Edição temática de CSP aborda saúde dos professores no Brasil

Na seção Perspectivas é abordada a saúde das professoras, os contornos de gênero e o trabalho no Ensino Fundamental. O texto se propõe a refletir como a convocação da ótica das relações sociais de gênero e da divisão sexual do trabalho pode contribuir para estudos mais pertinentes acerca da atividade de trabalho e saúde de professoras de escolas do Ensino Fundamental, trabalho desenvolvido majoritariamente por mulheres.
'Lições de professores sobre suas alegrias e dores no trabalho' está em debate na seção Ensaio. Por que adoecem os professores? Essa é a questão que o ensaio levanta e para qual sugere pistas de respostas. Após constatar que as doenças que prevalecem entre professores brasileiros são as mesmas que prevalecem entre professores do mundo todo, conclui-se que o nó do problema está no trabalho dos professores, o invariante da questão. É, portanto, esse trabalho que precisa ser melhor e mais conhecido e que deve ser o centro das atenções.
A edição temática de Cadernos de Saúde Pública traz artigos que abordam desde a questão do absenteísmo no trabalho por distúrbios de voz em professores brasileiros até a prevalência de tabagismo em professores brasileiros. O artigo 'Determinantes da capacidade para o trabalho docente na educação básica no Brasil', por exemplo, destaca que que as relações entre estado de saúde e características do trabalho dos professores da Educação Básica são complexas e afetam negativamente a capacidade para o trabalho.
Acesse aqui o volume 35, suplemento 1, da revista Cadernos de Saúde Pública e leis os artigos na íntegra.
*Crédito imagem de capa: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Nenhum comentário para: Edição temática de CSP aborda saúde dos professores no Brasil
Comente essa matéria: