Busca do site
menu

Notícias: Movimentos Populares e Coronavírus

115 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 24/04/2020 10:43:03
Em um esforço para dar robustez às pesquisas e estudos a respeito das diversas perspectivas da bioética relacionadas ao atual cenário de pandemia mundial, pesquisadores da ENSP - Sergio Rego, Pablo Dias Fortes, Fermin Schramm e Gustavo Matta – integram o Grupo de Trabalho (GT) sobre o tema do Observatório Covid-19 - Informação para ação da Fiocruz. O objetivo do GT, cuja liderança está a cargo de Sergio Rego, é analisar as implicações éticas e de direitos humanos das decisões que podem impactar a vida da população, além de propor soluções e recomendações que, de certa maneira, respondam os desafios impostos pelo novo coronavírus. Leia, aqui, os artigos já publicados nessa iniciativa.  
Notícia
Publicado em: 24/04/2020 10:20:29
O aumento no número de casos de coronavírus no Brasil levou à suspensão de aulas da rede pública e privada em todo o país. A medida serve para evitar aglomerações e deslocamentos. Segundo autoridades de Saúde, uma das melhores formas de parar a transmissão de casos é ficar em isolamento social. Sem aulas, estabelecimentos de ensino têm adotado a educação à distância (EAD), com uso de computadores e atividades complementares, para dar continuidade à aprendizagem das crianças.
Notícia
Publicado em: 22/04/2020 10:56:28
Alta densidade populacional, vulnerabilidade social e estrutura urbana precária prejudicam medidas de distanciamento social entre populações de grandes favelas, como a Rocinha. A favela da Zona Sul do Rio de Janeiro, que já sofre com comorbidades como a tuberculose, teve 3 mortes confirmadas até o dia 15/04 pela Covid-19. Redes de solidariedade se formam para suprir lacunas do Estado na área. Profissionais de comunicação que atuam em veículos comunitários locais lutam contra a desinformação. A pandemia atinge as populações de favelas já de forma desigual, como analisam pesquisadoras da ENSP
Notícia
Publicado em: 22/04/2020 10:38:12
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) publicou uma matéria sobre como a pandemia do Covid-19 tem relegado às mulheres trabalhadoras a um papel ainda mais intenso no cuidado. As empurrou para dentro de casa, reforçando o patriarcado ao mesmo tempo em que desnudou a desigualdade social existente. O capital, que já estava em crise e buscava formas de retomar suas altas taxas de lucro, se manifesta agora na sua face mais cruel, pois deixa milhares de trabalhadores e trabalhadoras em condição de vulnerabilidade. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, 2020) indicam que aproximadamente 57 milhões de pessoas no Brasil estavam em trabalhos informais, sem carteira e ou desempregadas. Ou seja, a situação que já resultava em vulnerabilidade social, no momento atual, as deixa ainda em maior risco.
Notícia
Publicado em: 22/04/2020 10:27:22
O Favela em Pauta, em parceria com o Instituto Marielle Franco e o apoio do Twitter Brasil, lançou nasegunda-feira (20), o Mapa Corona nas Periferias. A iniciativa convoca para a percepção de uma rede nacional de solidariedade formada por moradores de diferentes periferias no Brasil, que se constrói diante da necessidade de agir para diminuir os impactos do CoronaVírus.
Notícia
Publicado em: 22/04/2020 10:21:27
Washington Castro, de apenas de 27 anos, é a pessoa mais jovem a morrer em decorrência do novo coronavírus na Rocinha. O rapaz faleceu no sábado (18/4), no hospital municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, onde estava internado para tratar a doença. O jovem havia completado 27 anos no fim de março.
Notícia
Publicado em: 20/04/2020 08:29:47
De acordo com o ‘Fala Roça’, 34 moradores da Rocinha estão infectados com o novo coronavírus, o covid-19, segundo dados do Painel Rio Covid-19, atualizados nesta segunda-feira (13/4). Mais da metade dos casos já confirmados do vírus em favelas do município do Rio de Janeiro estão localizados na Rocinha. No total, são 66 casos confirmados nas favelas do Rio. A segunda favela com mais casos é Manguinhos, na zona norte da cidade, com 9 casos confirmados.
Notícia
Publicado em: 17/04/2020 17:18:50
As desigualdades existentes no Brasil têm imposto grandes dificuldades nas respostas à pandemia do coronavírus. O problema, que perpassa as condições de moradia, acesso à alimentação segura e à saúde, também está presente no tocante à comunicação. No lugar de uma construção da comunicação como um direito de todos, o que presenciamos por aqui é a uma grande concentração de veículos de mídia nas mãos de poucos empresários, que, com isso, determinam o conteúdo a ser veiculado, além da forma e da linguagem a ser utilizada.
Notícia
Publicado em: 16/04/2020 14:32:07
Filmada no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, a websérie Na fila do SUS estreou nesta segunda-feira (13/4), trazendo à tona um debate sobre a saúde pública antes e durante a pandemia da covid-19. A série foi produzida por meio de financiamento coletivo, com apoio da Asfoc/Fiocruz e de profissionais de saúde de todo Brasil.
Notícia
Publicado em: 13/04/2020 19:51:00
Como tem sido sistematicamente noticiado pela imprensa nacional e internacional, a epidemia de covid19 está se alastrando a passos largos em todo o planeta. No Brasil, a situação não é diferente. Embora os primeiros casos tenham sido notificados em São Paulo e Rio de Janeiro, hoje todos as unidades da federação têm casos confirmados e o número de óbitos cresce a cada dia, inclusive nos nove estados que compõe a Amazônia Legal. Na Amazônia brasileira, os estados mais afetados são Amazonas, Pará e Roraima, locais onde vive parte expressiva dos grupos indígenas no Brasil. Tomando por base o último censo nacional, realizado em 2010, podemos afirmar com segurança que hoje temos mais de 1.000.000 de indígenas vivendo no país, representando mais de 300 grupos étnicos, falantes de mais de 200 línguas e vivendo em diferentes estágios de contato com a sociedade envolvente.
Notícia
Publicado em: 13/04/2020 11:24:48
O produtor cultural Celso Athayde, fundador e coordenador geral da Central Única das Favelas (Cufa), organização fundada há 20 anos e que reúne 500 comunidades em todo o país, explica a situação de urgência que vivem os 13,5 milhões de brasileiros que moram nas favelas e depararam-se, subitamente, com a chegada do coronavírus ao Brasil. Pesquisa realizada pelo Data Favela e pelo Instituto Locomotiva aponta que as favelas do Brasil têm 5,2 milhões de mães. Destas, 72% afirmam que a alimentação de sua família ficará prejudicada pela ausência de renda durante o isolamento social. Outro dado mostra que 73% dizem que não têm nenhuma poupança que permita manter os gastos sem trabalhar por um dia que seja; e 92% dizem que terão dificuldade para comprar comida após um mês sem renda. Confira. 
Notícia
Publicado em: 13/04/2020 10:54:40
A APS em Revista, uma publicação da Rede de Pesquisa em Atenção Primária em Saúde (Rede APS) acaba de lançar um número especial sobre a APS no Enfrentamento da Pandemia COVID-19. Trata-se de uma importante contribuição de pesquisadores que trabalham nas diferentes interfaces que perpassam a lógica da Atenção Primária. Os autores nacionais e internacionais da nova edição, que possuem larga experiência profissional e acadêmica, apontam importantes aspectos neste momento dramático da sociedade global, reforçando o papel da ciência e das redes de cooperação estabelecidas e fortalecidas.
Notícia
Publicado em: 13/04/2020 10:28:24
A antropóloga e professora da faculdade de direito da Universidade de Brasília (UnB), Debora Diniz, que também é integrante do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, em artigo ao Jornal Folha de São Paulo, afirma que conceitos como cuidado, proteção social, interdependência e saúde terão que ser discutidos. Ela arrisca uma previsão para o mundo pós-pandemia do novo coronavírus: "será um mundo mais alinhado aos valores feministas". Ela fala sobre como o novo coronavírus atinge as mulheres ao gerar desamparo na sociedade, sobre a importância do luto e sobre as relações entre o que vivemos hoje e a zika.  
Notícia
Publicado em: 09/04/2020 14:53:25
A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, clamou que se colocassem os direitos humanos no centro da resposta ao coronavírus. Segundo ela, nada funcionará se não forem protegidas "pessoas de baixa renda, populações rurais isoladas, pessoas com condições de saúde pré-existentes, pessoas com deficiência e idosos que vivem sozinhos ou em instituições". A esses se somam, no Brasil, os 7 milhões de trabalhadores domésticos, mulheres na maioria, quatro milhões sem carteira assinada, 40 milhões de trabalhadores informais, 3,5 milhões na fila da Bolsa Família, os povos indígenas. Para esses, nenhuma política do governo. 
Notícia
Publicado em: 09/04/2020 14:02:44
Com o objetivo de frear o contágio pelo novo vírus entre as populações e territórios mais expostos à contaminação pela Covid-19, a Fundação Oswaldo Cruz acaba de lançar uma Chamada Pública para Apoio a Ações Emergenciais junto a Populações Vulneráveis, e também a campanha de informação e comunicação Se Liga no Corona! - voltada para favelas e periferias. A chamada pública irá financiar projetos em todo território nacional que contribuam para prevenir o contágio entre esses grupos sociais ou garantir condições mínimas de sobrevivência a famílias impactadas economicamente pelas medidas de isolamento social em vigência. Acesse o edital, bem como os matérias de divulgação da nova campanha.