Busca do site
menu

Núcleo de Biossegurança da ENSP concorre ao Prêmio Nacional de Turismo 2023

ícone facebook
Publicado em:09/10/2023

O Núcleo de Biossegurança da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (VDEGS/ENSP/Fiocruz) está concorrendo ao Prêmio Nacional de Turismo 2023: O Turismo Transformando Vidas, organizado pela Secretaria Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, do Ministério do Turismo. A premiação é o reconhecimento de quem faz o turismo brasileiro crescer e fortalecer como um dos segmentos econômicos com maior potencial para geração de emprego e renda no Brasil, bem como para promoção da inclusão social e da sustentabilidade ambiental. O Nubio/ENSP concorre ao prêmio com a iniciativa do Curso de Sensibilização de Biossegurança para Guias de Turismo, na categoria ‘Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas’.  

O Curso de Biossegurança tem por objetivo sensibilizar guias de turismo com atuação portuária - vinculados à Associação dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro - sobre aspectos da Biossegurança de relevância para a prática profissional. A formação é coordenada pelo pesquisador do Nubio/ENSP, Fábio de Vasconcellos Fontes. Segundo ele, em termos de controle do risco biológico, a observação da Biossegurança é essencial nos laboratórios e no trabalho de campo para possibilitar a segurança dos trabalhadores. “Os procedimentos de Biossegurança devem estar nas prioridades das atividades em geral. Sendo assim, quanto maior a disseminação da informação, menor o risco de espalhamento de um novo vírus”, explicou o coordenador do Curso, iniciativa concorrente ao Prêmio. 

Para a equipe do Nubio/ENSP, concorrer ao Prêmio Nacional do Turismo, com a iniciativa do Curso de Biossegurança, representa o reconhecimento da percepção da sociedade sobre a Biossegurança e sua importância na relação entre os diferentes setores, entre eles, o setor de turismo. "Essa indicação demostra que a sociedade está começando a entender a importância de lidar com os riscos biológicos no dia a dia e consequentemente, compreendendo a importância de capacitar os profissionais das mais diversas áreas para lidar com esses riscos biológicos na execução das atividades laborais e diárias".

Segundo a equipe do Nubio ENSP, a Biossegurança possui uma composição multidisciplinar com grande capacidade técnica para enfrentar novos desafios oriundos das alterações e mudanças climáticas, sociológicas e ambientais que o mundo vem apresentando e os que vão enfrentar no futuro. "As mudanças climáticas estão favorecendo uma mudança no padrão dos desastres naturais em todo o mundo. Desta forma, é fundamental que os profissionais sejam capacitados, nas diferentes frentes de trabalho, com referencial teórico e prático, para se portarem frente a essas mudanças", destacou a equipe do Núcleo de Biossegurança da ENSP, celebrando a participação no Prêmio. 

Sobre o Prêmio Nacional do Turismo

O Prêmio Nacional do Turismo, maior premiação do turismo brasileiro, busca identificar, estimular e disseminar práticas de sucesso, realizadas no turismo brasileiro, ao reconhecer a sua importância e abrangência nos destinos brasileiros, e valorizar profissionais que tenham atuado, de maneira criativa, inovadora e proativa, em benefício do desenvolvimento do turismo no país. Na edição de 2023, serão premiadas iniciativas de destaque em 10 categorias, além dos profissionais, em 11 categorias.  

Criado em 2018, o Prêmio está em sua 3ª edição. Em 2018, contou com sete categorias para premiar 21 iniciativas, a partir de 242 inscrições, além de 5 categorias para profissionais de destaque. Já em 2019, 33 iniciativas, de 11 categorias, receberam troféus. 418 iniciativas foram inscritas, o que representou um crescimento de mais de 70% entre a primeira e a segunda edição.  


Seções Relacionadas:
Prêmios

Nenhum comentário para: Núcleo de Biossegurança da ENSP concorre ao Prêmio Nacional de Turismo 2023