Brasil e Suíça assinam acordo para ampliar cooperação
Brasil e Suíça assinaram um memorando, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), na quarta-feira (27/6) em Brasília. No encontro, estavam presentes o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antonio Elias, o diretor de Relações Institucionais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Manoel Barral Netto, além da delegação suíça integrada pelo embaixador do país em Brasília, Wilhelm Meier, e o presidente do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), Ralph Eichler. O fortalecimento das relações bilaterais entre as nações foi outro assunto abordado.
“Pretendemos estreitar cada vez mais a cooperação no Ciência sem Fronteiras, não só no campo da formação de pessoas ou recursos humanos”, ressaltou Elias. “O programa espalha-se e tem dimensão maior ao permitir o intercâmbio entre pesquisadores de empresas, tanto na questão intelectual, acadêmica, científica, quanto na área do empreendedorismo, e pode cumprir um papel decisivo na relação bilateral entre os países.”
O secretário frisou a importância da parceria com a Suíça em áreas que envolvem os setores bancário, petrolífero, de mineração e aviação, com participação da indústria. Os representantes suíços pretendem, ainda, colaborar com os setores alimentício e urbanístico brasileiro.
Existem iniciativas em andamento por meio do apoio a projetos de pesquisa conjuntos, e o CNPq mantém 20 bolsistas no país europeu. A partir do novo memorando, o Programa Ciência sem Fronteiras pretende fomentar o intercâmbio acadêmico, promover cooperações científicas de projetos de pesquisas conjuntos e possibilitar a chegada de pesquisadores ao Brasil, a fim de estabelecer grupos de pesquisa no país.
O embaixador se dispôs a organizar um simpósio com a comunidade empresarial suíça para discutir a participação de empresas no Ciência sem Fronteiras. Wilhelm Meier manifestou também a intenção de estabelecer um programa de trabalho com o Brasil para o período 2013-2015, dando continuidade à cooperação bilateral iniciada na assinatura do Acordo de Cooperação em C,T&I, em 2009.
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Divulgação Científica



