Dia Mundial da Segurança do Paciente 2022: Núcleo e Comissões Internas da ENSP promovem atividade sobre o tema
No dia 17 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Pensando na data, o Núcleo de Segurança do Paciente da ENSP, vinculado à Vice-Direção de Atenção à Saúde e Laboratórios de Saúde Pública, preparou um texto sobre a importância do dia. Este ano (2022), a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu como tema para a data a segurança em medicamentos. Confira, abaixo, o texto na íntegra.
Dia Mundial da Segurança do Paciente – ENSP
17 de setembro de 2022
Núcleo de Segurança do Paciente | Vice-Direção de Atenção à Saúde e Laboratórios de Saúde Pública|
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) instituiu então o seu NSP em 2017, ligado diretamente à Vice-Direção de Atenção à Saúde e Laboratórios de Saúde Pública (VDAL) mas com representação das três unidades assistenciais da Escola a saber: Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, Centro de Referência Professor Hélio Fraga e Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.
Internamente cada Centro constituiu a Comissão Interna de Segurança do Paciente (CISP) com regimento e composição multiprofissional específica conforme escopo de atuação e níveis assistenciais diversos. Nos últimos anos, o NSP e as CISPs têm trabalhado para uniformizar os processos e práticas da segurança do paciente e fomentar a adesão dos profissionais e gestores envolvidos de modo a fortalecer a cultura de segurança do paciente.
Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a segurança em medicamentos como tema para o Dia Mundial. Com o slogan “Medicação sem danos”, a campanha desse ano objetiva levar informação e conhecimento sobre práticas inseguras e erros de medicação.
A pandemia da Covid-19 despertou o interesse pelo debate associado a prescrição e administração de medicamentos passando pela automedicação. O objetivo principal da campanha de 2022 é informar sobre erros de medicação e práticas inseguras pois estes estão entre as principais causas de danos evitáveis em cuidados de saúde, mais comuns em situações de alto risco, transições de cuidados e polifarmácia.
Com o objetivo de contribuir para a disseminação do tema, as farmácias assistenciais da ENSP orientam os pacientes sobre os medicamentos prescritos com foco na polifarmácia, que é caracterizado pelo uso concomitante e rotineiro de 4 ou mais medicamentos (com ou sem prescrição médica) mas que, muitas vezes se faz necessária, porém podendo causar riscos como a ocorrência de reações adversas a medicamentos (RAM), interações medicamentosas e até mesmo redução da adesão ao tratamento.
Na semana de 12 a 16 de setembro, as unidades assistenciais da Escola promovem atividades específicas sobre a importância da Segurança do Paciente no cuidado em saúde. Haverá distribuição de sabonetes líquidos para pacientes e profissionais de saúde para incentivar a continuidade da higienização das mãos como forma de prevenção e controle da disseminação de infecções.
Seções Relacionadas:
Efemérides
Efemérides
Nenhum comentário para: Dia Mundial da Segurança do Paciente 2022: Núcleo e Comissões Internas da ENSP promovem atividade sobre o tema
Comente essa matéria: