Evento discutirá a eficiência dos emissários submarinos nas regiões costeiras
O pesquisador Renato Castiglia Feitosa, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), participará do evento Desmistificando o Emissário Submarino, no dia 8 de outubro, das 8h30 às 10h30. A atividade, promovida pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), tem o objetivo de apresentar os emissários submarinos como uma eficiente alternativa para o destino final de efluentes sanitários em regiões costeiras. O 10º Encontro Técnico da CASAN ocorre de forma online, entre 4 e 8 de outubro. Inscrições podem ser feitas clicando aqui.
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) tem projeto para a implantação do Sistema de Disposição Oceânica do Sul da Ilha – o Emissário Sul da Ilha. Utilizados em diversas cidades do mundo, os emissários são considerados uma alternativa para solucionar a disposição final de efluentes tratados em uma cidade como Florianópolis – uma ilha e que possui rios de pequeno porte e vazão limitada. Atualmente, a empresa desenvolve novos estudos solicitados pelo IMA para dar continuidade ao processo de licenciamento ambiental do empreendimento.
Participarão da mesa Renato Feitosa, pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP/Fiocruz), doutor em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutor pela The University of Sydney (Austrália), Daniel Botelho, especialista em Dinâmica dos Fluidos Ambientais, e Vinicius Ragghianti, atual Presidente da Associação Catarinense de Engenheiros. A mediação será do engenheiro sanitarista da CASAN Felipe Gustavo Trennepohl.