Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.788 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 29/06/2016 15:20:16
O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP (Ceensp) debateu, no dia 22 de junho, um tema complexo e urgente: a saúde nas prisões. Em um país marcadamente violento, em que se assiste à propagação de discursos de ódio, discutir os direitos à saúde daqueles que a sociedade, por força da lei, excluiu de seu convívio, pode ser encarado um tabu. Para falar do assunto, o Ceensp contou com a participação da professora Maria do Carmo Leal, como coordenadora da mesa, e ainda com as falas da promotora Érica Puppim, do Ministério Público do Rio de Janeiro, Alexandra Sanches, pesquisadora da ENSP, e Bernard Larouzé, pesquisador do Incerm, da França, e ex-pesquisador visitante da Escola. Como Maria do Carmo lembrou logo na abertura do Centro de Estudos, tratou-se de tripla jornada, uma vez que, além da palestra da promotora, o evento serviu para apresentação e prestação de contas da pesquisa "Saúde Materno Infantil nas Prisões", feita com recursos do Ministério da Saúde e do programa Inova ENSP. Um número especial temático da Revista Ciência e Saúde Coletiva, da Abrasco, também foi lançado na ocasião.
Notícia
Publicado em: 29/06/2016 15:09:47
Qual a duração da imunidade pós-vacinação contra febre amarela em crianças? Esta foi a questão levantada pela tese da aluna do doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP, Tatiana Guimarães de Noronha. "Em função dos questionamentos a respeito dos resultados de um estudo de duração da imunidade em adultos realizado no Brasil, identificou-se a necessidade avaliar a duração da imunidade para febre amarela em crianças de 9 meses a 12 anos pimovacinadas nos dois primeiros anos de vida", explicou a aluna. A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus, pertencente ao gênero Flavivirus, e transmitida por artópodes hematófagos, como os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Aedes. A pesquisa observou uma redução na proporção de soropositividade (SP), com destaque para a queda mais acentuada a partir dos 31 meses pós-vacinação. Na categoria de 31 a 72 meses pós-vacinação (mediana de 51 meses ou 4,25 anos), a proporção de SP foi de 59%.
Notícia
Publicado em: 29/06/2016 13:46:45
Com o objetivo de disseminar informações e ferramentas que facilitem o envolvimento do paciente nos processos do cuidado em saúde a que são submetidos, assim como seus familiares e amigos, o Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis) acaba de lançar uma nova página voltada para esse tema. A ENSP e seus pesquisadores mantêm estreita relação com o Proqualis por meio do desenvolvimento de projetos e linhas de pesquisa. A coordenadora geral do Centro e pesquisadora da ENSP, Margareth Portela, fez a apresentação da página em vídeo. 
Notícia
Publicado em: 29/06/2016 11:37:52
Até o dia 30/6, interessados podem se inscrever no curso de especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde, que faz parte da estratégia da Fiocruz de formação gerencial e de qualificação dos profissionais da área de gestão da instituição. O curso é direcionado aos servidores da Fundação que exercem o cargo de Analista de Gestão em Saúde, lotados nas Unidades do Rio de Janeiro e das regionais, e oferece 40 vagas. As inscrições vão até quinta-feira, 30/6 e devem ser feitas Plataforma Siga Ls. 
Notícia
Publicado em: 29/06/2016 11:14:20
Na quinta-feira, 30 de junho, duas dissertações de mestrado serão apresentadas na ENSP. Uma no programa de Epidemiologia em Saúde Pública e outra no programa de Saúde Pública e Meio Ambiente. Confira.
Notícia
Publicado em: 28/06/2016 15:00:39
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) promoveu uma sessão científica com o intuito de discutir a relação entre os determinantes sociais da saúde e a tuberculose. A atividade teve a participação do pesquisador colaborador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP) e membro do Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos da ENSP (LabMep), Alexandre San Pedro Siqueira, que apresentou um estudo sobre a tuberculose como marcadora de iniquidade social em saúde. Fruto de sua tese de doutorado, a pesquisa Os determinantes sociais da tuberculose: uma análise intraurbana em área de implantação de um importante projeto de desenvolvimento econômico na Região Leste do Estado do Rio de Janeiro aponta associação entre a precariedade das condições de vida e a ocorrência de tuberculose. O estudo também revela aprofundamento das desigualdades socioeconômicas, principalmente, em áreas que sofrem com a implementação de grandes emprendimentos.
Notícia
Publicado em: 28/06/2016 14:09:21
Muito já se falou sobre o que se perde num processo de tradução, mas de natureza certamente mais intangível, há sempre também algo novo que emerge do encontro entre idiomas, linguagens e vivências. Foi essa troca rara, tecida na lentidão da tradução simultânea, que marcou o encontro entre trabalhadores turcos e brasileiros, recebidos para uma roda de conversa no Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), em maio. Tendo como debatedores Fadel Vasconcelos e Augusto Pina, pesquisadores da Escola, e Nilton Freitas, representante do Sindicato dos Químicos do ABC, o encontro seguiu a dinâmica das rodas de conversa do Cesteh, com ampla participação de todos os presentes no debate.
Notícia
Publicado em: 28/06/2016 12:30:55
Na quarta-feira, 29 de junho, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) abrirá as portas para uma discussão sobre o agente popular de saúde e vigilância ambiental. A atividade, que pretende discutir a saúde em Manguinhos, promoverá o primeiro encontro dos egressos do curso de 2016. O debate está marcado para as 9 horas, no salão internacional da ENSP, e os interessados em participar devem se inscrever no dia do evento, no prórpio local, 10 minutos antes do início da programação. A atividade será dividida em dois momentos: Das 9h10 às 10 horas o evento contará com as apresentações de movimentos populares de Manguinhos e de profissionais do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP); das 10 às 12 horas, será realizada uma tribuna livre.
Notícia
Publicado em: 28/06/2016 12:15:49
A reportagem de capa do Jornal de Bairro Zona Norte, do O Globo, deu grande destaque à atuação da Fundação Oswaldo Cruz em todo o território brasileiro nos campos da pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológico. Na formação em saúde, O Globo citou o trabalho desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública na formulação de políticas para o SUS e na oferta de cursos lato e stricto sensu. Leia a reportagem nos arquivos anexos.
Notícia
Publicado em: 28/06/2016 11:50:01
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou, no ínicio do mês, o novo Sistema de Disseminação de Informações (SDI), ferramenta que compila dados da agência e da pós-graduação brasileira. Entre as novidades oferecidas pelo sistema está a possibilidade de consultar todos os bolsistas da agência por meio de diferentes indicadores. Um dos principais módulos do SDI é o novo portal Transparência Capes, no qual é possível pesquisar os bolsistas da Capes por nome, CPF, instituição de ensino ou por programa da agência. Os dados são classificados por nível de ensino e programa de pagamento de bolsas e auxílios da Capes, extraídos dos sistemas de pagamento de bolsas no país, bolsas no exterior e auxílio à pesquisa.
Notícia
Publicado em: 28/06/2016 11:40:21
No dia 30 de junho, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública A categoria 'território' e sua incorporação nos estudos de saúde e ambiente, por Elisa Cruz de Simoni, a partir das 14 horas, na sala 113 da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJ/Fiocruz).
Notícia
Publicado em: 28/06/2016 11:20:31
Em reportagem que relatou a revogação das Portarias 958 e 959, que permitiam a substituição de agentes comunitários de saúde (ACS) por técnicos de enfermagem, a Agência Brasil destacou a atuação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio na defesa dos ACS. O texto destaca a carta de repúdio às portarias assinadas pelas duas instituições. Leia.
Notícia
Publicado em: 27/06/2016 17:41:47
Está tramitando no Congresso Nacional a Proposta de Emenda Constitucional 241/2016, que limita o crescimento do gasto público à inflação do ano anterior. Diversos pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), assim como inúmeras outras instituições de saúde e pesquisa do país posicionaram-se contra a medida. A PEC altera os critérios para cálculo dos gastos com saúde e educação a cargo da União.  Com ela, em 2017, o limite de gastos será a despesa primária federal de 2016, incluindo os restos a pagar, reajustada pelo IPCA de 2016. A partir de 2018, será usado o teto do ano anterior acrescido da inflação. Leonardo Castro, analista da Vice-Direção de Ensino, enfatizou que não se trata apenas de cortes no SUS. Segundo ele, "a PEC 241 ameaça não só as universidades públicas, como também a pesquisa científica no país". Confira a opinião de alguns pesquisadores da Escola, leia a nota conjunta publicada pelo Conass e Conasems, além da Carta do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Notícia
Publicado em: 27/06/2016 16:59:46
Há 40 anos era plantada a semente do movimento da Reforma Sanitária, nascido no contexto de luta contra a Ditadura Militar, na década de 1970, envolvendo saúde e democracia. Desde então, o movimento trabalha por mudanças em todo o setor saúde e foi uma das bases para a histórica 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986; para a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e para o ideal da saúde como um direito no país, previsto na Constituição de 1988.
Notícia
Publicado em: 27/06/2016 13:42:36
No dia 29/6, às 14h, defesa de mestrado acadêmico em Saúde Pública Fatores associados à mortalidade hospitalar por doenças selecionadas do aparelho circulatório em idosos, no Sistema Único de Saúde, na Região Sudeste, Brasil, por Paula Brito COrdeiro, na sala 39 do Cesteh, às 14h.