E-book: novo projeto da Editora Fiocruz ampliará divulgação científica on-line
por Danielle Kiffer, jornalista da Faperj

Para produzir esse e-book, a equipe da editora Fiocruz vem trabalhando intensamente desde 2013. Depois de escolher o livro que se tornaria a primeira edição virtual com interatividade, foi necessário ler e reler a obra, verificar quais trechos precisariam ser simplificados para tornar a leitura mais fluída em meio digital e quais seriam aqueles em que se poderiam adicionar elementos interativos, conforme explica a assessora de comunicação da Editora Fiocruz, Fernanda Marques. “Não queríamos fazer apenas uma transposição do papel para a tela, mas transformar e reapresentar o conteúdo para o ambiente virtual”, explica. Ela prossegue, dizendo que, para uma primeira divulgação e testes com o público, foi escolhido o Capítulo 4 do livro, que aborda as tendências do sistema de saúde brasileiro e reúne uma amostra significativa das hipermídias usadas no e-book, como áudios, vídeos, reportagens, galerias de imagens e infográficos animados, além de diferentes quadros para organizar conteúdos.
Animações no e-book permitem que o leitor interaja com o conteúdo do livro, acessando informações pelo click do mouse. Assim, logo na página que dá início ao capítulo, é possível ouvir um trecho do discurso do sanitarista Sergio Arouca durante a 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986. Na página seguinte, há um vídeo em que o próprio Jairnilson explica a importância do tema abordado naquele capítulo em uma entrevista exclusiva para o e-book. As informações seguem de forma leve, entre cores de infográficos, boxes de informações que, quando clicados, abrem em sanfonas e disponibilizam mais conteúdo sobre aquele tópico, e animações que, a um clicar do mouse, detalham direitos dos usuários do SUS. Também há links para reportagens da revista Radis e vídeo do programa Ciências e Letras, do canal Saúde, da Fiocruz.
Para perceber como essa adequação de material seria recebida pelo público, o Capítulo 4 foi apresentado para testes entre pacientes e familiares presentes no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP, assim como entre estudantes de pós-graduação da Escola, profissionais de informação e comunicação da Fiocruz e profissionais do livro. “Foi uma abordagem preliminar, qualitativa, em que pudemos perceber as reações das pessoas e recebemos inúmeras sugestões para otimizar o livro”, diz Fernanda.
Entre as páginas do livro, vídeos e outras mídias digitais enriquecem os temas abordados
O Capítulo 4 do e-book interativo também será apresentado durante as comemorações do aniversário de 115 anos da Fiocruz, de 25 a 27 de maio. “Será um momento emblemático para apresentarmos essa nova ferramenta, que agrega conhecimentos científicos de um modo novo de comunicação”, acrescenta Nísia.
Outros e-books
Em outro projeto, o Scielo Livros, digitalizou 177 títulos da Editora Fiocruz, que já estão no portal http://livros.scielo.org. “Desde março de 2012, quando foram disponibilizados os primeiros e-books, obtivemos cerca de 20 milhões de downloads. Em comparação com os livros impressos, publicados em edições de mil exemplares, é um número expressivo”, compara Fernanda.
A participação no Scielo Livros continuará com o acréscimo de novos e-books ao portal, a partir da conversão de títulos do catálogo impresso para a versão eletrônica. Quanto ao lançamento de novos e-books interativos, ainda não há previsão. “Pretendemos finalizar esse trabalho, ver a reação do público durante o aniversário da Fiocruz, fazer os ajustes finais e depois começar o planejamento do próximo”, adianta a assessora de Comunicação.
Fonte: Faperj
Nenhum comentário para: E-book: novo projeto da Editora Fiocruz ampliará divulgação científica on-line
Comente essa matéria: