Notícias: ENSP na Imprensa
471 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 26/02/2016 11:05:37
O pesquisador Renato Bonfatti, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP (Cesteh), concedeu entrevista ao jornal Contraponto, do Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro, em reportagem que denunciou as más condições de trabalho dos servidores que atuam no setor de conservação dos documentos do arquivo do TRT-RJ. O pesquisador do Cesteh falou a respeito da temperatura ideal no ambiente de trabalho e dos riscos à saúde que a falta de equipamentos adequados para manuseio dos documentos arquivados desde 2009 pode trazer aos trabalhadores. Confira.
Notícia
Publicado em: 25/02/2016 12:09:35
O Programa Unidiversidade, do Canal Saúde, exibido em 22 de fevereiro, teve como tema a pergunta: Que mosquito é esse? O questionamento buscou comprender mais acerca do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Entre os entrevistados, o pesquisador colaborador do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (Cepi-DSS/ENSP) Alexandre San Pedro destacou a relação entre os DSS e o mosquito. Segundo ele, o modelo de desenvolvimento urbano adotado pela nossa cidade - principalmente em relação às condições de saneamento básico -, em especial a distribuição de água, criam condições propícias para o desenvolvimento do vetor. "Essa é uma transformação, ou seja, o mosquito tem alta adaptação a esse meio, mas nós, como sociedade, damos nossa contribuição para a reprodução do vetor", alertou.
Notícia
Publicado em: 23/02/2016 12:20:15
O jornal O Globo, na edição de domingo (21/2), publicou reportagem sobre as epidemias provocadas pelo Aedes aegypti desde 1981. De acordo com o texto, deficiências em saneamento básico, má preservação de espaços públicos e as intensas mudanças climáticas favorecem a proliferação do mosquito em território nacional. Para comprovar essas e outras questões, a reportagem consultou os pesquisadores Marcelo Araújo e Paulo Barrocas, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP (DSS). Na opinião dos especialistas, o descaso com o saneamento do país vem de muitos anos, o que contribui para uma má coleta do lixo, acúmulo de água em espaços públicos, abastecimento inadequado e armazenamento irregular por parte da população.
Notícia
Publicado em: 19/02/2016 13:08:01
Paulo Barrocas, pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP), foi entrevistado em uma reportagem do telejornal RJTV, da TV Globo, e falou da necessidade de se implementar medidas de saneamento para diminuir os criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da dengue, chikungunya e zika. Veja neste link a reportagem.
Notícia
Publicado em: 18/02/2016 12:27:36
Em entrevista ao jornal Bom Dia Rio, da Rede Globo, a pesquisadora do Laboratório de Toxicologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) Ana Cristina Simões Rosa falou sobre o uso do fumacê. Apesar de não indicado, alguns condomínios vêm recorrendo a estratégia por conta própria para eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, dengue e chikungunya. O uso indiscriminado pode apresentar perigos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. Segundo Ana Cristina, com a utilização continuada do fumacê, os mosquitos adquirem resistência ao inseticida e ele deixa de proporcionar a eficácia desejada. "Isso pode promover também um desequilíbrio dos predadores naturais do mosquito. A longo prazo significa que eles vão se proliferar de uma maneira muito mais intensa do que antes da utilização do inseticida", alerta.
Notícia
Publicado em: 16/02/2016 10:44:34
O jornal O Globo, no dia 4 de fevereiro, divulgou o estudo realizado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que mapeou a vulnerabilidade às alterações do clima em 84 municípios que fazem parte da bacia hidrográfica do Velho Chico e estão localizados na região do bioma caatinga. Segundo a pesquisa, até 40 dessas cidades são altamente vulneráveis aos efeitos do aquecimento global e, além de aumento da temperatura, esses locais - todos com baixos indicadores sociais - são mais sujeitos a experimentar fortes perdas agrícolas, escalada de doenças, evasão de moradores e até a desertificação das paisagens. As pesquisadoras Diana Marinho, da ENSP/Fiocruz, e Martha Barata, do IOC/Fiocruz, participaram da reportagem.
Notícia
Publicado em: 03/02/2016 10:39:52
A pesquisadora Silvana Granado, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), participou, na última sexta-feira, do programa Tema Livre, da Rádio Nacional, que debateu os fatores que interferem na escolha pelo tipo de parto e o alto número de cesarianas no país. A pesquisadora, que comentou os resultados da pesquisa Nascer no Brasil: Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento, também falou sobre o elevado número de cesarianas e das intervenções obstétricas durante o trabalho de parto em mulheres brasileiras. O programa também discutiu o papel dos médicos e de outros profissionais como as doulas.
Notícia
Publicado em: 02/02/2016 11:17:28
O calendário nacional de vacinação sofreu mudanças em 2016. De acordo com Ministério da Saúde, as alterações serão anotadas nas cadernetas nas próximas campanhas de imunização. A oferta da hepatite B será ampliada para idosos. Em reportagem para o Canal Saúde, da Fiocruz, a supervisora de enfermagem do Centro de Saúde Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), Slete Ferreira, explicou que a vacina da hepatite B era ministrada até 49 anos e verificou-se que, com a continuidade das atividades sexuais dos idosos, esse foi um dos motivos para a ampliação da oferta da vacina.
Notícia
Publicado em: 29/01/2016 12:49:50
A alta incidência de obesidade, hipertensão, diabetes e outras complicações da síndrome metabólica em índios Xavante pautou a reportagem Aldeia extra G, publicada pelo Correio Braziliense, na quarta-feira (20/1), e que destaca mudanças tanto na dieta quanto no estilo de vida dos xavantes. O texto jornalístico, além de repercutir o estudo do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), que detectou a prevalência de síndrome metabólica em duas reservas Xavante, consultou o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Carlos Coimbra a respeito da situação dos xavantes. “Sabemos tratar e prevenir doenças na população brasileira não indígena, mas nos esquecemos deles, que têm uma dupla carga de doenças: além das infecciosas, agora as da modernidade”. Leia a reportagem completa.
Notícia
Publicado em: 19/01/2016 15:39:01
Elaine Miranda, professora adjunta do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da ENSP e do Departamento de Farmácia e Administração Farmacêutica da Universidade Federal Fluminense, foi uma das entrevistadas em uma reportagem da BBC Brasil sobre os riscos de aumento dos casos de infecção por zika vírus no Carnaval.
Notícia
Publicado em: 18/01/2016 13:08:02
Maria do Carmo Leal, pesquisadora da ENSP, foi entrevistada pelo jornal A Tarde, de Salvador, em reportagem sobre uma proposta de lei que proibe que presas sejam algemadas durante o parto. Segundo a reportagem, o governo diz que a prática já não ocorre há vinte anos na Bahia, mas a lei serviria para homogeneizar procedimentos que até o momento ficam a critério de cada prisão. Tal como aconteceu com projeto semelhante, sancionado pelo governo do Rio de Janeiro há alguns dias, o projeto de lei que tramita na assembleia legislativa baiana também usou como base o estudo Nascer no Brasil, inquérito nacional sobre parto e nascimento, coordenado por Maria do Carmo. Em seu depoimento ao jornal soteropolitano, a pesquisadora lembrou que além da retirada das algemas é importante que se busque penas alternativas para as mães, como por exemplo, a prisão domiciliar. Leia aqui a íntegra da reportagem.
Notícia
Publicado em: 13/01/2016 15:27:48
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), evento adverso é a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. Com aumento vertiginoso, o Brasil está cada vez mais preocupado em discutir estratégias para o enfrentamento dessa questão, com ênfase na atuação interdisciplinar e sistêmica para sua prevenção. Uma estratégia é a formação na área e a implementação de núcleos de segurança do paciente nos hospitais - o que é norma do Ministério da Saúde. O estudo, desenvolvido pelo pesquisador da ENSP Walter Mendes, cujo resultado apontou que cerca de 67% dos eventos adversos cometidos no país poderiam ser evitados, ganhou novamente visibilidade na grande mídia. Com isso, o assunto, que ainda é tabu entre muitos profissionais, mais uma vez, veio à tona.
Notícia
Publicado em: 06/01/2016 12:59:14
O colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, divulgou, em seu blog, o artigo publicado pela Revista Ciência e Saúde Coletiva sobre as reclamações recebidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar de beneficiários de plano de saúde da Região Sudeste do Brasil. De autoria dos pesquisadores Wilson Marques Vieira Júnior (ANS) e Mônica Martins (ENSP/Fiocruz), o artigo revela que os idosos foram o grupo populacional que proporcionalmente apresentou mais reclamações (60,8 versus 25,5 reclamações/10.000 beneficiários). O tema mais frequente das queixas dos idosos esteve relacionado à cobertura assistencial (68,1%).
Notícia
Publicado em: 21/12/2015 13:04:58
O Portal Último Segundo/IG publicou, em 19/12, matéria sobre o movimento contra manicômios que pede saída do novo coordenador de de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, Valencius Wurch da Saúde. Ele dirigiu a Casa de Paracambi, no Rio de Janeiro, conhecida por maus tratos e tortura a pacientes com problemas psiquiátricos. Entrevistada pelo portal, a pesquisadora do Laboratório de Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP) Ana Paula Guljor, contratada pelo município de Paracambi para supervisar a casa dirigida por Valencius, disse que verificou no local muito cheiro de urina, fezes e criolina, pacientes maltrapilhos, nus, jogados pelo chão ou amarrados nas camas de ladrilho sem colchão, pouquíssimas atividades terapêuticas e sem ressocialização. Sobre Valencius, ela informou: "Ele tinha uma atuação fora, na conferência ele estava organizando as defesas contra o projeto da reforma, que é a ampliação dos serviços, a implantação do hospital dia no local. A forma como ele fala é uma mentira deslavada. Ele pertenceu ao Ministério da Saúde, mas o fato de você trabalhar no hospital público não significa que você tenha compromisso público e muito menos experiência de gestão pública".
Notícia
Publicado em: 15/12/2015 17:03:42
A edição de domingo (13/12) do Fantástico apresentou reportagem que destacou o surgimento de superbactérias cada vez mais resistentes em decorrência do uso exagerado de antibióticos. A equipe do programa ouviu a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública e consultora da OMS para assuntos de tuberculose Margareth Dalcolmo, que alertou para a gravidade das bactérias multirresistentes em pacientes com tuberculose.