Busca do site
menu

NAF/ENSP celebra 20 anos de atuação como Centro Colaborador da Opas/OMS

ícone facebook
Publicado em:26/11/2018

NAF/ENSP celebra 20 anos de atuação como Centro Colaborador da Opas/OMSO Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (NAF/ENSP/Fiocruz), completa, em 2018, 20 anos de credenciamento como Centro Colaborador da Organização Pan Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) em Políticas Farmacêuticas. Como parte da celebração destes 20 anos de trajetória, o NAF realizará, no dia 27 de novembro, um seminário comemorativo. Na ocasião, será lançado o novo site do NAF e um livreto sobre a história do departamento.

O seminário contará com a participação de distintos atores que vêm apoiando e colaborando com o desenvolvimento continuo do NAF como Centro Colaborador da Opas/OMS. Entre os temas debatidos ao longo do seminário estão: medicamentos essenciais para os sistemas de saúde; e política, regulação, e iniciativas para o acesso a medicamentos. Para a coordenação do departamento, o seminário será um momento especial para renovar compromissos e discutir ideias tendo o NAF em perspectiva e no marco da Agenda 2030. Os interessados em participar do evento devem se inscrever até 22 de novembro, através do e-mail naf@ensp.fiocruz.br, informando nome, instituição, e-mail e telefone para contato. 

A história do NAF/ENSP/Fiocruz

Em 1996, o NAF foi estruturado como Núcleo de Assistência Farmacêutica na ENSP/Fiocruz, maior instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Em 1998, a OPAS e OMS - com o apoio do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)  - reconheceram o desempenho do NAF como centro produtor de conhecimento e informações técnico-científicas essenciais para alimentar os processos de tomada de decisão nas diferentes arenas nacional e internacional envolvidas nas etapas de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas que visam expandir o acesso da população aos medicamentos essenciais.

Além de trabalhar em estreita colaboração com as três esferas de governo no Brasil, no sentido de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), o NAF desenvolve projetos com países da América Latina e do Caribe e com diversos países africanos, particularmente os de língua portuguesa e espanhola. Igualmente, participa de diversos foros e iniciativas de escopo global e regional.

Entre as principais áreas temáticas desenvolvidas destacam-se as relacionadas ao acesso a medicamentos, à avaliação da assistência farmacêutica nos cenários ambulatorial e hospitalar, ao uso racional, à propriedade intelectual, ao preço de medicamentos, tratamento de doenças transmissíveis e não transmissíveis de importância epidemiológica e social.

O NAF conta com profissionais que conciliam a capacidade de reflexão acadêmica e o questionamento das realidades adversas encontradas com a acumulação de experiências bem-sucedidas na resolução de problemas na prática da assistência e da saúde pública, alicerçados em um profundo compromisso social.

Confira, abaixo, a programação completa do seminário comemorativo aos 20 anos do NAF/ENSP.
 

NAF/ENSP celebra 20 anos de atuação como Centro Colaborador da Opas/OMS

 

 

 



Nenhum comentário para: NAF/ENSP celebra 20 anos de atuação como Centro Colaborador da Opas/OMS