9º CSHS: ENSP participa de atividades pré-congresso nos dias 30 e 31 de outubro
Na segunda-feira (30/10), começaram as atividades pré-congresso do 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Nos dias 30 e 31 de outubro, a ENSP/Fiocruz participou de oficinas, cursos e reuniões, sobre temas como: racismo e saúde, saúde na visão indígena, violências nas escolas, pesquisa e saúde, pensamento crítico em saúde, e Atenção Primária à Saúde.
+ Clique aqui e confira a participação da ENSP no 9º CSHS.
Na segunda e terça-feira (30 e 31 de outubro), foi realizada a reunião da '3ª Conferência Latinoamericana e Caribenha de Pensamento Crítico em Saúde', proposta e coordenada pela pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP), Adelyne Pereira, com a participação on-line da também pesquisadora da ENSP, Roberta Gondim.
A 3ª Conferência Latinoamericana e Caribenha do Pensamento Crítico em Saúde é promovida pelo Grupo de Trabalho em Saúde Internacional e Soberania Sanitária do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO), do qual Adelyne e Roberta são membros.
Durante a reunião, a ENSP participou de duas mesas: uma sobre a refundação dos sistemas de saúde, coordenada por Adelyne Pereira; e outra sobre feminismos decoloniais, racismo e saúde, com a participação de Roberta Gondim. Segundo Adelyne, o objetivo da reunião foi produzir o diálogo entre diferentes países da América Latina e Caribe, além de ser um espaço de trabalho para a produção de novos saberes, novos conhecimentos e novos produtos sobre o pensamento crítico em saúde, sobre os sistemas de saúde e sobre a saúde que os povos necessitam.
+ Confira, nas redes sociais da ENSP, o vídeo com a pesquisadora Adelyne Pereira, sobre a reunião.
Wikifavelas: ENSP participa de Oficina sobre a Produção de Verbetes para o Dicionário Marielle Franco
Ainda no âmbito das atividades pré-congresso, nesta terça-feira, 31 de outubro, o pesquisador da ENSP, Marcelo Fornazin, coordenou, junto com a pesquisadora do CEE-Fiocruz Sonia Fleury, e o coordenador de Produção de Verbetes do Dicionário Marielle Franco, Caíque Ferreira, a oficina 'Preservação de Memória e Histórias em Favelas no Brasil: A Experiência do Dicionário de Favelas Marielle Franco' (www.wikifavelas.com.br).
De acordo com Marcelo, a oficina trouxe o tema das favelas, dos movimentos sociais e dos grupos que estão produzindo conhecimento nas favelas. "As desigualdades das favelas é um tema importante dentro das ciências sociais e humanas em saúde. Com esse trabalho damos relevância a produção de conhecimento a partir do conhecimento local desses grupos, além ser uma oportunidade de divulgar essa tecnologia livre e colaborativa da wikifavelas, como uma forma de produção de conhecimento colaborativo, aberto e público, para difundir novas realidades e versões sobre as favelas no Brasil e em outros lugares do mundo", explicou Fornazin.
+ Confira, nas redes sociais da ENSP, o vídeo com o pesquisador Marcelo Fornazin, sobre a oficina.
Abrasco 2023