Busca do site
menu

Notícias: ENSP na Imprensa

471 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 31/03/2015 13:03:22
Os jornais Correio Braziliense e Estado de Minas, na edição de domingo (29/3), publicaram reportagem na qual alertam para a liberação, no Brasil, de pesticidas condenados pela Organização Mundial da Saúde. Intituladas Os venenos nas mesas dos brasileiros, as matérias denunciam que a Agência Internacional de Pesquisas do Câncer, órgão da OMS, classificou cinco pesticidas como "provavelmente" ou "possivelmente" carcinogênicos. Desses, quatro são liberados no Brasil: glifosato, malation, diazinon e parationa metílica. “É preciso adotar o princípio da precaução. Conforme as pesquisas avançam, aparecem novas evidências contra os venenos”, disse o pesquisador da ENSP Luiz Cláudio Meirelles - fonte ouvida pela reportagem.
Notícia
Publicado em: 26/03/2015 13:29:13
Nesta quinta-feira (26/3), o jornal O Globo publicou artigo produzido pela pesquisadora Margareth Dalcolmo, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da Escola Nacional de Saúde Pública (CRPHF/ENSP/Fiocruz), sobre a situação da tuberculose no país. No texto, a consultora da OMS para o assunto destaca a contradição de um país que possui um bom Programa de Controle, remédios de boa qualidade, tratamento gratuito governamental, mas ainda convive com quatro mil pessoas morrendo por ano de tuberculose. “Não existem mau paciente, e sim serviço de saúde ineficiente”. Leia o artigo.
Notícia
Publicado em: 23/03/2015 13:24:51
Às vésperas do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o RJTV publicou reportagem na qual destacou o aumento da poluição nos rios do Rio de Janeiro. Além de revelar que as amostras de água com qualidade ruim cresceram de 40% para mais de 66%, a matéria projetou os benefícios que a limpeza dos rios traria para a cidade em diversos campos, entre eles o turismo e a saúde pública. Na opinião da pesquisadora da ENSP Simone Cynamon Cohen, um amplo projeto de despoluição poderia reduzir pela metade os casos de doenças transmitidas pela água contaminada.
Notícia
Publicado em: 19/03/2015 13:44:11
O pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Paulo Barrocas foi um dos entrevistados pela jornalista Miriam Leitão, em seu programa veiculado no canal de notícias GloboNews. A edição do dia 12 de março teve como tema o impacto da falta de saneamento nos gastos com saúde, e o pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola destacou os quatro componentes básicos para se avaliar a cobertura de saneamento no país (abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta e destinação do lixo e drenagem). Além disso, comentou a importância da existência, qualidade e abrangência do serviço de distribuição de água e as doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado.  
Notícia
Publicado em: 13/03/2015 11:58:43
Na terça-feira (10/3), o Jornal das Dez, exibido pelo canal GloboNews, veiculou reportagem na qual destacou algumas medidas simples que podem ocasionar grande economia de água. A matéria apresentou a proposta do pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP Renato Feitosa, que utiliza braçadeiras plásticas para lavagem das mãoes em torneiras de pressão. Os testes do pesquisador comprovaram que a economia pode ser de 65 a 80%.
Notícia
Publicado em: 11/03/2015 12:04:43
O pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Luiz Cláudio Meirelles foi uma das fontes consultadas na reportagem produzida pela agência global de informação SciDev.Net, intitulada Insecticide risk map exposes threat to aquatic life. Na opinião do pesquisador, os mapas de risco são úteis para países como o Brasil, tendo em vista que eles carecem desse tipo de ferramenta. "Há uma enorme falta de informação sobre tudo relacionado à agricultura e uso inseticida", disse o pesquisador.
Notícia
Publicado em: 04/03/2015 14:43:49
O estudo da mestre em Saúde Pública pela ENSP Ligia Maria Rocha Rodrigues, que durante três meses acompanhou o trabalho realizado pelo Programa Saúde e Brincar, do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), foi destaque na edição de 28 de fevereiro do jornal O Fluminense. A reportagem apresenta alguns dos resultados obtidos, mostrando que o brincar, enquanto recurso terapêutico, possibilita a criança ocupar um papel mais ativo, com bem-estar, autonomia e participação.
Notícia
Publicado em: 03/03/2015 16:35:59
Em entrevista ao Portal R7, o pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP Paulo Barrocas destacou que a falta de água pode contribuir significativamente para o aumento do números de doenças. De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a falta de acesso à água de qualidade e o saneamento precário podem ser os responsáveis por 94% dos casos de diarreia no mundo. A cada dia 5.000 crianças em média morrem devido a doenças facilmente evitáveis, relacionadas com o saneamento precário e o consumo de água sem qualidade. Confira a entrevista na íntegra. 
Notícia
Publicado em: 26/02/2015 15:56:16
O dentista Humberto Luís Candêo Fontanini, mestre pela ENSP em 2011, conclui uma pesquisa que mostra a relação de determinantes sociais com o surgimento de cáries em adolescentes. O estudo foi feito na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul e foi destaque na imprensa local. Falta de informação e de estrutura familiar estão entre os motivos que levam 55,2 % de um grupo de 542 estudantes de escolas públicas da cidade a terem pelo menos um dente atacado por cárie. Veja mais detalhes na reportagem que foi publicada no jornal Dourados Agora.
Notícia
Publicado em: 25/02/2015 12:51:36
O jornal Valor Econômico publicou, no último dia 18, uma reportagem sobre os riscos que a falta d'água pode trazer à saúde fazendo ressurgirem doenças consideradas erradicadas nas grandes cidades. Uma das entrevistadas pelo jornal carioca foi  Bianca Dieile, pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP. Bianca lembrou que, no caso de São Paulo, as autoridades demoraram para dar informações sobre a escassez. Assim, não foi possível fazer um bom planejamento afim de evitar o armazenamento inadequado da água. A pesquisadora falou ainda sobre a situação das populações de baixa renda, que já convivem há tempo com a falta d'água e suas consequências para a saúde. Veja a íntegra da reportagem.
Notícia
Publicado em: 05/02/2015 11:17:43
Segundo reportagem veiculada no site do jornal O Globo, baseada no estudo publicado na revista especializada ‘Human Reproduction’, 15 milhões entre 16,7 milhões de gravidezes indesejadas acontecem todos os anos em 35 países de baixa renda porque as mulheres não fazem uso de métodos contraceptivos considerados modernos, como a pílula e a camisinha. Apesar de o Brasil não ter sido incluído na pesquisa, dados do estudo Nascer no Brasil, realizado pela ENSP, revelam que 55% das grávidas de 9 meses não tinham planejado ter filhos naquele momento. “Isso mostra que o planejamento reprodutivo no Brasil também está comprometido”, disse Maria do Carmo Leal, coordenadora da pesquisa.
Notícia
Publicado em: 03/02/2015 11:36:50
O médico Antônio Sergio Fonseca, chefe do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP, concedeu entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, no domingo (1/2), a respeito dos cuidados com a saúde necessários para brincar o carnaval. Segundo a reportagem, os foliões devem tomar cuidado com a hidratação, a exposição ao sol e a sensação de abafamento. No final de janeiro, o Ministério da Saúde lançou a campanha de prevenção às DST e aids para carnaval. Confira.
Notícia
Publicado em: 29/01/2015 11:07:25
Em artigo publicado no Valor Econômico, pesquisadores da Fiocruz Nisia Trindade Lima, Francisco Eduardo de Campos e Maria Helena Machado, esta última coordenadora geral da Pesquisa Avaliativa do Programa Mais Médicos, esclarecem algumas lendas criadas sobre o programa e justificam a sua formulação, baseada na realidade da atenção à saúde no Brasil. A avaliação do programa coordenada pela Fiocruz pretende analisar o impacto da chegada dos profissionais de saúde aos lugares de difícil acesso, apontar os principais desafios, além de monitorar as ações implementadas. Leia o Artigo.
Notícia
Publicado em: 28/01/2015 14:14:03
Nesta quarta-feira (28/1), o jornal Meia-Hora publicou reportagem na qual alerta para a campanha de combate à hanseníase, cujo tema em 2015 é Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo v​ai se curar. A matéria alerta para os perigos da doença, as formas de tratamento e informa sobre as atividades de conscientização que serão realizadas no Centro de Saúde Escola da ENSP e na Clínica da Família Victor Valla da ENSP, na quinta-feira (29/1). O jornal também consultou o pesquisador do laboratório de Hanseníase da Fiocruz, José Augusto da Costa Nery, sobre os principais sintomas da doença. 
Notícia
Publicado em: 14/01/2015 11:40:53
A reportagem de capa da Revista Cidade Nova destaca a trajetória de mulheres que deram à luz naturalmente e os desafios que o país precisa superar para incentivar e humanizar os partos normais. O texto se baseou na pesquisa Nascer no Brasil, desenvolvida na Escola Nacional de Saúde Pública, para informar que 70% das mulheres brasileiras iniciam a gestação com o desejo de ter parto normal, mas que 52% optam pela cesariana no momento do nascimento. A pesquisadora Silvana Granado, citada na reportagem, afirmou que a cesárea não substitui de forma igual o parto normal.