Programa de Gestão de Trabalho e Qualidade de Vida: projeto leva acolhimento aos trabalhadores da ENSP
A ideia da criação de um projeto como esse já era sonhada pelas trabalhadoras que percebiam um RH muito administrativo, sem tanta percepção dos seus trabalhadores. “Faltava um olhar mais humano do RH , a própria chefia sentia essa necessidade. Mesmo citado pelo Regimento Interno, a ENSP era a única unidade que não tinha um projeto de apoio ao trabalhador como esse ``, pontuou Sabrina. O desejo de colocar o programa em prática veio depois da participação das trabalhadoras no curso Dragon Dreaming, um sistema integrado para a construção de projetos e organizações. “Já tinha vontade de realizar um programa como esse, sempre gostei de atuar na área de qualidade de vida, e o curso impulsionou para que a ideia saísse do papel”, salientou Camilla.
Antes da pandemia da Covid-19 as trabalhadoras realizavam atividades pontuais para auxiliar os trabalhadores da Escola. Uma delas foi a ação conjunta com a Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher do ano 2020, onde diversas práticas de qualidade de vida foram realizadas para as trabalhadoras da Escola em parceria, também, com o GT PICS e outras unidades da Fiocruz, com oficinas de auriculoterapia, reiki e escuta.
Pandemia e a Qualidade de vida dos trabalhadores
As atividades que aconteciam de formas pontuais foram interrompidas por conta da pandemia da Covid-19, e ao invés de se tornar um desafio, o isolamento social despertou uma necessidade maior de organização das ações para um apoio mais amplo aos trabalhadores. “A pandemia trouxe essa questão da saúde mental muito mais forte. Depois do distanciamento achamos mais interessante que o projeto fosse mais estruturado”, explicou a administradora Camilla.
Antes mesmo de acabar com o isolamento, elas começaram a se organizar para amparar os trabalhadores. “ Começamos a perceber que as pessoas precisavam de estímulo para trabalhar durante o isolamento”, explicou Priscilla, relembrando que elas perceberam que seria importante os trabalhadores conversarem com outras pessoas durante esse período. “O corpo parecia cansado, a mente saturada, e percebemos que seria interessante abrir espaço para que as pessoas pudessem falar de sentimentos, trabalho, dentre outros assuntos”.
Diante disso, no ano de 2021 foi realizada a Saúde do Trabalhador e Ergonomia em Home Office, com a Equipe Ergonomia do Núcleo de Saúde do Trabalhador (CST). O primeiro realizado em junho, com a equipe do SGT reuniu dez trabalhadores e outro em dezembro para a equipe da Secretaria Acadêmica, que reuniu sete trabalhadores. Também em dezembro foi realizada uma roda de conversa com os terceirizados junto com a Terapia Comunitária Integrativa (Espaço PICS) que reuniu 20 trabalhadores; e a Oficina de Finanças Pessoais com o analista de gestão de saúde e chefe de departamento de Administração de Pessoal da Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) Fernando Cavalcante, com a participação de 28 trabalhadores.
“Me chamo Roberta e trabalho no Daps/Ensp.
Antes de tudo, gostaria de agradecer à equipe do SGT/Ensp por promover encontros onde os trabalhadores podem fazer trocas de conhecimento, partilhar sobre suas alegrias e angústias e promover o cuidado coletivo.
Nos dias em que participei, realmente senti que aquele momento era de acolhimento. Esses encontros, para mim, são parte da construção da minha saúde integral dentro e fora do meu local de trabalho.
Obrigada ”
Já no ano de 2022, com as atividades voltando de forma presencial na Escola, seguindo as orientações do Plano de Convivência, o Programa de Gestão de Trabalho e Qualidade de Vida realizou do dia 4 a 8 de abril a Semana ENSP Saudável, uma semana dedicada ao acolhimento desses trabalhadores que estavam retornando no formato presencial ou que permaneciam no Home Office.
Hoje, o projeto continua realizando as atividades de forma on-line, com rodas todos os meses para escutar os trabalhadores. Além disso, acontecem outros eventos temáticos ao longo do ano.
E para aproximar ainda mais, o SGT criou um e-mail para acolhimento dos colaboradores da Escola, mais um espaço de escuta, onde o SGT pode ouvir essas pessoas e, caso seja necessário, encaminhar para o CST ou trabalhar juntos para a mediação do conflito. Os trabalhadores também podem enviar solicitações de atendimento em PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) e demandas relacionadas a Saúde Mental e Gestão do Trabalho para o e-mail acolhimento.sgt@ensp.fiocruz.br
Renata Matta - CRPHF/ENSP/FIOCRUZ”
Roda de Conversa no mês de maio
No mês de Maio, mês em que é comemorado o Dia do Trabalhador, o Programa de Gestão do Trabalho e Qualidade de Vida realizará uma semana sobre o mal-estar no trabalho e os desafios do retorno ao trabalho presencial. No dia 9 de maio, às 14h, pela plataforma Zoom, o programa realizará a Roda de Conversa sobre *Burnout: Mal- estar no trabalho contemporâneo. A apresentação será feita pelo psicólogo do Núcleo de Psicologia e Serviço Social (Nupps/CST/Cogepe) Marcello Santos Resende.
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro
Fique por Dentro
Nenhum comentário para: Programa de Gestão de Trabalho e Qualidade de Vida: projeto leva acolhimento aos trabalhadores da ENSP
Comente essa matéria: