Pesquisadores assinam nota com análise sobre excesso de antibióticos na agropecuária e resistência antimicrobiana
A nota traz recomendações de estratégias de enfrentamento à AMR-Bacteria no contexto agropecuário brasileiro. Os autores explicam que o problema é de reponsabilidade de todos os atores envolvidos na produção animal, como médicos veterinários, produtores rurais, fábricas de ração animal e indústria farmacêutica. O pesquisador da ENSP, Rafael Almeida da Silva, é autor da tese de doutorado que orientou o estudo apresentado na nota técnica.
Segundo eles, o uso preventivo de antibióticos em animais – considerado o principal problema do processo de produção – é um desafio complexo. “Exige a transformação do modelo de produção atual para um sistema de produção animal sustentável, com um nível de biosseguridade e bem-estar animal aceitáveis. Logo, o desafio do enfrentamento da AMR-Bacteria e da preservação destes medicamentos classificados como bens comuns da humanidade é para longo prazo e exige uma busca contínua por consenso entre os mais diversos atores para encontrar soluções viáveis para os diferentes contextos sanitários do sistema de produção animal em cada país”, destacam na nota.
Fonte: CEE-Fiocruz
Nenhum comentário para: Pesquisadores assinam nota com análise sobre excesso de antibióticos na agropecuária e resistência antimicrobiana
Comente essa matéria: