Notícias: Coronavírus e a saúde do trabalhador
152 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 16/03/2022 10:59:29
Um estudo, com participação da ENSP, analisou as associações entre a
percepção de risco de adoecimento por Covid-19 e os sintomas de
depressão, ansiedade e estresse em profissionais atuantes em unidades de
saúde de diversas categorias profissionais que buscaram voluntariamente
um dos primeiros Centros de Referência em Testagem no Município do Rio
de Janeiro. Do total de 2.996 investigados, 81,5% eram mulheres com
idade média de 40 anos. Cerca da metade apresentava grau leve, moderado
ou severo de depressão, ansiedade ou estresse, sendo a frequência de
trabalhadores com sintomas severos, respectivamente, 18,5%, 29,6% e
21,5%. “Eles vivenciam não apenas o medo de ser infectado, adoecer e
morrer, como também o medo relacionado ao risco de infectar outras
pessoas.” Os autores, Aline Silva-Costa, Rosane Harter Griep e Lúcia
Rotenberg, publicaram artigo em Cadernos de Saúde Pública.
Notícia
Publicado em: 10/02/2022 10:21:49
A pandemia do novo coronavírus aprofundou as desigualdades, a exploração e o preconceito que recaem sobre o contingente de mais de 2 milhões de trabalhadores e trabalhadoras, de nível técnico e auxiliar, os quais exercem atividades de apoio na assistência, no cuidado e no enfrentamento à Covid-19. Um estudo inédito realizado pela Fiocruz com esses trabalhadores considerados “invisíveis e periféricos” analisou as condições de vida, o cotidiano do trabalho e a saúde mental desse contingente, revelando que 80% deles vivem situação de desgaste profissional relacionado ao estresse psicológico, à sensação de ansiedade e esgotamento mental. A falta de apoio institucional foi citada por 70% dos participantes do estudo e 35,5% admitiram sofrer violência ou discriminação durante a pandemia. A maioria de tais agressões (36,2%) ocorreu no ambiente de trabalho, na vizinhança (32,4%) e no trajeto casa-trabalho-casa (31,5%).
Notícia
Publicado em: 31/01/2022 13:28:34
A Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao SARS-CoV-2 no Brasil (Rede Trabalhadores & Covid-19) publicou, na última sexta-feira, dia 28 de janeiro, uma nota técnica sobre períodos de isolamento e quarentena recomendados pela Rede Trabalhadores & Covid-19. Confira as recomendações na matéria n0o Informe ENSP.
Notícia
Publicado em: 28/01/2022 13:37:54
Desde o início da pandemia de Covid-19, os petroleiros vêm sofrendo com surtos da doença em seu local de trabalho. O número de trabalhadores contaminados aumenta cada vez mais. Diversas denúncias começaram a aparecer sobre o negligenciamento das indústrias de petróleo e gás com seus trabalhadores, que relatavam o descaso tanto nas plataformas como nos embarques. São exemplos: a falta de epi’s, a falta de orientação sobre a doença, jornadas de trabalho exaustivas e, até mesmo, casos de suicídio relacionados ao isolamento por grandes períodos. O Informe ENSP conversou com sindicalistas e pesquisadores a respeito da atual situação dos petroleiros. Confira a matéria no podcast.
Notícia
Publicado em: 17/01/2022 10:11:57
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), por intermédio do projeto da Rede de Informações e Comunicação sobre a exposição ao Sars-CoV-2 em trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, conversou com o secretário de AEs, ATPs, especialistas em assuntos educacionais, consultores e funcionários do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC), Evandro Accadrolli, que falou, do ponto de vista dos trabalhadores, como algumas decisões afetaram os professores. Confira os principais pontos da entrevista aqui.
Notícia
Publicado em: 22/12/2021 13:13:43
A Rede de Informações e Comunicação sobre a exposição ao SARS-CoV-2 em trabalhadores no Brasil lança seu nono informe com abordagem sobre as gestões dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho durante a pandemia da Covid-19. Baseados em publicações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e evidências científicas divulgadas até o momento de sua elaboração, os informes têm como objetivo contribuir para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.
Notícia
Publicado em: 20/12/2021 07:56:36
O último número do ano da revista Ciência & Saúde Coletiva
trata dos “Desafios da Saúde do Trabalhador (ST) no Mundo
Contemporâneo”, fruto de um processo de trabalho coletivo tendo no papel
protagonista o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia
Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz), que possibilitou o diálogo com
instituições e movimentos sociais que integram a grande rede de ST no
país. Segundo o editorial,
assinado por Kátia Reis de Souza, Gideon Borges dos Santos, Luciana
Gomes, Maria de Fátima Ramos Moreira, Renato Bonfatti, Rosângela Brito,
pesquisadores do Cesteh, os artigos giram em torno dos seguintes eixos
temáticos: desemprego, informalidade e saúde do trabalhador; formação e
comunicação em Saúde do Trabalhador; precarização e intensificação do
trabalho; saúde mental e trabalho; vigilância em Saúde do Trabalhador e
substâncias químicas nas indústrias e a saúde de trabalhadores e
populações.
Notícia
Publicado em: 25/06/2021 09:49:40
A Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao Sars-CoV-2 no Brasil realizará um encontro para implementar o monitoramento da Covid-19 em expostos ao amianto. A atividade será no próximo dia 28 de junho, às 15h.
Notícia
Publicado em: 16/06/2021 16:36:08
O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS/CSE/UFSC) e o Programa de Pós-Graduação Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSS/CSE/UFSC) realizarão o seminário “A saúde da classe trabalhadora brasileira em meio à pandemia” – primeiro de uma série de seminários que visa debater temas que vem afetando a saúde do trabalhador. O seminário, que será realizado no dia 21 de julho, das 9h às 12h, no canal do Youtube do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSC/UFSC), contará com três painéis.
Notícia
Publicado em: 16/06/2021 14:19:13
A Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao SARS-COV-2 surgiu no início de 2020 devido à crescente demanda dos trabalhadores por informações a respeito da Covid-19. Seu objetivo é orientar os planos de contingência e protocolos por local de trabalho e ramos produtivos, conhecendo, assim, as condições de trabalho e de saúde dos trabalhadores dos serviços essenciais que estão atuando não apenas junto a pacientes, como também à população potencialmente infectada pelo SARS-CoV-2. A intenção é subsidiar ações de mitigação dos riscos à saúde.
Notícia
Publicado em: 26/05/2021 18:33:49
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) realizará a aula aberta “ A Saúde do Trabalhador e o Enfrentamento da Pandemia: Impactos da Covid-19 no mundo do trabalho” no próximo dia 31 de maio, de 9h às 12h, pelo Canal do Youtube do Cesteh, Sindipetro RJ e FNP.
Notícia
Publicado em: 14/05/2021 16:52:31
O Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat) publicou a 46° edição da revista Trabalho e Saúde que abordou a classe trabalhadora desprotegida. Um dos destaques da revista foi o projeto Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadores ao Sars-CoV-2 no Brasil, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) juntamente com o Diesat e outras instituições parceiras.
Notícia
Publicado em: 06/05/2021 17:02:40
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) realizou o Webinar "Covid e Covardia: A Saúde do Trabalhador e Trabalhadora em tempos de pandemia" em alusão ao Dia Mundial em Memórias às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho e Dia do Trabalhador e Trabalhadora, que objetivou abordar como a pandemia tem afetado os trabalhadores e o esquecimento do governo diante deste momento pandêmico.
Notícia
Publicado em: 30/04/2021 14:01:06
No Brasil, além dos 2 milhões de trabalhadores da saúde atuando na linha de frente do enfrentamento à Covid-19*, outras dezenas de profissionais como entregadores, vendedores, frentistas, funcionários de mercados, padeiros, motoristas, dentre outros, também não puderam ficar em suas casas para cumprir as medidas de distanciamento social para controle do coronavírus. Apesar de serem indispensáveis em tempos de pandemia, a grande maioria desses profissionais não tem o que comemorar neste Dia do Trabalhador. O esgotamento físico e mental aos quais estão submetidos, o desemprego e as frágeis relações de trabalho, o elevado risco de infecção e morte pela Covid-19 e a falta de reconhecimento da sociedade, dos empregadores e, muitas vezes, dos próprios colegas de profissão são alguns pontos de reflexão neste 1° de Maio.
Notícia
Publicado em: 29/04/2021 19:17:53
No Brasil, as mortes causadas pela covid-19 chegam a centenas de milhares. Trabalhadores e trabalhadoras adoecem e morrem diariamente. Um terço dos trabalhadores de saúde que tiveram suas vidas ceifadas pela pandemia, em todo o mundo, são brasileiros! E isso não é por acaso.