O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

ENSP recebe delegação francesa e discute propostas de linhas de cooperação na tradicional parceira com a EHESP

ícone facebook
Publicado em:07/04/2025
Por Barbara Souza

A ENSP/Fiocruz recebeu, nesta quarta-feira (3/4), uma delegação da Universidade de Rennes (UnivRen) e da Escola de Altos Estudos em Saúde Pública da França (EHESP) para discutir novas possibilidades de cooperação entre as instituições. As principais propostas de cooperação apresentadas pelos franceses foram relativas à área de formação. A diretora da EHESP, Isabelle Richard, mencionou a realização de doutorado-sanduíche, a cotutela de teses e o intercâmbio de estudantes de mestrado da Universidade de Rennes na ENSP, além do Curso de Qualificação Profissional ‘Saúde Global e Diplomacia da Saúde’, oferecido pela Escola em conjunto com o Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz. Richard disse ter interesse em conhecer o conteúdo do curso e em firmar uma colaboração no âmbito dele.


O diretor da ENSP, Marco Menezes, sinalizou reciprocidade para colocar as propostas em prática, agradeceu a visita e afirmou aos franceses que a Escola preza pelas relações multilaterais, com parcerias entre os países, bem como pela defesa da ciência, da vida e da democracia. “Este é um ponto central para nós em qualquer relação institucional. Nesse cenário político geral, enfrentamos a ‘crise das crises’, com a insegurança alimentar e as emergências climáticas, que se impõem como um grande desafio à saúde pública”, alertou o diretor. Em resposta, a diretora da EHESP concordou: “temos muito em comum, como os valores do multilateralismo e da defesa da democracia, que são muito caros para nós como europeus”.

Outros potenciais temas para colaboração levantados durante a reunião foram a formação em Participação e Controle Social em Saúde, cuja primeira turma de mestrado profissional da ENSP se iniciará em breve, e estudos sobre questões ligadas à saúde ambiental e à exposição a substâncias químicas, como o uso de agrotóxicos, por exemplo. A temática da Gestão da Saúde também foi suscitada. A vice-diretora de Pesquisa e Inovação da ENSP, Luciana Dias de Lima, destacou especificamente a gestão hospitalar. “Certamente hoje há uma necessidade, no Sistema Único de Saúde, de esta área voltar a ser fortalecida. Vejo como uma perspectiva importante para a nossa Escola retomar a tradição da parceria que já tivemos nesse âmbito. Ou seja: recuperar e fortalecer novamente a nossa Escola nessa área da Gestão Hospitalar ou da gestão de serviços de maior complexidade, como a atenção especializada”, explicou.

Isabelle Richard ressaltou que o tema também é importante para a EHESP e que lá, a formação em gestão hospitalar é muito atrelada à realidade da França. No entanto, a diretora afirmou ser necessário torná-la mais generalista e adaptável a outras realidades, como a dos países africanos. “O problema é que não temos recursos humanos suficientes. Precisamos do apoio de colegas que tenham experiência em outros sistemas de saúde e a capacidade de se adaptar a diferentes realidades”, disse a diretora da EHESP ao lembrar que o assunto está em pauta no âmbito da Rede Francófona de Escolas de Saúde Pública e em conversas com parceiros portugueses.

Também foram debatidos detalhes burocráticos, contrapartidas e possíveis empecilhos administrativos para a realização de propostas de cooperação como a da cotutela de teses. A vice-diretora de Ensino da ENSP, Enirtes Caetano, explicou algumas das questões levantadas, como, por exemplo, a importância de manter os estudantes isentos do pagamento de qualquer taxa, algo que já é de conhecimento dos representantes franceses.

No início da reunião, o coordenador da Assessoria de Cooperação Internacional da Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde (ACI/VDEGS), André Périssé, apresentou a ENSP, destacando sua estrutura, as áreas de atuação e formação, assim como a capilaridade nacional e internacional da Escola. Também estiveram presentes no encontro, realizado na sala do CD ENSP, os assessores de Cooperação Internacional da VDEGS/ENSP: Anna Rigato, Felippe Amarante e Livia Avelhan. Pela delegação francesa, também participaram Sébastien Le Picard, vice-presidente de Estratégia Internacional da Universidade de Rennes, Yolaine Bompays, vice-diretora de Assuntos Internacionais da Universidade de Rennes, e Laura Sabbado da Rosa, vice-reitora de Assuntos Internacionais da Escola de Gestão da Universidade de Rennes. A EHESP tornou-se uma instituição componente da Universidade de Rennes em janeiro de 2023.

Ao fim do encontro, foi decidido que serão realizados encontros virtuais para debater cada tema separadamente. A visita da delegação francesa ocorreu no âmbito do acordo de cooperação internacional firmado entre a ENSP/Fiocruz e a UnivRen, no entanto é o desdobramento de uma cooperação com a EHESP que vem desde novembro de 2011. A iniciativa representa uma oportunidade para o fortalecimento do intercâmbio acadêmico e científico, permitindo o compartilhamento de experiências e a exploração de novas possibilidades de colaboração. Diversas iniciativas de colaboração acadêmica, intercâmbio de pesquisadores e desenvolvimento de projetos conjuntos já foram realizadas nos últimos anos, como seminários organizados em conjunto pelas duas escolas. Em novembro, uma nova edição ocorrerá em Rennes.

“Podemos constatar que existe uma grande convergência entre os temas e as modalidades de trabalho das nossas instituições”, resumiu Isabelle Richard ao fim da reunião. O diretor Marco Menezes considerou o encontro muito produtivo. “De fato, temos muitas convergências e é muito importante para nós mantermos essa relação de tantos anos, que é tão solidária entre as instituições”, concluiu.

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional

Nenhum comentário para: ENSP recebe delegação francesa e discute propostas de linhas de cooperação na tradicional parceira com a EHESP
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.