experiências, o seminário receberá trabalhos, que serão divididos em três temas: gestão de redução de desastres, participação social e saúde e atenção psicossocial. Os interessados tem até 5 de outubro para enviar trabalhos pelo site do evento. O seminário é aberto ao público e necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 29/09/2015 13:40:40
Conforme deliberação da Assembleia, os trabalhadores da Fiocruz vão paralisar as atividades, por 24 horas, na quarta-feira (30/9). Na Agenda de Mobilização haverá conferência e mesas preparatórias para a 15ª Conferência Nacional de Saúde* (*Diálogos Pense SUS, nos dias 29 e 30, a partir das 9h, no Icict/Fiocruz).
Notícia
Publicado em: 29/09/2015 13:38:19
No dia 5 de outubro, apresentação da dissertação de mestrado profissional em Saúde Pública Perfil do profissional médico na Estratégia de Saúde da Família no município do Rio de Janeiro: um modelo em transição, por Cyro Leonardo de Albuquerque Mendes, na sala 407 da ENSP, a partir das 10 horas.
Notícia
Publicado em: 28/09/2015 16:42:55
O Brasil teve o melhor primeiro semestre da história no número de doadores efetivos de órgãos, tanto em números absolutos quanto na taxa por milhão de população (pmp). Os dados oficiais do Ministério da Saúde demonstram que entre janeiro a junho deste ano, 4.672 potenciais doadores foram notificados, resultando em 1.338 doadores efetivos de órgãos. Essas doações possibilitaram a realização de 12,2 mil transplantes, fazendo com que crescem os procedimentos de órgãos mais complexos como pulmão, coração e medula óssea. Nesse mesmo período, o Brasil alcançou a maior porcentagem de aceitação familiar, que foi de 58%, superando os demais países da América Latina.
Notícia
Publicado em: 28/09/2015 15:36:47
A desigualdade de renda no Brasil está diminuindo? Esse é o questionamento presente no editorial do volume 31, número 6 da revista Cadernos de Saúde Pública da ENSP. Segundo o texto, quanto mais desigual for uma sociedade, maior será a persistência da renda entre as gerações. Estima-se que o Brasil tem uma das mais altas persistências intergeracionais de renda, o que se combina com a alta desigualdade social observada no país. Assinado pelo pesquisador Antonio Augusto Moura da Silva, da Universidade Federal do Maranhão, o editorial aponta que a desigualdade social em uma cidade brasileira de renda média está diminuindo, pois a mobilidade intergeracional de renda aumentou - especialmente entre as camadas médias de renda - e a persistência da renda diminuiu. "As velhas gerações não estão mais conseguindo transmitir hereditariamente o seu patrimônio para os seus filhos com a mesma intensidade com que o faziam antes", destacou o autor.
Notícia
Publicado em: 28/09/2015 13:10:18
Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) no município de Aracaju, Sergipe. Coordenado pelo pesquisador Paulo Amarante e desenvolvido por meio da parceria entre a ENSP e a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, o curso é destinado a profissionais de saúde graduados que atuem no campo da saúde mental e da atenção psicossocial direta ou indiretamente e que possuam vínculo público com a Prefeitura Municipal de Aracaju/PMA. As inscrições estão abertas até 26 de outubro.
Notícia
Publicado em: 28/09/2015 11:47:56
Está disponível on-line a última edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A publicação destaca a reunião pública para eventos de massa, a abertura da consulta pública para aperfeiçoar regras de registro de tintas de tatuagem, além da suspensão, pela Agência nacional de Saúde Suplementar (ANS), da venda de 73 planos de saúde de 15 operadoras. Confira a nova edição do boletim.
Notícia
Publicado em: 28/09/2015 10:30:05
No dia 29 de setembro, duas dissertações de mestrado profissional em Epidemiologia em Saúde Pública e um doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente serão apresentados na ENSP. Confira os temas, alunos e orientadores.
Notícia
Publicado em: 28/09/2015 10:15:19
O Brasil vive um momento de definição de rumos, seja para dar continuidade, com novas ênfases, aos processos em curso, seja percorrendo novos caminhos. Considerando a importância de se analisar e debater a conjuntura brasileira em suas diversas dimensões, o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CCE) dará início, em 1º de outubro, das 14h às 16h, ao ciclo de debates on-line Futuros do Brasil.
Notícia
Publicado em: 28/09/2015 10:11:10
O Sala de Convidados debate o tema Mulheres do Campo e Saúde, na próxima terça-feira (29/9), ao vivo, às 11 horas, no Canal Saúde. O programa vai falar sobre como andam as políticas públicas de saúde voltadas para esse segmento da população e quais as principais demandas dessas mulheres, que, em agosto, se manifestaram por seus direitos na 5ª Marcha das Margaridas, em Brasília.
Notícia
Publicado em: 25/09/2015 16:25:55
O Conselho Deliberativo da Fundação Oswaldo Cruz vem a público se manifestar, considerando o contexto de ajustes na política econômica, bem como, as possíveis repercussões para o setor saúde da reforma administrativa em debate. Entendemos que o processo de implementação da Reforma Sanitária Brasileira e da consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) são conquistas do povo brasileiro no contexto de luta por direitos e redução das desigualdades sociais. O SUS representa uma marca distintiva de uma sociedade que se pretende justa, fraterna e igualitária. A conjuntura econômica e o contexto político desfavorável não podem justificar quaisquer recuos neste caminho. Por isso, neste momento, é fundamental reafirmarmos os princípios que orientam nossa atuação como instituição estratégica de Estado, na defesa do SUS, na garantia das políticas de ciência e tecnologia, das políticas de educação pública e das demais políticas sociais e econômicas que possibilitem os avanços garantidos pela Constituição Brasileira.
Notícia
Publicado em: 24/09/2015 16:05:08
A saúde dos trabalhadores dos postos de combustíveis é tema do Seminário Campanha Estadual de Segurança e Saúde - Projeto Postos de Combustíveis que encerra, nesta sexta-feira, 25 de setembro, uma semana de atividades dedicadas aos que atuam nesse setor tão importante da nossa economia. Os pesquisadores Rita Mattos e Antônio Sergio de Almeida, do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) farão palestras no evento, mostrando estudos sobre a exposição dos trabalhadores dos postos às substâncias tóxicas, como o benzeno, e sobre ações de vigilância em saúde.
Notícia
Publicado em: 24/09/2015 15:44:45
Com o objetivo de discutir temas relacionados ao ensino e à formação do docente que mobilizassem a capacidade de a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) refletir e vislumbrar a respeito do futuro que almeja chegar, a Vice-Direção de Pós-Graduação promoveu mais um evento da série Encontros sobre Ensino. Desta vez, com o tema O papel dos formadores, a ENSP recebeu a doutora em educação, professora do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes) da UFRJ e pesquisadora CNPq, Victoria Maria Brant Ribeiro, e o pesquisador e docente do Departamento de Ciências sociais da ENSP/Fiocruz José Inácio Jardim Motta, que atuou como debatedor. Em sua fala, Victória destacou que precisa estar em contato "com pessoas que ainda acreditam na possibilidade de se aprender a ser docente". As palestras estão disponíveis na íntegra e podem ser acessadas no canal do YouTube da ENSP.