Laboratório de Referência Nacional de Tuberculose da ENSP avança em busca da Acreditação
A Vice Direção de Atenção à Saúde e Laboratórios de Saúde Pública (VDAL), reconhece a relevância da certificação. Por isso, com apoio da Direção da Escola, criou o projeto "Implementação de um sistema de gestão de qualidade nos laboratórios da ENSP". Por meio da iniciativa, a VDAL contratou a empresa Lince Consultoria para conduzir o treinamento e, sob sua coordenação, acompanhar as etapas do processo de Acreditação do LRN de Tuberculose e Micobacterioses.
A Coordenadora de Laboratórios de Saúde Pública da VDAL, Leticia Alves, afirma que, "por ser reconhecida mundialmente como um padrão de excelência, a implementação da Norma ABNT ISO 15.189:2024 não só garante que seus requisitos estejam sendo cumpridos, mas também que o Laboratório está comprometido com a melhoria contínua dos processos". Além de especificar os requisitos de qualidade e competência para laboratórios clínicos, traz atualizações para aprimorar a precisão, a confiabilidade e a eficiência dos serviços laboratoriais.
+ SAIBA MAIS: Hélio Fraga inicia processo para acreditação do Laboratório de Referência Nacional de Tuberculose
A convite da VDAL, setores como o de planejamento, tecnologia da informação, gestão de contratos, compras, infraestrutura, biossegurança e assessoria técnica da ENSP participaram ativamente do treinamento. A ideia foi integrar as áreas envolvidas. Segundo Leticia Alves, isso será essencial para garantir que todos os eixos do Laboratório estejam alinhados aos novos padrões de qualidade e competência técnica.
O treinamento teve uma abordagem teórica e prática para assegurar que todos os participantes compreendessem e aplicassem os novos requisitos de forma eficaz. Os participantes foram instruídos na implementação de novas diretrizes propostas na nova Norma publicada. Durante a atividade, os profissionais foram capacitados em aspectos como gestão da qualidade, controle de documentos, validação de métodos e garantia da qualidade dos resultados.
Segundo a chefe do LNR de Tuberculose e Micobacterioses, Fatima Fandinho, "alcançar a Acreditação será realizar o principal objetivo da nossa equipe para os próximos meses. Além da obtenção do selo de qualidade, confirmando a excelência de nossas atividades, o desafio da Acreditação servirá também para coroar a dedicação e trabalho por tantos anos da nossa equipe para o diagnóstico e pesquisa da tuberculose e micobacterioses".
A ação demonstra o comprometimento da VDAL e do CRPHF em elevar ainda mais a qualidade e a confiabilidade dos diagnósticos laboratoriais oferecidos pelo LRN. A certificação na norma ABNT NBR ISO 15189 será um marco importante também para Direção da ENSP e, principalmente, na trajetória do LRN de Tuberculose e Micobacterioses, que reafirmará o seu papel como referência nacional e o compromisso com a excelência em todas as suas atividades.
O próximo passo será a realização de uma auditoria interna, coordenada pela Lince Consultoria. Esta etapa servirá como apoio para revisão dos documentos do sistema de gestão e das técnicas realizadas pelo Laboratório, a fim de alinhá-los à nova versão da norma ABNT ISO 15189:2024. Após esse exercício, o Laboratório dará entrada junto à CGCRE/INMETRO no processo de Acreditação.
A CEO da Lince Consultoria e Treinamentos, Maria Helena Savino, ao lado de Letícia Alves e Fatima Fandinho, da ENSP
Nenhum comentário para: Laboratório de Referência Nacional de Tuberculose da ENSP avança em busca da Acreditação
Comente essa matéria: