Rede CoVida lança documentos com informações sobre a saúde do trabalhador
Com objetivo de unir esforços entre pesquisadores de diversas áreas, em um diálogo interdisciplinar, e colaborar com o monitoramento da pandemia do novo coronavírus, o Rede CoVida – Ciência, Informação e Solidariedade está divulgando edições de um boletim intitulado Boletim CoVida, que reúne informações importantes acerca da pandemia da Covid-19.
A quinta edição do Boletim CoVida, com o título "A saúde do trabalhador no enfrentamento da pandemia da Covid-19”, aborda um panorama a respeito do tema elaborado com base em uma síntese de evidências científicas baseadas em revisões de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.
Com as análises, três temas foram identificados como os principais problemas de saúde e de saúde mental correlacionados à pandemia da Covid-19, as especificidades das diferentes categorias profissionais e marcadores sociais, como raça, gênero e classe, dentre outros, além das propostas, ações e estratégias adotadas para o enfrentamento desses problemas, particularmente as ações voltadas à promoção, proteção e assistência à saúde dos trabalhadores de saúde que estão na linha de frente.
O boletim também discute adoções e adequações dessas propostas para o cotidiano dos trabalhadores, além de indicar medidas que possam ser incluídas nos protocolos de saúde.
A Rede é uma iniciativa do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que conta com o apoio de diversas instituições de pesquisas brasileiras e internacionais que visam enfrentar a pandemia de Covid-19 apoiando a tomada de decisões dos gestores e oferecendo informações científicas confiáveis a partir do monitoramento de casos, da modelagem matemática.
Riscos e vulnerabilidades
Além do boletim, a Rede CoVida divulgou outro documento intitulado “Saúde do Trabalhador na pandemia de Covid-19: riscos e vulnerabilidades”, tendo como foco a vulnerabilidade social relacionada à possibilidade de o trabalhador perder o emprego ou sofrer grande redução salarial e, ainda, a falta de resposta do Estado e empregadores às necessidades da população.
O documento apresenta também as estimativas internacionais e nacionais da pandemia no contexto de vulnerabilidade e trabalho, as políticas de enfrentamento e mitigação da pandemia no mundo do trabalho, trabalhadores formais e informais.
Elaborado por Kionna Oliveira Bernardes Santos, Milena Maria Cordeiro de Almeida, Mônica Angelim Gomes, Rita de Cássia Pereira Fernandes, Samilly Silva Miranda, Yukari Mise, o documento foi desenvolvido com base em referências como Abrasco e textos científicos.
A Rede, uma iniciativa do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), conta com apoio de diversas instituições de pesquisas brasileiras e internacionais que pobjetivam enfrentar a pandemia de Covid-19 apoiando a tomada de decisões dos gestores e oferecendo informações científicas confiáveis mediante o monitoramento de casos.
Nenhum comentário para: Rede CoVida lança documentos com informações sobre a saúde do trabalhador
Comente essa matéria: