Notícias: Fake News
15 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 13/06/2022 16:55:38
Atualmente, uma a cada cinco fake news que circulam no Brasil é sobre
vacinas. Notícias falsas a respeito de imunizantes, com dados
estatísticos distorcidos acerca de contágio, óbito, cura e métodos
caseiros de prevenção e cura da Covid-19, predominantemente usam o nome
da Fiocruz como fonte da informação, com o intuito deliberado de
defraudar o nome da instituição e dar confiabilidade ao engano, de
maneira criminosa e proposital. A afirmação é do artigo assinado por
Cláudia Pereira Galhardi, do Icict/Fiocruz; Neyson Pinheiro Freire e
Isabel Cristina Kowal Olm Cunha, da Unifesp; Maria Clara Marques
Fagundes, da UFF; e Maria Cecília de Souza Minayo, da ENSP/Fiocruz..
Notícia
Publicado em: 26/05/2022 09:32:34
Este número temático da Ciência & Saúde Coletiva apresenta
alguns dos melhores estudos das edições 2020 e 2021 do Congresso
Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ), com formas
consolidadas e emergentes de fazer pesquisa qualitativa. A triangulação
de métodos observada confere aos estudos consistência e profundidade e
deve ser incentivada. Para as autoras do editorial Christina César Praça
Brasil, Ellen Synthia Fernandes de Oliveira e Elza de Fátima Ribeiro
Higa, nesta edição, evidenciam-se “pontos de vista”, “opiniões”,
“percepções”, “perspectivas”, “significados”, “vivências” e
“concepções”, alinhando-se aos objetivos. Elas esperam que os artigos inspirem os leitores a desenvolver pesquisas qualitativas
capazes de trazer reais contribuições para pessoas, instituições e a
sociedade.
Notícia
Publicado em: 06/07/2021 11:14:50
Entre as notícias falsas sobre a Covid-19 que circulam na internet, 19,8% são sobre as vacinas. A conclusão é do estudo conduzido pela pesquisadora da ENSP Claudia Galhardi, que analisou as fake news, relacionadas à doença, disseminadas em redes sociais, sites e aplicativos de mensagens. Realizada em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação da Universidade Federal do Piauí (Nujoc), a pesquisa investigou 253 notícias falsas recebidas pelo aplicativo Eu Fiscalizo. Saiba mais!
Notícia
Publicado em: 20/04/2021 13:58:38
As vacinas contra a Covid-19 podem causar fibromialgia e Alzheimer? Os imunizantes contra a doença são mais perigosos do que o próprio vírus? As vacinas que usam RNA mensageiro podem provocar morte em idosos? Com o início da vacinação em massa contra a Covid-19, surgem diversas dúvidas a respeito dos imunizantes e, como consequência, aumentam as notícias falsas sobre o tema. Confira as últimas fake news notificadas pelo aplicativo Eu Fiscalizo, fruto de um projeto de pós-doutorado na ENSP!
Notícia
Publicado em: 09/02/2021 16:18:30
Desenvolvido para que usuários notifiquem conteúdos impróprios em veículos de comunicação, mídias sociais e whatsapp, o Eu fiscalizo comemora, nesta quarta-feira (10/02), seu primeiro aniversário. Ao longo de um ano de existência, o aplicativo recebeu uma série de denúncias de fake news relacionadas, principalmente, à Covid-19. Durante o período, já serviu como base para a produção de diversos estudos e relatórios sobre notícias falsas associadas à doença. Baixe o app e ajude no combate às fake news!
Notícia
Publicado em: 29/01/2021 14:57:16
Com a chegada das vacinas contra a Covid-19, o aplicativo Eu fiscalizo, desenvolvido pela pesquisadora e aluna de pós doutorado da ENSP, Claudia Galhardi, segue recebendo uma série de denúncias de notícias falsas sobre a doença. Conheça 5 fake news sobre as vacinas contra a Covid-19, notificadas pelo app, e entenda por que elas não são verdadeiras!
Notícia
Publicado em: 26/01/2021 22:22:26
A equipe de Comunicação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CCI/ENSP) conversou com os pneumologistas Hermano Castro e Patrícia Canto a fim de esclarecer uma série de fake news que surgiram sobre a vacinação contra a Covid-19. Nos vídeos, os profissionais orientam a respeito da segurança e da importância desse processo de vacinação no Brasil e no mundo.
Notícia
Publicado em: 22/09/2020 12:03:35
Será lançada, nesta quinta-feira (24/9), a Rede Nacional de Combate à Desinformação, que reúne pesquisadores, jornalistas, projetos, agências, coletivos, movimentos sociais, revistas e instituições. Para iniciar, serão mais de 30 projetos que trabalham em várias frentes combatendo a desinformação em diversos ambientes e cujo escopo vai da pandemia de Covid-19, passa não só pela política, como também pelo ambiente religioso e chega aos direitos humanos com ataques à integridade das pessoas LGBT, mulheres, negros, indígenas, entre outros. Saiba mais!
Notícia
Publicado em: 16/06/2020 17:42:23
As notícias falsas relacionadas ao novo coronavírus deslegitimam as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Fiocruz, podendo conduzir o cidadão a tomar decisões equivocadas àquelas que adotaria se conhecesse a informação oficial. A conclusão é do estudo conduzido pelas pesquisadoras da ENSP Claudia Galhardi e Cecília Minayo.
Notícia
Publicado em: 28/05/2020 15:23:17
Em tempos de pandemia, aumenta a proliferação de notícias falsas, sendo esse um motivo de grande preocupação, em especial por parte de instituições públicas como a Fiocruz. O aplicativo Eu fiscalizo, criado pela pesquisadora e aluna de pós-doutorado da ENSP, Claudia Galhardi, tem recebido uma série de denúncias de fake news relacionadas à Covid-19. Confira a entrevista com a autora do app sobre o impacto provocado pelas notícias falsas na sociedade com o surgimento do novo coronavírus!
Notícia
Publicado em: 18/05/2020 14:00:14
Um recente estudo, conduzido pelas pesquisadoras da ENSP Claudia Galhardi e Maria Cecília de Souza Minayo, identificou as principais fake news relacionadas à Covid-19, recebidas pelo aplicativo Eu Fiscalizo, entre março e maio no país.
Notícia
Publicado em: 13/04/2020 16:46:40
Um recente estudo, conduzido pelas pesquisadoras da ENSP Claudia Galhardi e Maria Cecília de Souza Minayo, apontou as principais redes sociais propagadoras de notícias falsas sobre o novo coronavírus no Brasil. A pesquisa, que analisou denúncias e notícias falsas recebidas pelo aplicativo Eu Fiscalizo entre 17 de março e 10 de abril, mostra que as mídias sociais mais utilizadas para disseminação de fake news sobre o novo coronavírus foram Instagram, Facebook e WhatsApp.
Notícia
Publicado em: 31/03/2020 16:17:18
Idealizado com base em um projeto de pós-doutoramento da pesquisadora Claudia Galhardi na ENSP, o aplicativo Eu fiscalizo tem recebido diversas notificações de fake news relacionadas ao novo coronavírus. Desenvolvido para que usuários notifiquem conteúdos impróprios em veículos de comunicação, mídias sociais e whatsapp, o app tem contribuído para que a sociedade tire suas dúvidas e obtenha esclarecimentos com a Fiocruz, de forma simples e rápida, a respeito de informações veiculadas sobre a Covid-19. Conheça 10 fake news sobre o coronavírus denunciadas por meio do Eu fiscalizo!
Notícia
Publicado em: 10/02/2020 16:55:32
Foi lançado, durante audiência pública, nesta segunda-feira (10/2), o aplicativo Eu fiscalizo, desenvolvido pela Fiocruz. O evento, promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, foi realizado no Senado Federal, em Brasília, e trouxe o debate acerca do controle social sobre a veiculação de conteúdo impróprio para crianças e adolescentes nos meios de comunicação.
Notícia
Publicado em: 31/01/2020 15:18:34
Pesquisas indicam que a exposição de crianças e adolescentes a conteúdos inadequados veiculados nos meios de comunicação pode ocasionar sérios problemas, como comportamento agressivo, medo, ansiedade, concepções errôneas sobre a violência real e sexualização precoce. Atenta a essa questão, a pesquisadora Claudia Galhardi foi em busca de respostas. O resultado de suas investigações levou ao desenvolvimento do Eu fiscalizo, aplicativo que será lançado durante audiência pública promovida pela comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa no dia 10 de fevereiro, às 9h, no Senado Federal, em Brasília.