Busca do site
menu

O Brasil está preparado para o aumento previsto da demência?, indaga especialista em doenças neurodegenerativas

ícone facebook
Publicado em:15/07/2021

O aumento da expectativa de vida da população brasileira é uma conquista do país, mas também implica em novos desafios que, desde já, podem e devem ser encarados pelo sistema de saúde. Entre eles está a questão da demência. Para dialogar sobre o tema, Natan Feter, pesquisador da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas e autor do artigo O Brasil está preparado para o aumento previsto na prevalência de demência? O programa, produzido por Cadernos de Saúde Pública, está disponível em vídeo no canal da ENSP no Youtube e em áudio nos agregadores de podcast.

Segundo Natan, a incidência de demência vem aumentando muito devido ao rápido envelhecimento populacional, mas também por causa dos fatores de risco. O cenário é preocupante tanto do ponto de vista clínico, quanto da saúde pública, de como lidar com esse futuro que está tão perto da gente.


De acordo com o artigo dele e de Jayne Santos Leite, estima-se que cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo viviam com demência em 2019, com cerca de 60% vivendo em países de baixa e média renda. Isso representa um novo caso de demência a cada três segundos. Além disso, a Organização Mundial de Saúde ( OMS) relatou que em 2050 (ou seja, 30 anos depois), a prevalência esperada da doença de Alzheimer e outras demências é de 152 milhões de casos. “Enquanto a incidência de demência está se estabilizando em alguns países de alta renda, baixa e média países de renda estão experimentando um aumento na incidência de demência, especialmente devido ao baixo nível educacional e alta prevalência de fatores de risco cardiovascular, como inatividade física e alta glicemia de jejum”, explicam.


A entrevista ficou a cargo de Sérgio Peixoto, pesquisador da Fiocruz Minas, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e editor associado de CSP, e a mediação foi do jornalista Vinícius Mansur.

Acompanhe CSP

Site: http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/

Twitter: https://twitter.com/CadernosSP

Facebook: https://www.facebook.com/cadsaudepublica








Fonte: Canal ENSP YouTube
Seções Relacionadas:
Entrevistas

Nenhum comentário para: O Brasil está preparado para o aumento previsto da demência?, indaga especialista em doenças neurodegenerativas