Notícias: Fique por Dentro
1.731 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 09/06/2017 11:49:42
A cerimônia de recondução ao cargo de diretor da ENSP de Hermano Castro, em 6/6, trouxe à Escola, para a conferência O Desafio da Conjuntura e a Saúde no Brasil, a professora e pesquisadora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e cientista política Sonia Fleury. O evento foi coordenado pelo pesquisador da Escola, Paulo Amarante. Os descrentes da política brasileira receberam uma injeção de ânimo por meio das palavras de Fleury. Ela disse não ter bola de cristal para adivinhar o futuro da conjuntura brasileira, mas atentou para algumas questões atuais. Para Fleury, o que separa a direita da esquerda é a Campanha "Nenhum direito a menos", porque as "Diretas Já" e o "Fora Temer" são defendidos pelos dois lados.
Notícia
Publicado em: 07/06/2017 14:13:11
Foi reconduzido ao cargo de diretor da ENSP para o quadriênio 2017-2021, nessa terça-feira (6/6), o médico pneumologista e coordenador por quatro mandatos do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), Hermano Castro. Diante do auditório lotado que saudou o diretor, a presença que mais o emocionou foi a de sua mãe Erani, e a ela ele se dirigiu, olhos nos olhos, para agradecer à guerreira que foi, educando com o marido, quatro filhos militantes. "Ao me reeeleger, a ENSP faz uma aposta num determinado modelo de gestão, mas a conjuntura atual é diferente de quaro anos atrás. A Fiocruz precisa estar unida para enfrentar o que está lá fora. O futuro é duvidoso. A cada dia sofremos mais agressão aos direitos trabalhistas." Ele ressaltou que o novo mandato vai ser marcado por três princípios: defesa do SUS, transparência pública e defesa da democracia participativa. Na posse, estavam presentes a presidente da Asfoc-SN, Justa Helena Franco; a coordenadora da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz/RJ, Luciene Aguiar; e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade. Em sua fala, Nisia afirmou sua crença na política a partir do pensamento crítico e da mobilização social para promover inclusão social e parabenizou o diretor e sua equipe. "As palavras nos impulsionam, mas também as ações integrativas com as instituições científicas e os movimentos sociais", afirmou Nísia.
Notícia
Publicado em: 06/06/2017 15:48:56
Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente - celebrado em 5 de junho - a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca dá prosseguimento as atividades da Semana do Meio Ambiente com o lançamento do relatório Conflitos no Campo Brasil 2016, na quinta-feira, 8 de junho. A 32ª edição do relatório reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, incluindo indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais. O lançamento do relatório, elaborado pela Pastoral da Terra, terá a coordenação do pesquisador da ENSP e coordenador do Mestrado Profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais, Ary Miranda. A atividade está marcada para às 12h30, na Tenda ENSP. Além do lançamento do relatório haverá também mais um edição da tradicional Feira Agroecológica Josué de Castro, das 9 às 14 horas, com a comercialização de alimentos orgânicos, ou seja, produzidos sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos ou mudanças genéticas, para evitar danos à saúde de quem os consome e à natureza. Participe!
Notícia
Publicado em: 06/06/2017 12:28:03
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) organizou a Semana do Meio Ambiente. Durante dois dias a Escola promoverá oficinas, rodas de conversas, exposições e palestras que pretendem discutir os mais diversos temas ligados ao meio ambiente. Dando início as atividades, na quarta-feira, 7 de junho, serão realizadas sete oficinas artesanais, uma palestra sobre alimentação saudável, duas rodas de conversa - uma sobre impactos ambientais nos rótulos e outra sobre território e sustentabilidade - além de uma exposição de livros relacionados a sustentabilidade, e a tradicional ação do projeto Livro em Movimento, que consiste na doação e troca de livros para promoção de cultura. As atividades são abertas a todos os interessados e toda programação ocorrerá na Tenda ENSP, localizada na portaria principal da Escola. Participe!
Notícia
Publicado em: 01/06/2017 16:18:42
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) dará início a mais um ciclo de gestão em sua Direção. Reeleito para o quadriênio 2017-2021, o diretor Hermano Castro será reconduzido ao cargo na nesta terça-feira, 6 de junho. A cerimônia de posse será marcada pela conferência O Desafio da Conjuntura e Saúde no Brasil, que contará com a participação da professora e pesquisadora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV), a cientista política Sonia Fleury. A conferência será coordenada pelo pesquisador e coordenador do Laboratório de Estudos em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da ENSP, Paulo Amarante. A cerimônia de posse, aberta a todos os interessados, está marcada para as 13h30 no auditório térreo da Escola, seguida da conferência às 14 horas. Assista a cerimônia on-line através do link http://webconf2.rnp.br/ensp1.
Notícia
Publicado em: 01/06/2017 13:55:46
Em 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema ambiente. O marco da data teve como principal objetivo a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente aos que dizem respeito à preservação. Dessa forma, a Organização das Nações Unidas (ONU) procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais, com a intenção de transformar pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente. Muitos anos se passaram, e a luta pela preservação do meio ambiente continua. Para celebrar a data, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), por intemédio de seu Serviço de Gestão Sustentável, realizará, nos dias 7 e 8 de junho, a Semana do Meio Ambiente. A atividade, aberta a todos os interessados, contará com circuito de oficinas, exposição de livros e rodas de conversa, além do lançamento do relatório Conflitos no Campo Brasil 2016, a 32ª edição do documento que reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, incluindo indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais. Toda programação ocorrerá na Tenda ENSP, localizada na portaria principal da Escola.
Notícia
Publicado em: 31/05/2017 15:01:42
As medidas para erradicação do uso do tabaco podem ajudar os países a evitar que milhões de pessoas adoeçam e morram de enfermidades relacionadas a esse produto, além de combater a pobreza e, de acordo com o primeiro relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre seus efeitos no meio ambiente, reduzir a degradação ambiental em grande escala. Em 2017, no Dia Mundial Sem Tabaco, a OMS recorda a ameaça que esse produto representa ao desenvolvimento dos países e pede aos governos que implementem medidas fortes de controle do tabagismo, como a proibição de marketing e publicidade de tabaco, promoção de embalagens neutras para esses produtos, aumento dos impostos especiais e proibição de fumar em lugares públicos fechados e locais de trabalho.
Notícia
Publicado em: 22/05/2017 12:19:25
Nos dias 29 e 30 de maio, a Fiocruz promoverá o Seminário Internacional Cenários da Redução de Danos na América Latina na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), no Rio de Janeiro. O evento é dedicado à troca de experiências sobre estratégias para prevenção de doenças que decorrem do uso de drogas. O conceito de 'redução de danos' surgiu na década de 1990, quando diversos países latino-americanos passaram a desenvolver programas de troca de seringas entre pessoas que faziam uso de drogas injetáveis, como parte de suas respostas frente à epidemia de HIV/Aids. Organizado pelo Programa Institucional Álcool, Crack e outras Drogas da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (PACD/Fiocruz), o seminário contará com a presença de pesquisadores, profissionais e ativistas envolvidos com redução de danos no Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Colômbia, Porto Rico e Costa Rica.
Notícia
Publicado em: 22/05/2017 12:10:25
Nesta segunda-feira, 22 de maio, se celebra o Dia Internacional da Biodiversidade. E há praticamente dois anos a comunidade científica comemorava a aprovação da Lei da Biodiversidade, sancionada pela presidente Dilma Roussef, em junho de 2015. O Marco Legal da Biodiversidade, estabelecido com a aprovação do Projeto de Lei 7.735/2014, que deu origem à Lei 13.123/2015, com o apoio de instituições científicas como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), prometia reduzir a burocracia e estimular a pesquisa com espécies nativas. Essa lei também foi criada para regular a repartição dos benefícios para a conservação e o uso sustentável da natureza.
Notícia
Publicado em: 18/05/2017 11:33:08
O próximo webinar do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis/Icict/Fiocruz) acontecerá dia 31 de maio, às 14h, e terá como tema Higienização das Mãos e Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras). Essa atividade dá continuidade às ações do Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado em 5 de maio. O palestrante será o enfermeiro Diego Jung de Stumpfs, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Mãe de Deus.
Notícia
Publicado em: 05/04/2017 14:10:35
Durante o mês de março a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) promoveu diversas atividades de luta e mobilização pelos direitos das mulheres. O debate Violência contra a mulher, realizado em 28 de março, buscou falar sobre as diversas formas de violências as quais as mulheres estão submetidas cotidianamente. Mediado por Amalyn Nascimento, servidora da CCI/ENSP, o debate contou com a participação da vereadora Marielle Franco, do PSOL-RJ, da militante feminista da Saúde Tatyanny Araujo, da ativista de Manguinhos Patrícia Evangelista e da assistente social da Fiocruz Mônica Olivar. Confira abaixo a reportagem produzida pela ‘ENSP TV’ durante o evento.
Notícia
Publicado em: 22/03/2017 15:43:22
Foi lançada no Brasil, durante o mês de março, a plataforma #ChegaDeAgrotóxicos. A ferramenta é uma estratégia de mobilização da sociedade na luta contra os retrocessos que podem colocar mais venenos nas mesas das famílias brasileiras. Preocupadas com o chamado 'Pacote do Veneno' - uma série de medidas que visam liberar ainda mais o uso de agrotóxicos no Brasil -, diversas organizações da sociedade se juntaram para construir essa plataforma. O site recolhe assinaturas contrárias ao Projeto de Lei 6.299/2002, do atual ministro da Agricultura Blairo Maggi, e divulga informações sobre os riscos dos agrotóxicos. Ouça o podcast da pesquisadora do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), Karen Friederich, em que são abordadas questões que envolvem o uso de agrotóxicos, as experiências efetivas de produção orgânica e egroecológica, além de destacar a importância do projeto de lei que apoia a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA). Até esta segunda-feira, 38,099 pessoas já disseram "chega de agrotóxicos!" Ouça, leia sobre o tema e assine!
Notícia
Publicado em: 20/03/2017 15:16:13
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou neste mês de março o edital nº 03/2017, referente à chamada pública no âmbito do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), cujo objetivo é selecionar propostas para apoio financeiro à realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no país. Os mesmo devem ter envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação. A chamada atenderá os eventos previstos para o período de 1º de agosto de 2017 a 31 de janeiro de 2018. Propostas podem ser enviadas até 31 de março.
Notícia
Publicado em: 17/03/2017 20:11:38
Na semana de 20 a 24 de março de 2017, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz) - instituição nacional de referência do SUS para a TB e outras pneumopatias - promove uma série de mobilizações a fim de marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A programação reúne palestras, apresentações e exposições culturais e artísticas. As ações também preveem a iluminação do Castelo da Fiocruz com a cor vermelha, de 20 a 27 de março, e da estátua do Cristo Redentor, no dia 24, para marcar o dia de combate. Na sexta-feira, no auditório do CRPHF, haverá a divulgação do documento Unidos pelo fim da TB. Cada palavra conta: linguagem e uso sugeridos para comunicações em Tuberculose – Stop TB Partnership/Unops, e a palestra Saúde, linguagem e estigma, a ser proferida pelo pesquisador Caco Xavier. Confira a programação completa.
Notícia
Publicado em: 02/02/2017 12:10:46
A evidência científica é robusta: a pobreza e a desigualdade social prejudicam seriamente a saúde. No entanto, as autoridades de saúde não dão a esses fatores sociais a mesma atenção que dedicam a outros quando tentam melhorar a saúde dos cidadãos. Um estudo sobre 1,7 milhão de pessoas, publicado pela revista médica The Lancet, traz de volta esse problema negligenciado: a pobreza encurta a vida quase tanto quanto o sedentarismo e muito mais do que a obesidade, a hipertensão e o consumo excessivo de álcool. O estudo é uma crítica às políticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), que não incluiu em sua agenda este fator determinante da saúde - tão importante ou mais do que outros que fazem parte de seus objetivos e recomendações.