Notícias: ENSP na Imprensa
471 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 20/05/2014 11:32:26
O pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP, Francisco Pedra, concedeu entrevista ao jornal O Globo, na edição de domingo (18/5), em que comentou os casos de morte de crianças e adolescentes no trabalho. A reportagem, intitulada Trabalho mortal na infância, revela que, a cada mês, uma criança ou adolescente morre trabalhando no país. Para o pesquisador da ENSP, no entanto, o número de mortes é abaixo do esperado, já que alguns casos entram na estatística da saúde sem mencionar a relação com o trabalho. Confira a reportagem completa.
Notícia
Publicado em: 12/05/2014 11:51:32
A dissertação de mestrado apresentada na ENSP que analisou os erros de preparo e administração de medicamentos foi tema de reportagem no portal Saúde Web, no dia 6 de maio. A pesquisa, desenvolvida pela farmacêutica hospitalar do IFF/Fiocruz Suiane Baptista, apontou que esse tipo de erro é um grave problema de saúde pública e ocorre em todas as etapas do sistema de medicação, o que traz prejuízos tanto para o paciente e seus familiares quanto para os profissionais e sistemas de saúde. Ainda de acordo com o estudo, esse risco é ainda maior quando se trata de pacientes pediátricos.
Notícia
Publicado em: 29/04/2014 14:34:31
O Globo online divulgou, no dia 28 de abril, uma reportagem sobre a epidemia de cesarianas no país, com destaque para a pesquisa Nascer no Brasil, coordenada pela pesquisadora da ENSP Maria do Carmo Leal. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2010, o Brasil e a China foram responsáveis por metade das cesáreas realizadas no mundo. Entre 2010 e 2013, o estudo Nascer no Brasil – Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento, mostrou que 53% dos partos na saúde pública foram cirúrgicos. Bem acima do limite máximo recomendado pela OMS, de 15%.
Notícia
Publicado em: 29/04/2014 12:51:51
O pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Paulo Cesar Basta, assinou artigo publicado na edição impressa de segunda-feira, 28 de abril, do jornal O Globo, intitulado 'A aldeia está doente'. Segundo o pesquisador, a questão indígena tem ocupado expressivo espaço no noticiário nacional e, com frequência, os povos indígenas vêm sendo associados à violência contra não-indígenas e responsabilizados por invasões de propriedade particular, o que tem causado preconceito da opinião pública e falta de interesse na luta pelos direitos indígenas, que incluem a saúde. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a taxa de mortalidade infantil entre indígenas - desde que se iniciou o registro em 1999 - é maior do que a reportada com outros grupos.
Notícia
Publicado em: 28/04/2014 10:23:30
O portal A crítica de Manaus destacou a pesquisa do aluno de mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP Paulo Victor de Sousa Viana, sobre a tuberculose no Brasil, em reportagem divulgada no dia 27/4. O estudo apontou que apesar da incidência e da mortalidade por tuberculose no Brasil terem reduzido entre 20% e 30% nos últimos 20 anos, ainda são notificados em média 80 mil casos e 4 mil óbitos anualmente no país.
Notícia
Publicado em: 25/04/2014 12:50:06
O jornal Diário do Amazonas publicou na edição de sexta-feira (25/4) que o coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde da Fiocruz (Cepedes) e pesquisador da ENSP, Carlos Machado de Freitas, visitou, no dia 24 de abril, pontos considerados de risco geológico em Manaus (Amazonas). A visita aponta a demanda da capital para que sejam implatados projetos que já são desenvolvidos pela Fiocruz, visando a prevenção de risco.
Notícia
Publicado em: 16/04/2014 13:59:46
A pesquisa da Fiocruz Nascer no Brasil – Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento, coordenada pela pesquisadora da ENSP Maria do Carmo Leal, foi destaque na imprensa. O Portal iG e o Globo online trouxeram dados da pesquisa sobre o índice de cesariana no Brasil. Além disso, o Globo destacou outra pesquisa da Fiocruz intitulada Trajetória das mulheres na definição pelo parto cesáreo.
Notícia
Publicado em: 15/04/2014 13:55:03
O estudo da Fiocruz intitulado Trajetória das mulheres na definição pelo parto cesáreo foi tema de reportagem na página eletrônica da BBC Brasil, divulgada no dia 14/4. A matéria abordou a desvalorização do parto normal no Brasil - país recordista mundial em cesáreas. A pesquisa em destaque foi elaborada pelos pesquisadores da ENSP Arthur Orlando Correa Schilithz, Maria do Carmo Leal, Rosa Maria Soares Madeira Domingues, Ana Paula Esteves Pereira, Silvana Granado Nogueira da Gama, Mariza Miranda Theme Filha e Sonia Duarte Azevedo Bittencourt, além de Marcos Augusto Bastos do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Sandra Costa Fonseca da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Penha Maria Mendes da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
Notícia
Publicado em: 14/04/2014 14:33:36
De 6 a 9 de abril, o jornal O Globo publicou a série Dilema Petroquímico, que trouxe diversas reportagens sobre os impactos que o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) provocou na Região Leste do estado. As matérias relataram os atrasos na construção do empreendimento e as transformações econômicas e ambientais decorrentes das obras. A Escola Nacional de Saúde Pública, por meio do Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos (LabMep), coordena o Plano de Monitoramento Epidemiológico na Área de Influência do Comperj. A iniciativa monitora a evolução das causas relevantes de adoecimento, morte e segurança pública em quatro municípios da Região.
Notícia
Publicado em: 10/04/2014 14:29:56
O Brasil foi o terceiro colocado em um ranking composto de 78 países sobre os conflitos ambientais no mundo. A exploração mineral, o desmatamento e a disputa por terras e água são apontados como os maiores motivos dos conflitos ecológicos. Em reportagem publicada no jornal O Globo, o pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP Marcelo Firpo afirmou que as doenças estão ligadas à degradação dos ecossistemas.
Notícia
Publicado em: 01/04/2014 13:29:22
O pesquisador da ENSP Marcelo Firpo Porto concedeu entrevista ao jornal O Dia, na qual comentou os conflitos ambientais presentes no Estado do Rio de Janeiro. Na opinião do pesquisador, as tensões estão associadas à exploração dos recursos naturais sem respeito às comunidades rurais, de pescadores, agricultores, extrativistas quilombolas e indígenas. “A população pobre está sendo aniquilada e ficando só com ônus”, alertou o pesquisador, que coordena o Mapa da Injustiça Ambiental, cujo objetivo é, a partir de um mapeamento inicial, apoiar a luta de inúmeras populações e grupos atingidos em seus territórios por projetos e políticas baseadas numa visão de desenvolvimento insustentável e prejudicial à saúde.
Notícia
Publicado em: 31/03/2014 11:27:29
O Telejornal Repórter Brasil, transmitido pela Tv Brasil, destacou, em reportagem divulgada no dia 26/3, a degradação da saúde pública no período da Ditadura Militar. Na série sobre os 50 anos do golpe, o jornal recordou o massacre de Manguinhos que, em 1970, afastou 10 pesquisadores da Fiocruz por motivos políticos. Em entrevista, o diretor da ENSP, Hermano Castro, o presidente de associação Latino-Americana de Medicina Social, José Carvalho de Noronha e a professora da UFRJ Lígia Bahia falaram sobre o golpe e sua influência na saúde do país.
Notícia
Publicado em: 27/03/2014 11:02:32
A coordenadora do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da ENSP, Vera Luiza da Costa e Silva, falou sobre o papel da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, patrocinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em entrevista à Rádio França Internacional (RFI Português) no dia 12/2. A partir de junho, Vera assumirá a chefia do secretariado da Convenção-Quadro, em Genebra, onde trabalhará durante quatro anos. Na reportagem, a epidemiologista falou sobre a política contra o tabagismo no Brasil e o papel da Convenção-Quadro na luta contra o consumo mundial do tabaco.
Notícia
Publicado em: 27/03/2014 10:26:05
Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), um em cada oito óbitos no mundo - o equivalente a 7 milhões de casos - é causado pela poluição atmosférica. O levantamento levou em conta dados coletados em 2012. Quatro anos antes, foram constatadas 3,2 milhões de mortes devido à poluição do ar. Em entrevista ao jornal O Globo, o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública´(ENSP/Fiocruz), Hermano Castro, acredita que a conta ainda não reflete a realidade. "Vários países não têm estatísticas confiáveis. Os pacientes morrem sem diagnóstico, então não sabemos quantos casos podemos atribuir a doenças que podem estar ligadas à poluição do ar, como pneumonia e infecções respiratórias", lembrou o pneumologista. Leia a reportagem completa aqui.
Notícia
Publicado em: 26/03/2014 10:51:39
Um artigo do pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP e coordenador do Mapa da Injustiça Ambiental, Marcelo Firpo, e do doutorando da Escola, Diogo Rocha, foi destaque em reportagem da BBC Brasil, divulgada no dia 21/3. A matéria fala sobre o mapa de conflitos ambientais em todo mundo, feito pela Universidade Autônoma de Barcelona. Nele, o Brasil aparece em terceiro lugar (ao lado da Nigéria) em número de disputas, enquanto a mineradora brasileira Vale ocupa a quinta posição no ranking de empresas envolvidas nessas questões.