Busca do site
menu

Notícias: Pesquisa

1.055 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 30/03/2020 15:22:34
O pesquisador da ENSP, Sergio Rego, e Marisa Palácios, da UFRJ, em novo artigo escrito em parceria, falam a respeito do amplo leque de possibilidades de impactos do trabalho sobre a saúde mental dos trabalhadores de saúde. "Entendendo que a carga é sempre uma relação entre as exigências do trabalho e os recursos que se pode lançar mão, pessoal e coletivamente, é possível traçar amplo mapa de ações que podem impactar a saúde mental dos trabalhadores de saúde nesses tempos difíceis de coronavírus", defendeu ele. Sergio e Marisa são professores e ex-coordenadores do PPGBIOS. Atualmente, ele é o responsável pela unidade do Rio de Janeiro da rede vinculada à cátedra da Unesco na Universidade de Haifa, e Marisa é professora titular de bioética e diretora do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada da UFRJ (Nubea). Confira o artigo.
Notícia
Publicado em: 25/03/2020 16:29:38
“Hoje, assistimos autoridades econômicas de nosso país tentando se aproveitar da catástrofe que vai se desenhando para tentar implementar suas propostas de reformas, como se estas fossem algum tipo de resposta possível para a crise sanitária. Não é. O abandono e a minimização das políticas de amparo social apenas agravam a situação”, defendeu o pesquisador da ENSP, professor permanente e ex-coordenador-geral do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva e responsável pela unidade do Rio de Janeiro da rede vinculada à cátedra da Unesco na Universidade de Haifa, Sergio Rego, em artigo escrito em parceria com Marisa Palácios, que é igualmente ex-coordenadora-geral do PPGBIOS, professora titular de bioética e diretora do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada da UFRJ (Nubea). 
Notícia
Publicado em: 25/03/2020 12:44:29
A ENSP teve 13 projetos aprovados no Programa Inova Fiocruz 2020. O resultado final da avaliação do primeiro ano do Programa com projetos contemplados nos Editais: Ideias Inovadoras, Geração de Conhecimento, Novos Talentos e Produtos Inovadores foi divulgado nesta terça-feira (24/3). Confira!
Notícia
Publicado em: 24/03/2020 12:44:48
Um estudo inédito, realizado pelo Grupo de Pesquisa em “Saúde nas Prisões” da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, e coordenado por Alexandra Sánchez, por meio de cooperação técnica com o Ministério Público/RJ, analisou as causas de óbito no Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro (2016-2017). Os resultados apontam que as doenças infecciosas foram responsáveis por 30% das mortes na população carcerária, seguidas pelas doenças do aparelho circulatório (22%), causas externas (12%) e as doenças do aparelho respiratório (10%). Dentre as infecciosas, destacam-se HIV/Aids (43%), tuberculose (40,7%) e septicemias (13%). Considerando os óbitos com menção à tuberculose em outras linhas da declaração de óbito, esse porcentual se eleva para 52%.  
Notícia
Publicado em: 24/03/2020 11:21:25
“No Brasil, todos os anos, morrem cerca de 4.500 pessoas por tuberculose. Esse número é maior que o de mortes na China por Covid-19, por exemplo”, destaca o chefe do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da ENSP, Jesus Pais Ramos, neste 24 de março, data em que se faz referência ao Dia Mundial de Tuberculose. Neste momento de pandemia de coronavírus, a Organização Mundial de Saúde (OMS) ressalta a importância da continuidade em tratar das vítimas de TB: “As autoridades de Saúde devem manter o apoio aos serviços essenciais para a tuberculose, incluindo cuidados durante emergências, pois pessoas doentes com TB e Covid-19 poderão ter resultados piores no tratamento, sobretudo se a terapia para tuberculose for interrompida.”
Notícia
Publicado em: 12/03/2020 16:50:50
A vice-diretora de Escola de Governo em Saúde da ENSP e coordenadora da Secretaria Técnica e Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), Rosa Souza, esteve em Havana, Cuba, para o 12º Congresso Internacional de Educação Superior. Na ocasião, ela participou de um simpósio sobre direito social à saúde e um colóquio de educação e prática interprofissional. Rosa também apresentou a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, e discorreu sobre o que a ENSP e a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública da América Latina (Resp-AL) realizaram em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  
Notícia
Publicado em: 11/03/2020 11:56:04
Um novo caminho se abrirá na busca pelas causas, tratamentos inovadores e cura para doenças metabólicas, entre elas, hipertensão arterial, diabetes tipo 2 e doenças infecciosas, como aquelas causadoras de diarreia. E a Fiocruz fará parte dessa empreitada. Um projeto de pesquisa, do qual participa um pesquisador da ENSP, está entre os seis escolhidos para receber o financiamento do Programa Conjunto de Pesquisa em Saúde Canadá-Israel, do Canadian Institutes of Health Research – CIHR (Institutos Canadenses de Pesquisa em Saúde), renomada agência de fomento a pesquisas em ciências da saúde do Canadá.
Notícia
Publicado em: 27/02/2020 16:01:24
A antropóloga e docente do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, Debora Diniz, ligada à Unidade de Brasília (UnB), acaba de ganhar o prêmio internacional Dan David Prize na categoria Igualdade de Gênero. A iniciativa, que existe desde 2001, reconhece pesquisas interdisciplinares que quebram paradigmas e fronteiras em sua área, promovendo impacto social e cultural. Por uma rede social, a ativista afirmou estar muito emocionada com a honraria e ressaltou o fato de ser a segunda mulher da América Latina a receber este importante prêmio acadêmico. 
Notícia
Publicado em: 13/02/2020 11:10:34
 Os vírus da dengue e o da zika e o risco de microcefalia entre recém-natos estão relacionados. É o que sugere a pesquisa da Fiocruz, publicada na Scientific Reports, revista do grupo Nature. O estudo, que tem entre os autores a orientadora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP, Marilia Sá Carvalho, e a doutoranda do programa, Laís Freitas, revelou taxa cinco vezes superior de microcefalia em recém-nascidos no Nordeste, entre 2015 e 2016, em comparação com a região Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O resultado pode ser creditado, em parte, ao nível de imunidade prévia da população do Sudeste e Centro-Oeste contra os vírus da dengue. 
Notícia
Publicado em: 11/02/2020 17:07:10
Nesta quarta-feira, 12/2, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca promoverá duas sessões do Centro de Estudos da ENSP Miguel Murat. Saúde Mental Perinatal: desafios e perspectivas e Estratégias para descolonizar e reinventar a Saúde Coletiva serão os temas tratados, ambos com início previsto para as 9h. As atividades são abertas ao público. 
Notícia
Publicado em: 10/02/2020 16:55:32
Foi lançado, durante audiência pública, nesta segunda-feira (10/2), o aplicativo Eu fiscalizo, desenvolvido pela Fiocruz. O evento, promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, foi realizado no Senado Federal, em Brasília, e trouxe o debate acerca do controle social sobre a veiculação de conteúdo impróprio para crianças e adolescentes nos meios de comunicação.   
Notícia
Publicado em: 07/02/2020 14:58:56
A cultura, a diversidade ambiental, os direitos e a saúde dos povos indígenas sempre permearam pesquisas, estudos, aulas e debates na ENSP. Neste 2020, não há o que se comemorar em 7 de fevereiro, Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. Os retrocessos estão atingindo todos os campos, em especial a saúde, incluindo a dos povos indígenas. Demarcação de terras e desmonte do subsistema de saúde indígena estão entre os itens que formam o que pode-se chamar de agenda de retrocessos. Confira algumas matérias da ENSP sobre o tema. 
Notícia
Publicado em: 06/02/2020 15:26:42
O ex-ministro da Saúde e pesquisador da ENSP, José Gomes Temporão, fala sobre o enfrentamento do coronavírus pelo sistema de vigilância do país e faz alerta sobre os cortes orçamentários aos quais o SUS vem sendo submetido. 
Notícia
Publicado em: 31/01/2020 11:27:20
O pesquisador Andrey Cardoso, da ENSP/Fiocruz, foi autor principal do estudo que apresentou as características do primeiro surto de gripe documentado em povos indígenas no Brasil. Publicada na revista científica Plos One, a pesquisa revela que no período do surto, ocorrido entre 30 de março e 14 de abril de 2016 , foram detectados 73 casos de infecção respiratória aguda (IRA) em 170 indígenas residentes da aldeia Guarani, no sudeste do país, o que representa 75,3% dos casos notificados no primeiro semestre daquele ano. A presença de dificuldade respiratória foi verificada em 20,6% dos casos, 9,6% dos casos foram hospitalizados e coletou-se swab nasofaríngeo em 19,2% dos casos, sobretudo nos de maior gravidade. A cobertura vacinal contra influenza na população antes do surto era de 86,3%. 
Notícia
Publicado em: 27/01/2020 12:06:49
Na Antártica, a primeira oportunidade pode ser a última. A frase, ouvida de veteranos, foi repetida pelos pesquisadores da Fiocruz que retornaram após sua primeira expedição ao continente gelado. Para fazer pesquisas na Antártica, é necessário muita preparação e planejamento. O grupo passou por uma preparação de um ano, que incluiu a definição de metodologia, logística, pontos de coletas e até mesmo um treinamento de oito dias conduzido pela Marinha na restinga da Marambaia.