Busca do site
menu

ENSP e Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano se unem em prol da promoção do aleitamento materno inclusivo

ícone facebook
Publicado em:05/08/2022

Na primeira semana de agosto (1º a 7) é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Este ano o tema da Campanha Nacional é "Apoiar a amamentação é cuidar do futuro" e a data reforça a importância da educação para o fortalecimento da amamentação. A audiodescrição da imagem está disponível ao final da matéria. *Crédito fotos: Mineia Negrao. 

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBHL/IFF/Fiocruz) estão desenvolvendo uma cooperação a fim de promover a efetivação do aleitamento materno para toda a população, em especial para as pessoas com deficiência, em respeito à diversidade humana. Com a pandemia de Covid-19, a insegurança alimentar e nutricional aumentou no Brasil. Hoje em dia, aproximadamente 60% da população brasileira está vivendo nessa situação. Qualquer grau de insegurança alimentar e nutricional compromete a saúde, principalmente das crianças. Estudos do Banco Mundial (2021) pontuam que a insegurança alimentar e nutricional afeta de maneira mais desproporcional ainda as famílias que têm pelo menos uma pessoa com deficiência.

Assim, a parceria entre a ENSP e a rBLH reafirma o compromisso institucional com a segurança alimentar e nutricional, localizando a centralidade do aleitamento materno para alcançar diversas metas propostas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e buscando desenvolver práticas que promovam a inclusão e a acessibilidade do aleitamento materno para mulheres e bebês com deficiência. A segurança alimentar e nutricional é uma pauta estratégica e transversal à Fiocruz no âmbito da Agenda de Saúde e Ambiente, delineada pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS). Nessa perspectiva, a ação com a Rede Banco de Leite busca a promoção e melhoria das condições de vida e saúde da população, com ênfase na redução das desigualdades e iniquidades no acesso aos serviços e às condições promotoras da saúde.

A cooperação entre a ENSP e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano situa o aleitamento materno como um direito humano, mas também uma estratégia de reversão do quadro de insegurança alimentar e nutricional que afeta o país nos últimos anos, em especial as crianças. Entre 2020 e 2022, o número de pessoas que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional quase que dobrou, segundo dados do 2º Inquérito Nacional Sobre Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. A pandemia aumentou ainda mais as desigualdades sociais já existentes, intensificando a situação de insegurança alimentar e nutricional de parte da população brasileira.

O acesso à amamentação ainda é muito desigual em função de fatores socioeconômicos e étnico-raciais e da corponormatividade que define a exclusão social das pessoas com deficiência. Serviços e informações são inacessíveis para mulheres com deficiência, que enfrentam barreiras de acesso a serviços e a conteúdo informativo. Além das barreiras que mulheres com bebês que apresentam deficiência enfrentam. Dessa forma, a parceria entre a ENSP e a rBLH busca garantir o aleitamento materno também para as populações em situação de vulnerabilidade. 

O projeto piloto será desenvolvido em duas unidades federativas (Rio de Janeiro e Brasília), com estratégias que objetivam a reversão de desigualdades, com foco no aleitamento materno de populações específicas, delineando novos processos de cuidado que afetem o aleitamento materno da população com deficiência. Dois grandes eixos vão nortear o projeto: inclusão e matriciamento. No âmbito da inclusão, está a acessibilidade de mães com deficiência e famílias de pessoas com deficiência; além da relação com o aleitamento materno dos bebês que nascem com deficiência. Já no âmbito do matriciamento, estão as ações de promoção que permitam intervenção em tempo oportuno, ou seja, antes do desmame precoce.

Oficina propõe ações, em curto prazo, para a promoção do aleitamento materno para todas as pessoas

O diretor da ENSP, Marco Menezes, e o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH), João Aprígio, se reuniram, no dia 15 de julho, para definir algumas propostas de atuação que promovam o cuidado inclusivo no âmbito do aleitamento materno entre as pessoas com deficiência e demais populações em situação de vulnerabilidade. Na oficina, que contou também com a participação de pesquisadores da ENSP envolvidos com a temática e a equipe da RBLH, foi proposta uma agenda de ações em curto prazo para reverter o quadro de desigualdades em que essas pessoas estão inseridas, por exemplo, a construção conjunta de soluções e tecnologias inclusivas para pessoas com deficiência. 

Na reunião, o diretor da ENSP, Marco Menezes, falou sobre as ações que a Escola vem desenvolvendo no âmbito da acessibilidade e inclusão, destacando o Compromisso 11 do Programa VIVO (Programa de Gestão da Direção ENSP 2021-2025), que dispõe sobre o avanço na luta antirracista, pela equidade de gênero, por acessibilidade e diversidade, em especial a diretriz que propõe a promoção da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência. Na ocasião, também estiveram representadas as Vice-Direções da ENSP.


A discussão sobre inclusão, diversidade e acessibilidade é muito importante para a ENSP e está inserida no Planejamento Institucional Participativo da Escola, que aponta 44 objetivos que nortearão as diretrizes estratégicas para os próximos quatro anos. A consolidação de um Grupo de Trabalho sobre Equidade e Diversidade, por exemplo, está sendo estratégica para a Escola no intuito de desenvolver práticas que considerem questões étnico-raciais, de gênero, inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência.

O coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio, apresentou a atuação da rBLH, presente em mais de 30 países e em todos os estados brasileiros. Adicionalmente, foi apresentado um software de matriciamento, desenvolvido no âmbito de uma tese de doutorado. A ideia do uso dessa tecnologia é conseguir realizar a intervenção antes que o aleitamento materno seja interrompido precocemente devido à falta de informação. 

Para isso, será realizada a territorialização do projeto em Manguinhos - Rio de Janeiro - como projeto piloto, contando com a participação estratégica da equipe do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias da ENSP - representada, na oficina, pela chefia do departamento. No projeto piloto, o Centro de Saúde Escola terá papel central, pois as ações serão desenvolvidas no território e para o território de Manguinhos, reafirmando o compromisso do CSE com o ensino, a pesquisa e a assistência no território. Na Semana Mundial do Aleitamento Materno (celebrada de 1º a 7 de agosto), as ações de promoção da saúde realizadas na sala de amamentação do Centro de Saúde contemplam ações inclusivas, fato inédito no território de Manguinhos.

A oficina contou também com a participação da coordenação da Atenção Primária do Cap 3 e da Coordenação da Rede de Bancos de Leite Humano em Brasília, outra unidade federativa em que será desenvolvido o projeto piloto. O encontro teve como foco o processo de criação colaborativa das ações que serão propostas no curto prazo. Confira a galeria de fotos ao final da matéria. 

#descriçãodaimagem: card composto por quatro fotografias de uma mesma mulher amamentando uma bebê, com filtro rosa.  À esquerda, no quadrante superior, retângulo lilás, com o texto “1º A 7 DE AGOSTO”, subtexto “SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO”. À direita, no quadrante inferior, logomarca da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. A mulher é jovem, negra, tem deficiência visual,  cabelos negros, longos e lisos. A mulher está vestida com uma camiseta vermelha, com abertura própria para amamentação. A bebê está apoiada em uma almofada de amamentação, é negra, tem cabelos e olhos negros, que estão abertos enquanto mama, e tem uma faixa com um laço rosa claro na cabeça. Está vestida com uma calça branca e uma camisa de manga comprida branca com detalhes em rosa. Ao fundo vê-se um berço. As quatro fotos apresentam a mesma cena em quatro diferentes distâncias (zoom).


Galeria Relacionada:
Nenhum comentário para: ENSP e Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano se unem em prol da promoção do aleitamento materno inclusivo