Jorge Bermudez é homenageado pelo Programa de Pós-graduação em Assistência Farmacêutica
Jorge Bermudez, membro da coordenação do Projeto Integra, foi homenageado pelo Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica nesta segunda-feira (11) durante o VII Congresso da ABCF que está sendo realizado na UFSC em Florianópolis, SC.
A homenagem foi entregue pelos professores Norberto Rech Bonetti, primeiro doutor egresso do PPGASFAR e Silvana Nair Leite, coordenadora do PPGASFAR, em reconhecimento às contribuições excepcionais de Bermudez para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Assistência Farmacêutica como política pública estratégica. Os coordenadores das instituições de ensino vinculadas ao PPGASFAR também estavam presentes na homenagem.
Mensagem da Placa de Homenagem: “Nosso reconhecimento pelas imensas contribuições das suas reflexões, dos seus escritos e de suas ações acadêmicas e políticas, traduzidas na construção cotidiana do Sistema Único de Saúde (SUS), da Assistência Farmacêutica como política pública estratégica, de um Brasil livre e soberano e de um mundo mais inclusivo e solidário.”
Jorge Bermudez é médico e pesquisador da Ensp/Fiocruz. Com uma trajetória marcada por uma atuação comprometida na área da saúde pública, ele foi membro do Painel de Alto Nível do Secretário-Geral da ONU sobre Acesso a Medicamentos e atuou como diretor-executivo da Unitaid em Genebra, Suíça (2007-2011). Bermudez foi chefe do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP) e é colaborador da OPAS/OMS em Políticas Farmacêuticas.
Bermudez faz parte da coordenação do Projeto Integra, desenvolvido pelo Instituto Enfar, Fiocruz, CNS e SECTICS., com apoio da Fenafar e da OPAS, onde compartilha sua vasta experiência. É autor do livro Solidariedade ou Apartheid? Lições aprendidas na pandemia, que foi publicado pelo Projeto Integra, uma obra que reúne reflexões e textos do autor sobre o contexto de 2020 a 2022, abordando os desafios e as lições da pandemia.
Parabéns, Jorge Bermudez, por essa homenagem mais que merecida! Sua dedicação e trabalho são inspirações para todos que lutam por um Brasil e um mundo mais justo e saudável. Sua produção teórica é referência na área.
Fonte: Escola Nacional dos Farmacêuticos