Notícias do Informe
14.788 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 29/10/2015 11:38:37
De acordo com um relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o homicídio é a quarta maior causa de mortes no mundo entre pessoas de 10 a 29 anos, somando cerca de 200 mil óbitos por ano de indivíduos nesta faixa etária. Para a OMS, programas de prevenção de agressões podem gerar melhorias nas áreas de saúde, educação e na sociedade, além de evitar gastos econômicos provocados pela violência.
Notícia
Publicado em: 29/10/2015 11:08:01
O jornal O Globo de quarta-feira (28/10) destacou a redução do número de cesarianas no país após resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar. De acordo com os resultados parciais do programa Parto Adequado, a média anual de cesarianas caiu de 80% para 72% nos últimos sete meses. Para a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e coordenadora da pesquisa Nascer no Brasil, Maria do Carmo Leal, o Brasil pode diminuir ainda mais esse cenário e aumentar o número de partos normais. Confira a reportagem.
Notícia
Publicado em: 28/10/2015 13:43:59
O Brasil não tem renda capaz de sustentar seu atual mercado de planos de saúde, que tem mais de 50 milhões de clientes, disse a pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ligia Bahia, durante o programa Observatório da Imprensa, exibido em 22/10 pela TV Brasil. Segundo ela, em razão disso empresas de planos de saúde estão indo à falência enquanto os consumidores arcam com preços cada vez maiores ter acesso aos planos.
Notícia
Publicado em: 28/10/2015 13:34:43
O livro Salud mental y atención psicossocial (Saúde Mental e Atenção Psicossocial em português), do pesquisador da ENSP/Fiocruz Paulo Amarante, está sendo lançado em Madrid, na Espanha, nesta quarta-feira (28/10), durante a Jornada Psiquiatrías críticas, salud mental alternativa - el papel de las publicaciones en tiempos de crisis. A publicação, que já está em sua quarta edição na versão nacional, chega ao continente europeu com o intuito de contribuir para o entendimento das dimensões e estratégias do campo da saúde mental e atenção psicossocial, bem como para a análise dos caminhos e tendências das políticas brasileiras na área.
Notícia
Publicado em: 28/10/2015 11:19:55
A partir de uma avaliação do programa Academia da Saúde, do Ministério da Saúde, a aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP Monique Padilha foi convidada a participar do I Seminário Internacional de Saúde Pública, promovido pela Universidad de Cundinamarca, da Colômbia. O encontro acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro na cidade de Girardot (Colômbia). A palestra de Monique, intitulada Determinantes sociales de la salud y de su confrontación en el território a través de las estrategias de promoción de la salud local faz parte da linha temática Determinantes sociais, sanitários e ambientais.
Notícia
Publicado em: 27/10/2015 18:38:22
A natureza e o modelo das políticas sociais no Brasil, bem como sua sustentabilidade, em especial frente aos novos riscos sociais que vêm se configurando – envelhecimento das populações, pobreza infantil, inadequação ao trabalho por parte de trabalhadores pouco qualificados ou mais velhos, necessidade de apoio para famílias pobres chefiadas por mulheres, entre outros – estarão em debate dia 30/10/2015, no seminário internacional Tendências recentes do welfare state, realizado, no Rio de Janeiro, pelo Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes), em parceria com o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz) e o Instituto de Medicina Social da Uerj. O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais, com o objetivo de contribuir para a qualificação da produção acadêmica sobre o tema, com vistas a influir na formulação de políticas públicas.
Notícia
Publicado em: 27/10/2015 17:00:40
O segundo dia (28/10) da Semana do Servidor Público, promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, será marcado pela celebração de dois anos do projeto que promove o estímulo à leitura entre os profissionais, alunos e colaboradores da instituição e pelo encerramento de um ciclo que a cada ano enriquece e renova a Escola. Às 9 horas, o projeto Livro em Movimento iniciará a doação de livros em frente à portaria principal da ENSP, enquanto, às 9h30, no auditório térreo, começará a solenidade de formatura dos alunos de pós-graduação stricto sensu. Para os alunos de pós-graduação lato sensu, a solenidade será às 14 horas.
Notícia
Publicado em: 27/10/2015 16:28:36
O Núcleo de Biossegurança da ENSP treinou profissionais de saúde para lidar com possíveis ataques bioterroristas durante as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. O treinamento, sigiloso, foi destaque nesta reportagem do jornal O Dia. Na última turma, foram formados 1200 trabalhadores, entre médicos, enfermeiros, laboratoristas e sanitaristas. A pesquisadora Telma Abdalla de Oliveira Cardoso, que coordena o Núcleo de Biossegurança, justificou a importância do curso uma vez que esses profissionais, provavelmente, serão os primeiros a identificar, controlar e tratar as situações emergências que possam ocorrer.
Notícia
Publicado em: 27/10/2015 14:37:58
Diversos estudos de caso em comunidades específicas têm apontado para a ocorrência de elevadas prevalências de excesso de peso e obesidade em adultos indígenas. Um estudo dos pesquisadores da ENSP Thatiana Regina Fávaro, Ricardo Ventura Santos, Geraldo Marcelo da Cunha, Iuri da Costa Leite e Carlos Coimbra Jr aponta resultados similares sobre povos indígenas no Brasil e no mundo, que mostram a emergência de excesso de peso associado a contextos de acelerados processos de transição nutricional. “Independentemente do local onde habitam no mundo, os indígenas tendem a apresentar os piores indicadores de saúde, incluindo menor esperança de vida ao nascer e níveis mais elevados de mortalidade infantil, materna e geral.” No Brasil, acrescentam eles, diversas pesquisas que compararam os perfis de saúde de indígenas e não indígenas indicaram a ocorrência de marcadas iniquidades, como déficit de crescimento e anemia em menores de cinco anos, quatro e duas vezes maiores quando comparadas àquelas de crianças não indígenas.
Notícia
Publicado em: 27/10/2015 14:09:04
O Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP) está com inscrições abertas para a Comunidade de Práticas sobre Controle do Tabaco para Fiscais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). O objetivo da Comunidade é sensibilizar os agentes fiscalizadores sobre a dimensão do trabalho de fiscalização, favorecendo o desenvolvimento de competências necessárias para o cumprimento da legislação pertinente e os instrumentalizando para realização de ações de controle do tabaco. Para a coordenadora do Cetab Valeska Figueiredo, a realização da Comunidade visa fortalecer a implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco e as ações do controle do tabaco no Brasil. "Trata-se de uma estratégia de formação de recursos humanos para o SUS que busca instrumentalizar os fiscais visando a garantia do cumprimento da legislação brasileira no contexto do controle do tabaco", analisou a coordenadora.
Notícia
Publicado em: 27/10/2015 13:10:18
Nesta quinta-feira (29/10), a sala 32 do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador (Cesteh) receberá a Roda de Conversa Unindo as Pontas do SUS: Co-laboração para produção da Saúde nas relações com a Sociedade. A atividade, que apresentará o projeto aprovado no Edital de apoio a Grupos Emergentes da Faperj e desenvolvido pelo grupo de pesquisa Tecnologias e Práticas Interativas na Pesquisa, Educação e Saúde da ENSP, está marcada para as 13h30 e é aberta aos interessados.
Notícia
Publicado em: 26/10/2015 15:03:55
O Instituto de Medicinal Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/UFRJ) promoverá uma roda de conversa com o objetivo de debater sobre o cenário político e seus desafios e alternativas, tanto no contexto da crise econômica e política, como cotidianamente. Com o tema Porque defendemos um Sistema de Saúde universal? a palestra, marcada para segunda-feira (26/10), é o terceiro momento de uma série de encontros que reúne estudantes de pós-graduação da UFRJ e da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). A atividade é aberta a todos os interessados, não necessita de inscrição prévia e está agendada para às 18 horas, no Instituto de Medina Social.
Notícia
Publicado em: 26/10/2015 14:51:12
Pesquisas acadêmicas sobre a segurança do paciente e sua interface com a esfera jurídica ainda são incipientes no Brasil. Embora haja no país investigações de relevância sobre o tema, a sua interface com o campo jurídico não se dá com a mesma velocidade. Para tratar dessa questão, os pesquisadores da ENSP Walter Mendes e Victor Grabois participarão do I Seminário Nacional sobre Segurança do Paciente, que acorrerá em Brasílias, nos dias 27 e 28 de outubro. Mendes fará sua apresentação no primeiro dia do encontro e falará sobre o estado da arte da segurança do paciente no mundo. Já Grabois vai abordar a questão da cultura justa no âmbito da segurança do paciente no dia 28/10. Ambos os pesquisadores são integrantes do Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente.
Notícia
Publicado em: 26/10/2015 13:45:27
Nesta terça-feira (27/10), a palestra Impacto da Violência na saúde dos brasileiros: conceitos e tendências, a ser proferida pela coordenadora científica do Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), Cecília Minayo, dará início às atividades da Semana do Servidor Público, promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Na ocasião, a fundadora do Claves/ENSP celebrará os 25 anos de atuação do departamento e discorrerá sobre as formas como a violência afeta a saúde individual e coletiva da população brasileira. O evento está marcado para o salão internacional da ENSP, às 13h30. As ações realizadas durante a Semana do Servidor Público são abertas a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 26/10/2015 13:25:51
Entre 21 e 24 de junho de 2016 será realizado o IV Congresso de Epidemiologia das Américas em Miami - Flórida. Com e tema Fazendo a diferença entre populações, a atividade contará com a participação de pesquisadores epidemiologistas, educadores e formuladores de políticas do meio acadêmico, da saúde pública, do governo e da indústria. O congresso tem por objetivo mostrar a diversidade de estudos, práticas e políticas no contexto da epidemiologia que possam melhorar a saúde das populações diversas. Envio de resumos para o congresso terminam no dia 2 de novembro.