Notícias do Informe
14.807 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 13/04/2020 19:51:00
Como tem sido sistematicamente noticiado pela imprensa nacional e internacional, a epidemia de covid19 está se alastrando a passos largos em todo o planeta. No Brasil, a situação não é diferente. Embora os primeiros casos tenham sido notificados em São Paulo e Rio de Janeiro, hoje todos as unidades da federação têm casos confirmados e o número de óbitos cresce a cada dia, inclusive nos nove estados que compõe a Amazônia Legal. Na Amazônia brasileira, os estados mais afetados são Amazonas, Pará e Roraima, locais onde vive parte expressiva dos grupos indígenas no Brasil. Tomando por base o último censo nacional, realizado em 2010, podemos afirmar com segurança que hoje temos mais de 1.000.000 de indígenas vivendo no país, representando mais de 300 grupos étnicos, falantes de mais de 200 línguas e vivendo em diferentes estágios de contato com a sociedade envolvente.
Notícia
Publicado em: 13/04/2020 18:19:27
Com o tema Covid-19 e as oportunidades de cooperação internacional em saúde, o artigo do professor emérito da Fiocruz e ex-diretor da ENSP, Paulo Buss, publicado pelo Cadernos de Saúde Pública, comenta que “os Ministérios da Saúde da América do Sul estão se consultando, mas seria vantajoso conduzir essas relações institucionalmente ao mais alto nível e intensificar as consultas e a assistência mútua”. Para Buss, é importante implementar medidas técnicas racionais na vigilância sanitária fronteiriça, que dependem dos 12 países que têm essas fronteiras. “Este tipo de cooperação é benéfico para todos os países envolvidos.”
Notícia
Publicado em: 13/04/2020 17:40:48
Especialista em Saúde do Trabalhador, Políticas de Saúde e Direitos Humanos, o pesquisador Luiz Carlos Fadel, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), escreveu artigo sobre os impactos da pandemia do Novo Coronavírus na vida dos trabalhadores do país. No texto, Fadel, detalha como medidas do governo podem minar a classe trabalhadora e aponta saídas para evitar “o extermínio dos trabalhadores”.
Notícia
Publicado em: 13/04/2020 16:46:40
Um recente estudo, conduzido pelas pesquisadoras da ENSP Claudia Galhardi e Maria Cecília de Souza Minayo, apontou as principais redes sociais propagadoras de notícias falsas sobre o novo coronavírus no Brasil. A pesquisa, que analisou denúncias e notícias falsas recebidas pelo aplicativo Eu Fiscalizo entre 17 de março e 10 de abril, mostra que as mídias sociais mais utilizadas para disseminação de fake news sobre o novo coronavírus foram Instagram, Facebook e WhatsApp.
Notícia
Publicado em: 13/04/2020 16:05:31
Matéria publicada pelo jornal O Globo mostra que 18 milhões de trabalhadores correm o risco de contágio pela Covid-19. A indústria, comércio e atividades que implicam mais exposições serão os mais afetados. A matéria apresenta em números a dificuldade de proteger esses trabalhadores em atividades essenciais.
Notícia
Publicado em: 13/04/2020 12:25:32
A União Nacional dos Estudantes (UNE) está mapeando os projetos e iniciativas em universidades, faculdades e institutos federais para o combate à Covid-19. Em instituições de ensino de todo o país já estão acontecendo mobilizações que incluem professores, especialistas, pesquisadores e estudantes atuando em diversas frentes.
Notícia
Publicado em: 13/04/2020 11:24:48
O produtor cultural Celso Athayde, fundador e coordenador geral da Central Única das Favelas (Cufa), organização fundada há 20 anos e que reúne 500 comunidades em todo o país, explica a situação de urgência que vivem os 13,5 milhões de brasileiros que moram nas favelas e depararam-se, subitamente, com a chegada do coronavírus ao Brasil. Pesquisa realizada pelo Data Favela e pelo Instituto Locomotiva aponta que as favelas do Brasil têm 5,2 milhões de mães. Destas, 72% afirmam que a alimentação de sua família ficará prejudicada pela ausência de renda durante o isolamento social. Outro dado mostra que 73% dizem que não têm nenhuma poupança que permita manter os gastos sem trabalhar por um dia que seja; e 92% dizem que terão dificuldade para comprar comida após um mês sem renda. Confira.
Notícia
Publicado em: 13/04/2020 10:54:40
A APS em Revista, uma publicação da Rede de Pesquisa em Atenção Primária em Saúde (Rede APS) acaba de lançar um número especial sobre a APS no Enfrentamento da Pandemia COVID-19. Trata-se de uma importante contribuição de pesquisadores que trabalham nas diferentes interfaces que perpassam a lógica da Atenção Primária. Os autores nacionais e internacionais da nova edição, que possuem larga experiência profissional e acadêmica, apontam importantes aspectos neste momento dramático da sociedade global, reforçando o papel da ciência e das redes de cooperação estabelecidas e fortalecidas.
Notícia
Publicado em: 13/04/2020 10:28:24
A antropóloga e professora da faculdade de direito da Universidade de Brasília (UnB), Debora Diniz, que também é integrante do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, em artigo ao Jornal Folha de São Paulo, afirma que conceitos como cuidado, proteção social, interdependência e saúde terão que ser discutidos. Ela arrisca uma previsão para o mundo pós-pandemia do novo coronavírus: "será um mundo mais alinhado aos valores feministas". Ela fala sobre como o novo coronavírus atinge as mulheres ao gerar desamparo na sociedade, sobre a importância do luto e sobre as relações entre o que vivemos hoje e a zika.
Notícia
Publicado em: 09/04/2020 16:04:48
A Abrasco e a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde realizarão, em 16 de abril, um seminário virtual sobre os Desafios da APS no SUS no enfrentamento da Covid-19. Segundo a pesquisadora da ENSP e integrante do Comitê Gestor da Rede, Ligia Giovanella, o objetivo da reunião é discutir as melhores formas de fortalecimento da atenção primária à saúde no Brasil e, assim, apoiar o controle do enfrentamento da pandemia no país.
Notícia
Publicado em: 09/04/2020 15:50:06
Nas últimas semanas, a Medida Provisória 927 começou a vigorar no país. Um dos pontos mais questionados da então MP foi o Artigo 18, que permitia o corte dos pagamentos de salários para os empregados durante quatro meses. Diante da pressão das centrais sindicais, movimentos populares e partidos da oposição, o governo voltou atrás.
Notícia
Publicado em: 09/04/2020 14:53:25
A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, clamou que se colocassem os direitos humanos no centro da resposta ao coronavírus. Segundo ela, nada funcionará se não forem protegidas "pessoas de baixa renda, populações rurais isoladas, pessoas com condições de saúde pré-existentes, pessoas com deficiência e idosos que vivem sozinhos ou em instituições". A esses se somam, no Brasil, os 7 milhões de trabalhadores domésticos, mulheres na maioria, quatro milhões sem carteira assinada, 40 milhões de trabalhadores informais, 3,5 milhões na fila da Bolsa Família, os povos indígenas. Para esses, nenhuma política do governo.
Notícia
Publicado em: 09/04/2020 14:02:44
Com o objetivo de frear o contágio pelo novo vírus entre as populações e territórios mais expostos à contaminação pela Covid-19, a Fundação Oswaldo Cruz acaba de lançar uma Chamada Pública para Apoio a Ações Emergenciais junto a Populações Vulneráveis, e também a campanha de informação e comunicação Se Liga no Corona! - voltada para favelas e periferias. A chamada pública irá financiar projetos em todo território nacional que contribuam para prevenir o contágio entre esses grupos sociais ou garantir condições mínimas de sobrevivência a famílias impactadas economicamente pelas medidas de isolamento social em vigência. Acesse o edital, bem como os matérias de divulgação da nova campanha.
Notícia
Publicado em: 09/04/2020 10:22:42
Produzir informações para subsidiar ações objetivas: esse é o principal objetivo do Observatório Covid-19 Fiocruz. A iniciativa oferece informações (a partir do desenvolvimento de análises integradas, tecnologias, propostas e soluções) que podem contribuir de forma direta para o enfrentamento da pandemia por Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela sociedade brasileira.
Notícia
Publicado em: 09/04/2020 10:01:41
Com ferramentas de computação avançada, o MonitoraCovid-19, sistema que agrupa e integra dados sobre o novo coronavírus no Brasil e no mundo, tem observado como anda a adesão às medidas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pela população brasileira. O aumento da movimentação em grandes centros urbanos, como São Paulo e Porto Alegre, preocupa especialistas. Outro ponto sensível é a tendência de interiorização da pandemia para além das capitais dos estados brasileiros. O MonitoraCovid-19 faz parte do Observatório Covid-19 Fiocruz, que tem o objetivo produzir análises integradas, gerando informações para a tomada de decisão e ação no enfrentamento da pandemia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela sociedade brasileira.