Atividades agitam o mês das trabalhadoras e dos trabalhadores na ENSP
Em alusão ao 1º de maio, Dia Internacional de Lutas dos Trabalhadores e Trabalhadoras, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoverá, no dia 24 de maio, às 10h, no Espaço ENSP onde a vida acontece (2º andar), a Roda de Conversa ‘Encontro das Trabalhadoras e Trabalhadores: Construções Coletivas de Ambientes Saudáveis’. A atividade abordará o papel das Comissões Internas de Saúde do Trabalhador e a formação da CIST da ENSP, além da atuação da Comissão Permanente de Diversidade e Equidade da Escola e da divulgação da Cartilha Assédio moral, sexual e outras violências no trabalho, organizada pela Fiocruz. Para celebrar a data, haverá uma Roda de Samba para os trabalhadores, a partir das 15h30, no pátio da ENSP.
Na programação da Roda de Conversa está a discussão sobre o papel das Comissões Internas de Saúde do Trabalhador. Na Fiocruz, a implantação das CISTs nas unidades, aprovada no último Congresso Interno, é uma estratégia da Coordenação da Saúde do Trabalhador (CST) que busca a promoção, vigilância e prevenção de agravos à saúde, com a participação ativa das trabalhadoras e trabalhadores.
As Comissões Internas são coletivos constituídos pelas trabalhadoras e trabalhadores em seus locais de trabalho, com a finalidade de propor ações voltadas à promoção da saúde e à humanização no trabalho, em especial a melhoria das condições laborais, prevenção de acidentes, de agravos à saúde e de doenças relacionadas ao trabalho. Cabe às Comissões Internas, por exemplo, propor atividades que desenvolvam atitudes de corresponsabilidade no gerenciamento da saúde e da segurança, e que contribuam para a melhoria das relações e do processo de trabalho. Além disso, as CISTs devem propor ações que valorizem e estimulem a participação dos trabalhadores e entidades sindicais - enquanto protagonistas e detentores de conhecimento do processo de trabalho - na perspectiva de agentes transformadores da realidade.
Neste momento, a ENSP está se organizando em torno do processo de formação da sua Comissão Interna de Saúde do Trabalhador. Para discutir sobre a importância deste espaço, a Escola convida os trabalhadores e trabalhadoras para participar da Roda de Conversa, um momento para troca e diálogo, que busca fortalecer a construção coletiva na Escola. A Roda também abordará a atuação da Comissão Permanente de Diversidade e Equidade, que tem como principal objetivo apoiar a Escola no desenvolvimento de políticas e ações orientadas pelas diretrizes da valorização das diferenças, ampliando e aprofundando o debate a respeito das desigualdades e da diversidade no cotidiano da ENSP e, também destacará a Cartilha Assédio moral, sexual e outras violências no trabalho.
Celebrando o mês das trabalhadoras e dos trabalhadores, a partir das 15h30, acontecerá o Samba da Trabalhadora e do Trabalhador, no pátio da ENSP.
Confira a programação completa!
Nenhum comentário para: Atividades agitam o mês das trabalhadoras e dos trabalhadores na ENSP
Comente essa matéria: