Busca do site
menu

Centro de Estudos da ENSP debate a formação interprofissional no SUS nesta quinta-feira (15/4)

ícone facebook
Publicado em:14/04/2021
Na quinta-feira, 15 de abril, a próxima edição do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP debaterá A formação interprofissional no SUS: a experiência da residência em saúde da família. Na ocasião será lançado o livro “De casulo à borboleta: a qualificação para o SUS na residência multiprofissional em saúde da família”. O Ceensp está marcado para as 14 horas e será transmitido pelo canal da ENSP, no Youtube. 



As pesquisadoras do Departamento de Ciências Sociais (DCS) Mirna Teixeira e Regina Ferro; e a pesquisadora da Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde (VDEGS) Ana Laura Brandão, serão as palestrantes do Centro de Estudos. A coordenação da atividade será da pesquisadora do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias (CSEGSF), Denise Barros. 

Lançamento do livro

A pesquisadora do DCS Maria Alice Pessanha, que coordenou a Residência Multiprofissional da ENSP por anos, fará a apresentação do livro “De casulo à borboleta: a qualificação para o SUS na residência multiprofissional em saúde da família”. A publicação que retrata a trajetória de uma década e meia de um curso que tem em sua natureza a confluência entre a teoria e a prática, o serviço e o ensino. Com 12 capítulos e a participação de quase 40 autores, a obra apresenta um grande histórico do programa, os conceitos que fundamentam a iniciativa; além da experiência nos campos de prática, relatada por ex-residentes e seus orientadores.


A coordenadora-geral do curso, Mirna Teixeira, que é autora e uma das organizadoras da publicação, lembrou que essa formação, ligado à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), é uma das primeiras residências multiprofissionais do Brasil, o que a torna uma referência na área por toda experiência acumulada. O livro é um registro histórico, “feito a muitas mãos”, com a participação de docentes, coordenadores, preceptores e residentes. Portanto, rico em visões, abordagens, narrativas e contextos. As categorias contempladas na residência multiprofissional são enfermagem, dentista, nutrição, assistente social, psicólogo, educador físico e farmacêutico.



Seções Relacionadas:
Centro de Estudos Vídeos

Nenhum comentário para: Centro de Estudos da ENSP debate a formação interprofissional no SUS nesta quinta-feira (15/4)