Busca do site
menu

Cuidado de saúde à COVID longa: necessidades, barreiras e oportunidades no município do Rio de Janeiro

ícone facebook
Publicado em:26/10/2022
A COVID longa tem emergido, no mundo todo, como uma segunda pandemia oculta. COVID longa, também conhecida como síndrome pós-COVID, refere-se aos sintomas persistentes, frequentemente debilitantes, experimentados por até 1 em cada 3 pessoas após a recuperação inicial da COVID. Embora se estime que a síndrome pós-COVID afete milhares de brasileiros, ela tem recebido atenção limitada dos formuladores de políticas, pesquisadores e prestadores de serviços de saúde. Nossa pesquisa é uma das primeiras a abordar as necessidades de saúde relacionadas à síndrome pós-COVID no Brasil. O nosso objetivo é construir uma base de evidências para um cuidado de saúde à síndrome pós-COVID efetivo e centrado no paciente. Para isso, reunimos uma equipe internacional de pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Harvard Chan School of Public Health, London School of Economics and Political Sciences, pacientes-pesquisadores vivendo com síndrome pós-COVID e partes interessadas da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ). Com foco no município do Rio de Janeiro, aplicaremos e analisaremos questionários com pacientes hospitalizados por COVID-19 no SUS, registros médicos, entrevistas com pacientes e entrevistas com gestores e clínicos da SMS-RJ, para informar recomendações viáveis para o cuidado de saúde à síndrome pós-COVID. Nosso objetivo é aumentar a conscientização e disseminar evidências através de artigos acadêmicos, filmes curtos e envolventes, folhetos para o público e relatórios para as partes interessadas. Esta colaboração promoverá novas oportunidades para a troca de conhecimento internacional, acadêmico-paciente-paciente-pesquisador para apoiar as respostas do sistema de saúde à síndrome pós-COVID.

A pesquisa é liderada no Brasil por Margareth Portela, pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS/Ensp), que tem conduzido diversas pesquisas e iniciativas relacionadas ao enfrentamento da pandemia da COVID-19 no país. 

O estudo, que conta com recursos do Programa de Fomento ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Ensp/Fiocruz e do Harvard University Lemann Brazil Research Fund, foi submetido à apreciação dos Comitês de Ética em Pesquisa da Ensp/Fiocruz e SMS-RJ, além do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), reforçando que o estudo respeita a integridade e dignidade dos participantes.  

Conheça abaixo os membros da nossa equipe de pesquisa.

Volte mais vezes, colocaremos aqui materiais relacionados à pesquisa e à síndrome pós-COVID.

Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz 

Margareth Portela, Coordenadora do projeto no Brasil. Pesquisadora sênior da Fiocruz, professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Ensp/Fiocruz e membro da coordenação do Observatório Covid-19 da Fiocruz.

Sheyla Lima, Pesquisadora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Ensp/Fiocruz. 

Carla Andrade, Pesquisadora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Ensp/Fiocruz.

Claudia Pereira, Pesquisadora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Ensp/Fiocruz.

Mônica Martins, Pesquisadora. Pesquisadora sênior da Fiocruz e professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Ensp/Fiocruz.

Bárbara Caldas, Pesquisadora. Pesquisadora colaboradora na Ensp e analista de qualidade e segurança no Instituto Nacional de Cardiologia.
  
Michelle Bernardino, Assistente de pesquisa. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Ensp/Fiocruz.

Brenda Sabaine, Assistente de pesquisa. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Ensp/Fiocruz.

Gabriela Oliveira, Assistente de pesquisa. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do IFF/Fiocruz.

Natalie Baginski, Assistente de pesquisa. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Ensp/Fiocruz.

Harvard Chan School of Public Health

Meredith Rosenthal, Coordenadora do projeto. Professora de Economia da Saúde e Política da Escola de Saúde Pública de Harvard.

Emmilie Aveling, Pesquisadora. Pesquisadora do Departamento de Política e Gestão em Saúde da Escola de Saúde Pública de Harvard.

Beth Stelson, Assistente de pesquisa. Doutoranda do Programa de Ciências de Saúde da População da Escola de Saúde Pública de Harvard, membro do Patient-Led Research Collaborative (PLRC) vivendo com COVID Longa.

London School of Economics and Political Sciences

Flora Cornish, Pesquisadora. Professora Associada de Metodologia em Pesquisa Qualitativa da LSE e paciente ativista vivendo com COVID Longa. 

Consultores
Aylene Bousquat. Professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Betina Durovni. Médica infectologista e consultora da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Claudia Escosteguy. Cardiologista e epidemiologista, atualmente chefe do Serviço de Epidemiologia do Hospital dos Servidores do Estado, Ministério da Saúde, Rio de Janeiro, Brasil.

Danielle Furtado. Diretora de Ensino Hospital Municipal Ronaldo Gazolla / Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. 

Letícia Soares. Pesquisadora na área de biologia evolutiva. Pesquisadora-paciente do Patient Led Research Collaborative (PLRC) vivendo com COVID longa.

Maurício Vasconcellos. Professor na Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Rivelino Azevedo. Superintendente Médico Hospital Municipal Ronaldo Gazolla / Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Sara Singer. Professora da Escola Médica e da Escola de Administração da Universidade de Stanford.



Seções Relacionadas:
Cuidado de saúde à COVID longa

Nenhum comentário para: Cuidado de saúde à COVID longa: necessidades, barreiras e oportunidades no município do Rio de Janeiro