Busca do site
menu

Fiocruz promove debate sobre classes sociais no Brasil atual

ícone facebook
Publicado em:06/08/2013

A Fiocruz, por meio da Diretoria de Planejamento Estratégico (Diplan), promoverá o debate Classes sociais no Brasil contemporâneo com o sociólogo Jessé Souza, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e autor de uma série de livros sobre o tema. A vice-diretora de Pós-Graduação da ENSP, Tatiana Wargas Baptista, será uma das debatedoras. O evento, que ocorrerá no dia 16 de agosto, das 9h às 13 horas, no salão internacional ENSP, será aberto a todos os interessados e transmitido pela internet.

Alguns livros do sociólogo são: A construção social da subcidadania: para uma sociologia política da modernidade periférica (2003; 2ª edição, 2012); A invisibilidade da desigualdade brasileira (2006); A ralé brasileira: quem é e como vive (2009); Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? (2010; 2ª edição, 2012), todos publicados pela editora da UFMG.

O tema das classes sociais no capitalismo brasileiro tornou-se uma das questões mais candentes no debate público e científico brasileiro, com a difusão recente da categoria de “nova classe média”, apresentando desafios importantes para a formulação das políticas de saúde. Também participa como debatedor Carlos Sávio Gomes Teixeira, professor do Departamento de Ciências Políticas da Universidade Federal Fluminense.

O evento faz parte de um conjunto de iniciativas da Diplan que visam à preparação das discussões no VII Congresso Interno da Fiocruz, mas é aberto ao público em geral. Não é necessária inscrição prévia.


Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Fiocruz promove debate sobre classes sociais no Brasil atual